Estratégias para manter a organização dos bins no armazém

Para manter a organização no seu armazém você pode contar com algumas estratégias, e um exemplo disso é utilizar os bins. Entenda melhor sobre o tema a seguir!
Estratégias para manter a organização dos bins no armazém

Para manter a organização no seu armazém você pode contar com algumas estratégias, e um exemplo disso é utilizar os bins. Entenda melhor sobre o tema a seguir!

Manter o estoque organizado pode ser um grande desafio para a maioria das empresas. Afinal, encontrar o equilíbrio entre a chegada de novos produtos e a saída dos próximos pedidos é o ponto fraco de muitos negócios.

Por isso, é importante investir em estruturas de organização para armazéns, como os bins, é o caminho ideal para manter este espaço preparado para o dia a dia.

Como os bins são úteis nos armazéns?

Os bins são caixas de armazenamento que são grande valia para organizar as suas mercadorias em um estoque. Mas, afinal, o que são os armazéns e por que é necessário utilizar bins neles?

O armazém é comumente definido como um espaço físico o qual se destina à simples estocagem, porém, a sua utilidade é maior do que isso. Isso porque o armazém também é responsável por fases como o recebimento de mercadorias, identificação de produtos, classificação, preparação de despacho de pedidos. Tudo isso acontece em um armazém!

Imagine que você possui um mercado e precisa administrá-lo da melhor forma. Para isso, você só conta com um armazém, porém, os produtos são os mais variados possíveis. Logo, para te ajudar a localizar melhor os itens no dia a dia, é possível investir em estruturas de armazenagem para organizar melhor o espaço.

Um exemplo de estrutura são os bins, que são caixas de armazenamento que auxiliam na categorização de produtos. Com as mercadorias bem divididas, você consegue executar com mais facilidade tarefas como o picking e o packing.

Os bins podem ser utilizados em qualquer tipo de armazenamento logístico?

O uso de bins é estratégico e pode melhorar bastante o dia a dia na sua área de estoque. Porém, sabemos que cada empresa investe em um modelo de armazenamento diferente. Então, será que esse modelo de organização combina com todos os tipos de estoque? Vamos conferir a seguir os principais tipos de armazenamento logístico.

  1. Armazenagem própria da empresa: neste caso, a armazenagem é feita em centros ou armazéns gerenciados pela empresa dona da mercadoria. Isso pode ser na própria sede, ou em outro local/cidade, com base nas necessidades logísticas do negócio.
  2. Armazenagem terceirizada: nesse modelo, você investe um valor que inclui o aluguel do espaço e a mão de obra para gerenciá-lo. Todo o processo fica a encargo da empresa especializada. Há opções para quem possui uma demanda menor, como o self storage, ou de um espaço maior, como condomínio logístico.
  3. Armazenagem contratada: ao contrário da armazenagem terceirizada, na contratada é colocado à sua disposição o espaço físico. Desse modo, a empresa contratante deve disponibilizar sua própria equipe para executar as tarefas.

Ter o conhecimento sobre as suas particularidades de um layout de armazém é essencial para definir a implantação do melhor modelo para o seu negócio. Isso pode ser, por exemplo, a terceirização ou a locação de um espaço para armazenagem.

O que é um layout de armazém?

Ao pensar no armazenamento logístico, a primeira coisa que nos vem à mente é um amontoado de empilhadeiras que circula entre corredores e paletes, usando caixas e produtos colocados em prateleiras. É neste momento que surge o conceito e a importância de um layout de armazém.

Este layout é a etapa que antecede esse cenário, isto é, é um conjunto de estratégias que promove a eficiência, garantindo que tudo saia do mundo das ideias e se torne realidade.

O layout de armazém, portanto, é responsável pela parte física de um galpão ou armazém. Com o devido planejamento, é possível criar uma infraestrutura que aproveita todo este espaço, de modo a facilitar a movimentação de produtos, equipamentos e profissionais, além de aumentar a produtividade e agregar eficiência.

O conceito do layout é algo subjetivo, uma vez que considera as necessidades e particularidades de cada empresa. O que costuma funcionar para uma, pode não ser a melhor solução para outra – como o uso de bins que pode ser a solução para um negócio e não para outro.

De maneira geral, alguns pontos como o volume dos produtos e entrada e saída de mercadoria são priorizados no planejamento. Assim, surge a importância de entender melhor sobre o seu armazém, utilizando métodos como a curva ABC. Mas, afinal, qual a importância do layout de armazém?

A relação entre os bins e um layout de armazém inteligente

Na armazenagem logística, o modo como os produtos se encontram dispostos fazem a diferença no fluxo operacional. Por conta disso, a implantação ou os ajustes no layout trazem economias de tempo e recursos, além de impulsionar a operação como um todo.

Se você ainda não está convencido de que o layout de armazém faz toda a diferença na sua empresa, confira alguns motivos que demonstram isso:

  • Reduz a movimentação de mercadorias internamente.
  • Garante o uso inteligente do espaço, otimizando o local.
  • Agrega ao dia a dia flexibilidade.
  • Assegura uma estocagem econômica e segura.
  • Valoriza a organização da empresa.

Como uma forma de agregar ainda mais eficiência a este local, você pode investir no uso de bins. Os bins são, em resumo, caixas empilháveis, uma solução simples para o armazenamento de pequenas peças.

Desse modo, elas são usadas para organizar e guardar produtos pequenos. Cada área do armazém pode usar as caixas pois elas podem ser colocadas em mesas ou estantes.

Seja qual for o seu segmento ou porte, a Platinum Log pode te ajudar! Terceirizar o seu estoque pode ser uma opção mais benéfica para o seu negócio.

A terceirização logística pode te ajudar com a armazenagem do seu negócio!

Ao investir na terceirização logística, você está seguindo um caminho mais seguro para toda a sua empresa, principalmente o estoque, sem se preocupar com os custos e burocracias do armazenamento de seus produtos.

A Platinum Log pode te ajudar no controle de estoque, isso porque nós somos uma solução completa de logística integrada. Dentre os nossos principais recursos, é possível citar a gestão de estoques, mas também o nosso dashboard logístico, evolução de pedido em micro status e controle de SLA (OTIF e OTD).

Ficou interessado em mudar a forma que você lida com o seu estoque hoje em dia? Conheça a tecnologia da Platinum Log!

Soluções Logísticas Completas
Quero Movimentar
tpl fulfillment
Nosso Fulfillment
movimenta seu negócio.
Cases
Fique por dentro
Blog
Fale Conosco
Contato