Como fazer um planejamento de estoque?

Categoria:
Você acha que o planejamento de estoque se limita ao controle de entradas e saídas de mercadorias em uma empresa? Entenda melhor sobre o tema!
Como fazer um planejamento de estoque?

Você acha que o planejamento de estoque se limita ao controle de entradas e saídas de mercadorias em uma empresa? Entenda melhor sobre o tema!

Além de gerenciar as entradas e saídas de mercadorias, a fim de garantir um bom controle de estoque, é de suma importância analisar o perfil das vendas de um negócio antes de organizar os pedidos com antecedência. Essa organização, alinhada a bons fornecedores, traz ao negócio operações sempre funcionando adequadamente, de modo a evitar perda de vendas ou de produtos no estoque.

Porém, tudo isso começa com o devido planejamento de estoque. Você sabe como fazer um? Entenda melhor sobre o tema a seguir!

Leia também: Gestão de estoque e armazenagem inteligente

O que é o planejamento de estoque?

Devemos iniciar este conteúdo conceituando o planejamento de estoque, que significa o controle da entrada e saída de mercadorias, além da organização dos pedidos de compras com uma certa antecedência. Ao ser realizado de modo correto, este planejamento garante entregas ágeis, maior satisfação do cliente, aumento dos lucros e redução de custos.

De forma resumida, ter um estoque organizado e bem planejado permite que o negócio siga operando, com vendas bem sucedidas e entregando pedidos sem a necessidade de pausa. Para que isso aconteça, a empresa precisa de um bom planejamento sobre o que está saindo, a frequência dessa saída e decidir o momento ideal para repor cada item.

Caso os produtos sejam repostos em uma grande quantidade e com muita antecedência, podem ocupar o mesmo local por um tempo longo, isso atrapalha a compra de novos itens (como novidades do mercado). No entanto, se o item simplesmente falta, isso prejudica toda a operação da empresa. Esse controle é o planejamento de estoque.

Confira: O que você precisa saber para não atrapalhar na sua gestão de estoque

Passo a passo para fazer um bom planejamento de estoque

O planejamento de estoque é fundamental para a saúde financeira de um negócio e para a sua imagem frente aos consumidores. É com o planejamento que os lojistas podem garantir que os pedidos feitos sejam entregues nas datas combinadas. Entretanto, é muito importante que ele seja bem feito já que, caso contrário, terá o mesmo resultado de quem não tem controle de estoque.

Confira alguns passos para realizar um planejamento de estoque:

1. Entenda os custos do estoque

O estoque é composto, principalmente, pela mercadoria vendida e pode ser de itens comprados para a revenda ou produzidos pelo próprio gestor. Porém, esses não são os únicos custos na estocagem de produtos, pois há outros fatores que devem ser considerados nesse cálculo.

De maneira geral, existem quatro custos para serem considerados:

  • Custo do pedido

São os custos gerados pela compra do produto ou dos insumos para produzi-lo. Aqui são considerados os gastos do produto em si e os custos operacionais como frete, taxas e demais cobranças dos fornecedores.

  • Custos da falta de estoque

Também conhecido como ruptura de estoque, é o custo gerado para a empresa caso ela não tenha comprado os itens necessários para viabilizar a venda de um produto.

  • Custos de manutenção

São os custos gerados pela própria empresa, como aluguel do estoque, da energia e água, funcionários, sistemas etc. Para algumas empresas, esses valores são altos, uma vez que alguns itens precisam de cuidados especiais no armazenamento, como cosméticos e vinhos.

  • Custo de depreciação

É preciso ter atenção com alguns produtos quanto à data de validade ou quando acabam sendo danificados. Esse é um processo comum, por isso, considere isso nos custos de estoque. É crucial sempre diminuir esse custo, pois qualquer item perdido é um prejuízo para a empresa.

2. Gerencie os itens do estoque

Para iniciar o planejamento de estoque, faça um inventário dos itens do estoque. Você já sabe quais são os custos envolvidos no gerenciamento do estoque, logo, procure documentá-los também. Além disso, anote a quantidade de estoque de cada produto, os custos da mercadoria e o vencimento. Esses dados devem ser atualizados com frequência, para ter noção de quais produtos você tem ou não em estoque, sendo crucial para um controle das entradas e saídas.

3. Faça uma previsão de vendas para o planejamento de estoque

A previsão de vendas é uma análise feita para verificar o tempo médio para cada produto ser vendido. Com isso, será possível prever a quantidade de produtos que serão vendidos em um período. Essa é uma forma de ter uma estimativa sobre o estoque, como quanto tempo cada item fica armazenado ou quando se faz necessário um novo pedido.

4. Construa uma relação duradoura com seus fornecedores

Uma etapa crucial do planejamento de estoque é a relação com os fornecedores. Afinal, a fim de que tudo saia como o esperado, é preciso contar com o bom serviço realizado por eles. Por isso, procure estabelecer uma boa relação com esses parceiros, de modo cordial e harmônico com os principais compromissos firmados.

Está precisando de ajuda para melhorar o armazenamento da sua empresa e para fazer um bom planejamento de estoque? Conte com a Platinum Log e veja o seu negócio decolar!

Conheça a logística de armazenamento da Platinum Log

A Platinum Log oferece serviços especializados de armazenagem em porta pallet, bins ou blocados em mais de 10 Centros de Distribuição estrategicamente localizados nas regiões sul e sudeste do Brasil. 

Para manter uma boa gestão de armazenamento, utilizamos:

  1. Porta pallet: com racks que permitem o ganho de espaço vertical, otimizando a capacidade de armazenamento.
  2. Bins: os bins são soluções de armazenagem para itens pequenos, facilitando a etapa de picking e a separação.
  3. Blocados: possuímos áreas de armazenagem blocada, proporcionando maior aproveitamento do espaço disponível.

Além disso, contamos com um sistema de gestão avançado que garante a acuracidade de expedição em conformidade com os métodos FIFO e LIFO. A partir do uso de coletores de dados, garantimos a rastreabilidade de cada mercadoria armazenada, proporcionando total visibilidade das operações. 

Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio! 

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert