Você conhece o sistema WMS?

Categoria:
Você conhece o sistema WMS? Saiba de que forma essa ferramenta pode agregar diversos benefícios para o gerenciamento do seu estoque!
Você conhece o sistema WMS?

Você conhece o sistema WMS? Saiba de que forma essa ferramenta pode agregar diversos benefícios para o gerenciamento do seu estoque!

O WMS (Warehouse Management System) é o Sistema de Gerenciamento de Armazém, desenvolvido para ajudar a otimizar e automatizar os processos logísticos nos armazéns e estoque. Esse sistema torna mais eficiente a estocagem e a expedição de mercadorias, além de atuar no planejamento logístico, nos processos de picking e cross docking. Conheça o sistema WMS hoje!

Leia: O que é Cross Docking e suas características?

O que é e como funciona o sistema WMS?

O sistema WMS é um sistema de logística que tem o objetivo de gerenciar todos os processos logísticos e as operações de um armazém ou centro de distribuição. Com o uso desse software, você pode gerenciar as movimentações internas de produtos, desde a entrada até a saída. Isso abrange os processos de inventário, separação e preparação de pedidos, entre outras operações.

No geral, o WMS atua de forma complementar, já que é integrado a um software ERP, de modo a fornecer dados e atuar exclusivamente nos processos logísticos de uma empresa. Entretanto, ela também pode ser uma ferramenta autônoma, em se tratando de processos enxutos.

Confira: Processos logísticos mais eficientes no varejo

Mas como funciona o sistema WMS? O WMS é uma solução de tecnologia integrada à rotina do supply chain para garantir a boa execução e prever falhas processuais. Esse sistema pode recorrer a códigos de barras para identificar os produtos e fiscalizar a entrada e saída de mercadorias do estoque, com o controle do prazo de validade, número do lote e outras informações.

Uma alternativa aos códigos de barra são as etiquetas RFID (Radio-Frequency Identification, na sigla em inglês), que identificam os produtos à distância e podem operar através de dispositivos móveis, a exemplo de tablets e smartphones com conexão à internet. Isso facilita bastante o dia a dia!

Na prática, o sistema WMS gerencia as seguintes funções:

  • Recebimento: O WMS confere as mercadorias assim que elas chegam ao depósito, oferecendo apoio ao gerenciamento do estoque.
  • Armazenamento: Esse sistema organiza melhor os armazéns e orienta sobre os locais adequados para o armazenamento de cada item.
  • Picking: Picking é a prática de separar os produtos para envio, e com isso o WMS informa sobre a localização de cada item e reserva os produtos.
  • Produção: Ao avisar sobre a disponibilidade ou falta de determinados insumos, o WMS ajuda as equipes a se planejar para evitar interrupções na rotina da produção.
  • Expedição: O WMS fornece relatórios sobre os itens que estão disponíveis no estoque, facilitando a separação desses produtos para o envio eficiente aos clientes. 
  • Gerenciamento: Como foi dito, o sistema WMS auxilia no gerenciamento dos estoques quanto ao controle da entrada e saída de produtos, a localização dos itens, além de fornecer informações necessárias para a tomada de decisões estratégicas.

Confira: Melhore os resultados da operação logística em seu e-commerce com fulfillment

Conheça as principais funções do sistema WMS

Pelo conceito, você já consegue perceber a importância do sistema WMS para uma empresa manter o controle de estoque. Mas para que este conceito fique ainda mais claro, trouxemos as suas principais funções. Confira! 

  1. Controle de segurança de produtos

As etiquetas RFID permitem controlar as mercadorias à distância, facilitando a localização dos produtos e dos espaços vagos.

  1. Integração ao ERP

O sistema WMS pode ser integrado ao sistema de gestão empresarial, o ERP, resultando em um compilado de dados interessante. Quando os dois sistemas estão sincronizados, os pedidos no ERP iniciam os processos de envio no WMS. Como resultado, você tem a sincronização de várias operações.

  1. Geração automática de relatórios

O sistema WMS gera relatórios de estoque muito úteis na hora de tomar decisões estratégicas, como a disposição das mercadorias pelo armazém para melhor aproveitar o espaço físico disponível.

  1. Integração com as áreas da empresa

O WMS pode ser acessado remotamente, a partir de outras áreas da empresas, não ligados ao estoque, como o responsável pelas compras, por exemplo. O acesso às informações desse sistema auxilia esses outros setores a tomar decisões e manter em ordem a administração do estoque.

  1. Transferência entre estoques

Por fim, é importante destacar que, em empresas com mais de um estoque, todos eles podem ser integrados por meio do WMS, o que torna as transferências entre um armazém e outro mais fáceis.

Portanto, como vimos ao longo do conteúdo, fica nítido que um Sistema De Gerenciamento de Armazém (o sistema WMS) promove a otimização dos resultados, de modo a trazer por meio de suas tecnologias uma maior produtividade na gestão e armazenagem de produtos dentro de uma empresa.

Entenda: Como planejar um layout de armazém logística?

As características do WMS e, principalmente, as suas vantagens deixam claro a importância de investir em ferramentas assim, com o intuito de eliminar gargalos e erros, agregando ganhos e produtividade dentro das operações logísticas da sua empresa.

Deseja implementar o sistema WMS na sua empresa? Conte com a Platinum Log

Conheça a Platinum Log e invista no sistema WMS!

Com mais de 10 anos de experiência, a Platinum Log oferece soluções e gestão logística abrangentes, abordando todas as etapas do processo, desde a estratégia até a execução diária e o monitoramento de resultados. 

Através da nossa plataforma OMS e dos sistemas WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transport Management System), garantimos o tratamento e acompanhamento eficiente de todos os fluxos e processos internos.

Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert