Saiba tudo sobre a gestão de armazéns

Categoria:
A gestão de armazéns influencia diretamente nos custos da cadeia de abastecimento e na satisfação do cliente. Saiba como melhorar essa gestão no seu negócio!
Saiba tudo sobre a gestão de armazéns

A gestão de armazéns influencia diretamente nos custos da cadeia de abastecimento e na satisfação do cliente. Saiba como melhorar essa gestão no seu negócio!

As atividades da gestão de armazéns integram a logística da cadeia de suprimentos, assumindo a sua importância como um espaço que não se limita apenas à proteção das mercadorias. Saiba tudo sobre essa gestão e como aplicá-la no seu negócio!

O que é a gestão de armazéns? 

Vamos começar com conceito: afinal, o que é a gestão de armazéns? Essa gestão se refere à execução das operações de inbound, outbound e controle de inventário. Ou seja, estamos falando dos processos de recebimento, armazenamento, inventário, separação e expedição. 

Além disso, também podemos incluir atividades como acompanhamento das equipes, monitoramento, rastreabilidade, logística reversa e demais tarefas que surgem ao acompanhar a evolução do mercado. Percebe como essa gestão não se limita à proteção dos produtos no estoque?

Mas é possível afirmar que a gestão de armazéns é o mesmo que controle de estoque?

O termo “controle de estoque” muitas vezes é usado como um sinônimo de gestão de armazéns. No entanto, eles são diferentes por diversos motivos. De um lado, temos o controle de estoque que visa maximizar o lucro ao organizar o armazém. De outro, temos o gerenciamento de armazéns, cujo intuito é maximizar a eficiência das operações do estoque.

Resumidamente, o controle de estoque se refere ao conhecimento da quantidade de um determinado produto que você tem e onde ele está. Todavia, a gestão do armazém informa de que maneira eles devem ser separados com base na vida útil de cada produto e com a necessidade do cliente.

Quais são as etapas da gestão de armazéns?

Superado o pensamento de que a gestão de armazéns serve somente para a proteção das mercadorias, agora vamos à parte prática: como essa gestão é feita na prática? Para que esse gerenciamento seja bem-sucedido, é preciso levar em consideração algumas etapas primordiais, como veremos a seguir: 

  1. Recebimento das mercadorias: Na chegada da mercadoria, é preciso registrar seus dados de identificação, descarregá-la e verificar se todos os produtos correspondem à documentação de embarque.
  1. Armazenamento adequado dos produtos: após a identificação da mercadoria, agora a sua equipe deve designar-lhe um espaço no armazém, levando em consideração as suas principais características, a exemplo do seu volume, seu peso e sua rotatividade (se possui alta ou baixa demanda). Este armazenamento deve ser eficiente e organizado.
  1. Controle de inventário: você não deve se contentar com a simples armazenagem dos produtos no armazém, mas também esses itens se localizam e a que translados estão sujeitos.
  1. Elaboração de pedidos: essa etapa da gestão de armazéns se refere aos processos de seleção e coleta de produtos no armazém com o intuito de formar os pedidos destinados às entregas.
  1. Embarque: este é o procedimento responsável por gerar a documentação que acompanha todos os envios. Ou seja, nada mais é do que uma verificação para comprovar que os relatórios de embarque são relativos à mercadoria.

3 benefícios da gestão de armazéns no seu negócio

Os benefícios da gestão do armazéns são as mais diversas possíveis, e uma que merece destaque é a capacidade de diminuir o tempo necessário para que suas mercadorias cheguem ao destino. Isso se traduz em menos tempo de inatividade e maior produtividade!

Dito isso, separamos 3 benefícios desse tipo de gestão, confira:

  • Extrair produtividade da sua equipe

A gestão de armazéns, quando bem feita, inclui o supervisionamento da sua equipe. Isso motiva os seus colaboradores, de modo a destacar os seus pontos altos do trabalho, distribuindo melhor as tarefas, acompanhando as atividades atribuídas e verificando se são capazes de atingir suas metas.

  • Redução dos custos logísticos

Outro benefício é o controle dos custos, uma vez que a gestão de armazém permite que você otimize a cubagem e espaço, diminui o tempo de deslocamento e evite movimentos desnecessários no estoque, o que afeta o fluxo de estoque e o seu custo de manutenção.

  • Aumento da lucratividade

A visibilidade do estoque em todos os locais permite à equipe de suprimentos decisões estratégicas como transferir ao invés de comprar, baseado em custos logísticos e de compras, por exemplo. Antecipar e planejar ações no armazém traz resultados positivos para a saúde financeira do negócio.

Percebe como o gerenciamento de armazém é primordial para melhorar a performance da sua empresa? Para impulsionar ainda mais a atuação do seu negócio, conte com a tecnologia como sua principal aliada! 

Um exemplo disso é o uso do WMS, que é um sistema de gerenciamento de armazém. Como o próprio nome nos revela, é um software para gerenciar o estoque, lidando principalmente com a visibilidade do estoque, execução inbound e outbound, aliado a integração com um TMS (sistema de gerenciamento de transporte) ou um sistema de gestão empresarial (ERP).

Com um WMS, você tem visibilidade dos níveis de estoque em tempo real, com a produtividade da equipe em alta e fluxos fluidos de trabalho de atendimento de pedidos em um armazém.

Está precisando de ajuda com o armazenamento da sua empresa? Então, conte com a Platinum Log!

Conheça a logística de armazenamento da Platinum Log

A Platinum Log oferece serviços especializados de armazenagem em porta pallet, bins ou blocados em mais de 10 Centros de Distribuição estrategicamente localizados nas regiões sul e sudeste do Brasil. 

Para manter uma boa gestão de armazenamento, utilizamos:

  1. Porta pallet: com racks que permitem o ganho de espaço vertical, otimizando a capacidade de armazenamento.
  2. Bins: os bins são soluções de armazenagem para itens pequenos, facilitando a etapa de picking e a separação.
  3. Blocados: possuímos áreas de armazenagem blocada, proporcionando maior aproveitamento do espaço disponível.

Além disso, contamos com um sistema de gestão avançado que garante a acuracidade de expedição em conformidade com os métodos FIFO e LIFO. A partir do uso de coletores de dados, garantimos a rastreabilidade de cada mercadoria armazenada, proporcionando total visibilidade e controle.

Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert