API para Unificação: Como nossa API integra sistemas para simplificar a gestão

A API é um recurso moderno que pode facilitar o fluxo de informações da sua empresa. Saiba como a nossa API pode integrar os seus sistemas na prática!
API para Unificação: Como nossa API integra sistemas para simplificar a gestão

A API é um recurso moderno que pode facilitar o fluxo de informações da sua empresa. Saiba como a nossa API pode integrar os seus sistemas na prática! 

A informação, seja qual for a sua natureza, é o norte de qualquer empresa. Por isso, os gestores das empresas precisam de dados para pensar em novas estratégias, trazer melhorias quando necessário e avaliar o que está sendo feito no presente. Um recurso que pode te ajudar nesse sentido é a API. Conheça mais sobre essa ferramenta!

Confira: A importância da integração de sistemas para o setor logístico

O que é API?

A API, ou Application Programming Interface, é um conjunto de padrões e atividades que são criadas pela empresa que desenvolveu um software web para que outros sistemas possam, por meio do seu uso, acessar dados contidos neste software.

Está com dificuldade de entender esse conceito? Imagine que o programa tem uma porta e a API é a chave, e por isso não é possível ter acesso à casa toda, apenas uma única sala, tornando o processo 100% seguro.

O maior exemplo atual, e que é bastante usado por empresas e sistemas de logística, é o Google Maps. Este recurso amplamente conhecido fornece APIs completas que são bases usadas por desenvolvedores para melhorar e fornecer maiores informações em seus mapas.

Consegue perceber a importância desse tipo de tecnologia? Ela realmente pode fazer a diferença na sua empresa! A API é responsável por integrar sistemas para simplificar a gestão. 

Saiba mais: Como um sistema de gestão integrado melhora a produtividade

A importância da integração de sistemas e informações

Todas as empresas costumam utilizar diversas soluções modernas em suas operações com o intuito de mantê-las eficientes. No entanto, saiba que a maioria das ferramentas não está preparada para atender de forma integral às suas necessidades. Contudo, reconhecemos que isso é um desafio, uma vez que as informações devem ser inseridas em cada um dos sistemas em uso.

Com a duplicação constante de dados, a chance de erros aumenta. Isso costuma ocorrer em razão do excesso de informação em circulação na sua empresa. Desse modo, a integração entre os sistemas elimina esse tipo de risco, o que facilita a troca direta de dados entre as ferramentas envolvidas, sem a necessidade de haver uma interação humana.

O resultado da integração é um ambiente muito produtivo e eficiente, em que cada um dos sistemas em uso é alimentado pelos outros e pode fornecer sua melhor performance. Quando a empresa lida com as informações de maneira individual, isso pode prejudicar a sua visão sobre o negócio como um todo. 

Com a integração, você pode tomar decisões mais assertivas e pensar em novas estratégias para o novo futuro – e a API pode te ajudar nessa tarefa!

Entenda: Realizar a gestão de riscos é realmente importante?

Conheça alguns exemplos de API e como ela funciona na prática

Agora que você já tem uma noção ampla sobre o que é uma API e a importância da integração de dados envolvendo as ferramentas da sua empresa, vamos ao que realmente interessa. Confira alguns exemplos simples de aplicação da API!

  1. TMS + Otimizador de rotas de entrega

O Transportation Management System é o sistema utilizado para a gestão de transportes. Ele é responsável por gerir toda a frota, e o Otimizador de rotas é um software que permite que sejam visualizados os melhores percursos para uma entrega. Com a integração dos dois, se torna possível fornecer ao Otimizador de rotas todos os detalhes acerca dos veículos de sua frota. Sendo assim, ele poderá planejar as melhores opções para cada trajeto.

  1. Otimizador de rotas + WMS

O Warehouse Management System é um sistema de gestão que atua no controle do estoque. Através de uma integração com o Otimizador de rotas, o WMS poderá prever os horários de chegada de carregamento, de modo a manter a equipe capacitada. Outra vantagem é ter ciência de todos os horários de saída e qual será a ordem de visitação dos clientes, que pode ser realizada a organização da carga seguindo a ordem de saída de produtos.

  1. WMS com ERP

O Enterprise Resource Planning é o sistema de gestão geral de uma empresa, sendo responsável por agrupar as informações em um negócio. Com sua integração ao WMS, é possível estar ciente de todas as mercadorias armazenadas. Também é possível saber quais são as demandas em termos de insumos e produtos, sendo uma forma de regular a compra ou não de alguns itens. Isso ajuda a evitar o gasto desnecessário de recursos financeiros e a manter um estoque enxuto.

Percebe como a API integra sistemas com o intuito de simplificar a gestão do seu negócio? Por isso, conte com a Platinum Log para aproveitar essa integração na sua empresa!

Conte com a Platinum Log! 

Por meio de automações e tecnologia própria, reproduzimos e monitoramos todas as nossas operações, disponibilizando aos nossos clientes o acompanhamento de fluxo internos assim como seus indicadores operacionais.

Nossa Solução Logística Integrada é a chave para uma operação otimizada e eficiente. Através da nossa API, unificamos WMS, ERP, Transportadoras e Marketplaces em um único OMS, simplificando o gerenciamento e permitindo uma visão completa de toda a cadeia logística.

A integração perfeita entre sistemas agiliza processos, reduz erros e proporciona maior controle sobre todas as etapas, desde a entrada de pedidos até a entrega final. Com a Platinum Log, sua operação alcança um novo nível de excelência e eficácia.

Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!

Soluções Logísticas Completas
Quero Movimentar
Nosso Fulfillment
movimenta seu negócio.
Cases
Fique por dentro
Blog
Fale Conosco
Contato