Gestão de armazém alinhada aos objetivos do negócio

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A gestão de armazém é a responsável por garantir o equilíbrio entre as demandas internas e externas. Saiba como alinhá-la aos objetivos do seu negócio!
Gestão de armazém alinhada aos objetivos do negócio

A gestão de armazém é a responsável por garantir o equilíbrio entre as demandas internas e externas. Saiba como alinhá-la aos objetivos do seu negócio!

A gestão de armazém interfere nos custos da cadeia de abastecimento e na satisfação do cliente, logo, estamos falando de um fator chave para a rentabilidade e a competitividade da sua empresa.

Administrar um armazém faz parte da logística da cadeia de abastecimento, mas, ao longo dos últimos tempos, este espaço assumiu a importância de um espaço que não somente serve para a proteção de mercadorias, como também agrega um valor aos produtos e operações internas.

A começar pela montagem de pedidos e pela embalagem, passando pelo recondicionamento de produtos, e indo até o cross docking e a logística inversa; os serviços da gestão de um armazém são primordiais para garantir qualidade aos seus processos e a satisfação do cliente final.

Entenda melhor sobre o tema a seguir e saiba como implementar uma gestão de qualidade no seu armazém.

O que é a gestão de armazém?

A gestão de armazém nada mais é do que o desenho e execução de diversos processos para otimizar o armazenamento das mercadorias, garantindo alguns benefícios como:

  1. Tornar mais ágil a passagem dos produtos pelo armazém.
  2. Garantir a identificação adequada de produtos.
  3. Maximizar o uso do espaço disponível.
  4. Minimizar a manipulação de itens no armazém.
  5. Realizar inventários mais precisos.
  6. Garantir entregas pontuais e de qualidade.
  7. Aumentar a produtividade da equipe.
  8. Diminuir os custos operacionais.

De maneira geral, para que a gestão de armazém funcione, os processos deste local podem ser divididos em cinco atividades principais:

  • Recebimento: na chegada da mercadoria no armazém, é preciso realizar o registro com precisão dos dados de identificação, descarregá-la e conferir se isso corresponde à documentação de embarque que a acompanha.
  • Armazenamento: assim que a mercadoria é identificada, você deve definir um espaço específico no depósito, com base no seu volume, seu peso e a rotatividade média (se tem alta ou baixa demanda).
  • Controle de inventário: não somente é necessário saber quais produtos estão no armazém como também é necessário ter a informação precisa sobre a sua localização e a que translados estão sujeitos – e isso é possível com o inventário logístico.
  • Elaboração de pedidos: essa etapa inclui a seleção e coleta de produtos no armazém para a formação dos pedidos que serão destinados às entregas.
  • Embarque: por fim, este é o procedimento o qual se gera a documentação que vai acompanhar os envios. Essa etapa nada mais é do que uma verificação física para comprovar que os relatórios de embarque são os mesmos da mercadoria e se realiza o carregamento na unidade de transporte correspondente.

Como funciona na prática um sistema de gestão de armazém?

Na prática, a fim de que a sua gestão de armazém seja a mais apropriada possível, o recomendado é utilizar a tecnologia para automatizar tarefas e, portanto, agilizar a operação e eliminar erros.

Com o auxílio de um sistema de gestão de armazém, você tem à sua disposição todo tipo de informação para dar seguimento aos processos envolvendo as mercadorias e elaborar os relatórios que reforçam a produtividade e os resultados de cada uma das atividades realizadas no armazém.

Mas, afinal, quais informações são encontradas nesses sistemas?

Algumas informações são a que se refere à gestão em si, isto é, a relativa ao desempenho e as atividades do armazém, além da visibilidade e a rastreabilidade da mercadoria. Neste segundo caso, estamos nos referindo ao seguimento e localização dos produtos em todo momento e sua trajetória desde a origem até seu destino final, com sistemas de identificação como códigos de barras e etiquetas com tecnologia de identificação por radiofrequência (ou RFID, sua sigla em inglês).

Assim, com o objetivo de que a implementação de um sistema de gestão de armazém seja um sucesso para o seu negócio, é preciso focar em alguns aspectos:

  1. Busque uma fácil integração com seu ERP, uma vez que é necessário que se consiga compartilhar facilmente informação entre um e outro para ajudar na tomada de decisões.
  2. Garantir o registro dos códigos de identificação comuns, como os códigos de barras e as etiquetas RFID, já que facilitará o registro de entrada, translado, coleta e saída das mercadorias.
  3. Realizar uma avaliação de seus processos para eliminar movimentos e tarefas desnecessárias a fim de que a implementação do novo sistema de gestão parta de processos ágeis.

Como você pôde perceber, a tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de armazém da sua empresa. Se você precisa de ajuda para manter essa gestão alinhada aos seus objetivos, conte com a ajuda da Platinum Log!

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A Platinum Log oferece serviços especializados de armazenagem em porta pallet, bins ou blocados em mais de 10 Centros de Distribuição estrategicamente localizados nas regiões sul e sudeste do Brasil. Com isso, ajudamos a sua empresa a adotar uma gestão de armazém eficiente!

Para manter uma boa gestão de estoque, utilizamos:

  1. Porta pallet: utilizamos racks que permitem o ganho de espaço vertical, otimizando a capacidade de armazenamento.
  2. Bins: os bins são soluções de armazenagem para itens pequenos, facilitando a etapa de picking e a separação.
  3. Blocados: contamos com áreas de armazenagem blocada, proporcionando maior aproveitamento do espaço disponível.

Além disso, contamos com um sistema de gestão avançado que garante a acuracidade de expedição em conformidade com os métodos FIFO e LIFO. A partir do uso de coletores de dados, garantimos a rastreabilidade de cada mercadoria armazenada, proporcionando total visibilidade e controle.

Com estruturas diversificadas e sistemas de gestão avançados, oferecemos soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente.

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