Veja a importância da expedição no processo logístico

Categoria:
O processo logístico é uma etapa fundamental para qualquer empresa que queira se manter competitiva no mercado. Veja a sua importância em uma distribuidora
Veja a importância da expedição no processo logístico

processo logístico  é uma etapa fundamental para qualquer empresa que queira se manter competitiva no mercado. Veja a sua importância em uma distribuidora.

Com o processo logístico, é possível ter todos os processos internos da sua empresa bem elaborados e executados com excelência. Desse modo, este processo influencia diferentes setores dentro de uma empresa, desde a satisfação dos clientes até a fluidez dos processos.

Se você não entende a importância dessa expedição, não se preocupe! Hoje preparamos um conteúdo completo para te ajudar. Confira a seguir.

Veja a importância da expedição no processo logístico - Platinum log - veja-a-importancia-da-expedicao-no-processo-logistico-platinum-log.png

O que é o processo logístico?

O primeiro passo para entender sobre o tema é explorar o conceito de  processo logístico. Estamos falando de uma etapa em que a empresa torna possível o transporte de um produto a fim de que ele chegue até o cliente.

Como o nosso foco de hoje está nas distribuidoras, essa expedição se relaciona com o modo que essas companhias atuam para que as mercadorias cheguem nas empresas e lojas contratantes.

Portanto, esta etapa não se limita ao fato de despachar um produto até um consumidor, pois o cuidado abrange a escolha da embalagem correta para cada produto, traçar o melhor trajeto (considerando elementos como tempo, distância e valores) e produzir os documentos fiscais.

Dessa maneira, o processo logístico se trata de uma etapa que exige o planejamento mais cauteloso possível visando uma entrega bem sucedida. Como consequência, essa etapa evita danos graves para a marca e o setor financeiro do negócio, além de diminuir ou eliminar qualquer prejuízo para o cliente que precisa dos produtos.

Qual setor é responsável pelo processo logístico?

A área e setor da empresa que se responsabiliza por decidir sobre o processo logístico é justamente a logística. Seu trabalho pode ser exemplificado pelas funções de armazenar e enviar as mercadorias que estão disponíveis no estoque para venda.

Nesse sentido, qualquer companhia e empresa que conte com produtos disponíveis no seu estoque e precisa realizar o envio para os clientes deve contar com um setor de logística que preze pela eficiência e produtividade.

Hoje em dia, é possível encontrar diversos softwares de gestão (ERP) que oferecem o controle da operação de modo automático e retirando totalmente os riscos envolvidos no fator humano. Com isso, eles permitem melhorar a produtividade e o resultado no processo.

Benefícios do processo logístico

Após entender o conceito do processo logístico, os benefícios se tornam claros. O primeiro benefício perceptível é a satisfação dos contratantes, afinal, eles não têm motivos para buscar uma parceria envolvendo outra distribuidora.

Outras vantagens que a sua empresa pode aproveitar são:

  • Diminuição drástica de gastos
  • Percepção adequada de todos os erros que ocorrem na etapa de distribuição
  • Monitoramento eficiente de todas as equipes envolvidas na comercialização
  • Expedição e transporte das mercadorias até o endereço indicado pelo cliente.

Principais prejuízos para a distribuidora ao não investir em uma boa o processo logístico

É possível ocorrer algum erro na entrega de produtos, e isso pode ser desastroso para o desenvolvimento de uma empresa e seu parceiro comercial. Os dois podem sofrer com os danos financeiros e de sua imagem no mercado. Por exemplo, é capaz de o seu cliente desistir das compras na sua distribuidora e buscar pelos serviços de uma outra companhia.

A partir dessa atitude do cliente, você se depara com algumas situações desgastantes como é o caso da quebra de contrato, diminuição de receita e impressões negativas na imagem da sua marca. Se você não quer que a sua distribuidora tenha a fama de realizar entregas com atrasos, invista em um processo logístico.

De que forma a tecnologia pode auxiliar no processo logístico?

Você sabia que o processo logístico e a tecnologia podem ser aliados no dia a dia?

Um software integrado de gestão (ERP) é a melhor opção, por ser uma ferramenta que abrange todos os dados mais importantes de todas as áreas na operação. Desse modo, a comunicação com o ERP é contínua e segura, sendo um elemento essencial para o crescimento de uma distribuidora.

O ERP torna possível a interação automática envolvendo os setores de vendas, compras e documentos fiscais, por exemplo. Isso sem contar que ele disponibiliza relatórios atualizados que otimizam a sua gestão por permitir certas correções na rota da operação.

Ao contar com esse software de gestão, a probabilidade de as informações estarem corretas é alta, pois elas são obtidas automaticamente e em poucos minutos. Com isso, os riscos para  o processo logístico se tornam inexistentes.

Precisa melhorar o processo logístico da sua distribuidora? Conte com a Platinum Log!

Se você precisa melhorar o processo logístico da sua distribuidora, conte com a Platinum Log. Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente. 

A Platinum Log oferece uma logística totalmente integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.

Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert