Como montar um ecommerce B2B?

Categoria:
Hoje você vai conferir um guia rápido de como montar um ecommerce B2B. Saiba como turbinar o seu negócio que lida com outras empresas diariamente!
Como montar um ecommerce B2B?

Hoje você vai conferir um guia rápido de como montar um ecommerce B2B. Saiba como turbinar o seu negócio que lida com outras empresas diariamente!

Empresas que têm como foco comercializar para outras empresas podem abrir um ecommerce B2B para turbinar o seu negócio. De maneira geral, o comércio eletrônico é um grande aliado para os negócios que querem vender mais, mas claro que não é o único modo de fazer bons negócios pela internet. Entenda melhor sobre como iniciar esse e-commerce no modelo B2B!

O que é ecommerce B2B? Confira as principais características!

O ecommerce B2B, ou comércio eletrônico business-to-business, nada mais é do que a venda online de bens ou serviços de uma empresa para outra. Logo, isso costuma envolver transações entre um fabricante e um atacadista ou varejista e vice-versa. Nesse sentido, é importante destacar que o B2B é diferente do B2C, que inclui transações entre empresas e consumidores. 

Assim, é importante destacar que o e-commerce no formato B2B tem algumas características marcantes. Vamos explorar algumas delas:

  • Relacionamentos longos: o B2B traz relacionamentos a longo prazo entre loja e cliente. Para o seu cliente B2B, o e-commerce funcionará como um fornecedor, logo, não há motivo para uma única compra e não negociar mais, exceto quando a experiência não é boa. Os relacionamentos são recorrentes, em especial entre clientes que são distribuidores e varejistas. 
  • Modos de pagamento diferenciados: tickets de venda de ecommerce B2B costumam ser mais elevados do que no B2C, o que exige métodos de pagamento diferenciados. Outro fator que justifica isso é a necessidade de negociar diretamente com o comprador. Empresas oferecem parcelamentos longos para os clientes ou até mesmo negociam para receber o pagamento a um prazo mais longo, o que não é comum no mercado para consumidor final. 
  • Ciclo de compras longo: como o ticket médio é maior, o ciclo de compras é mais longo – principalmente se o produto ou serviço vendido ainda não for consolidado no mercado. O cliente B2B precisa ter certeza de que aquela é uma boa opção em sua loja e isso pode exigir negociação. No ecommerce B2B, muitas empresas nem colocam o preço do produto no site, apenas um link ou um número de telefone para tratar com o vendedor. 
  • Ticket médio elevado: o ecommerce B2B vende produtos de alto valor agregado, uma vez que estamos falando de estoques, insumos e maquinários que podem custar vários milhares de reais. Portanto, o ticket médio desse modelo de negócio é maior do que o B2C. 
  • Quantidade de decisores maior: aqui também é comum que mais pessoas tomem a decisão do que em uma venda B2C, envolvendo desde o analista de compras, se houver, até o presidente da empresa. 

Monte o seu ecommerce B2B!

Montar um ecommerce B2B (Business-to-Business) requer planejamento cuidadoso e a implementação de estratégias específicas para atender às necessidades e expectativas dos clientes. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar:

  1. Conheça o seu público-alvo: antes de tudo, compreenda as necessidades e os desafios do seu público-alvo. Isso inclui entender suas preferências de compra, os problemas que enfrentam e como sua solução vai ajudá-los a resolver esses problemas.
  1. Desenvolva um site profissional e funcional: invista na criação de um site profissional, fácil de usar e funcional. Certifique-se de que o design seja limpo e responsivo, e que a navegação seja intuitiva. 
  1. Ofereça um catálogo abrangente de produtos: disponibilize um amplo catálogo de produtos que atenda às necessidades do seu público-alvo. Organize os produtos em categorias e subcategorias claras e forneça informações detalhadas sobre cada item.
  1. Personalize a experiência do cliente: utilize ferramentas de personalização para oferecer uma experiência de compra personalizada aos seus clientes. Isso inclui recomendações de produtos com base no histórico de compras, preços negociados individualmente e ofertas exclusivas para clientes corporativos.
  1. Facilite o processo de compra: simplifique o processo de compra o máximo possível. Permita que o cliente crie contas comerciais, personalize suas cotações, solicite orçamentos, faça pedidos em grandes quantidades e acompanhe o status de suas compras de forma conveniente.
  1. Integre-se com Sistemas de Gestão Empresarial (ERP): Integre seu ecommerce B2B com sistemas de gestão empresarial, como ERP, CRM e sistemas de contabilidade. Isso permite uma gestão eficiente de estoque, pedidos, faturamento e relacionamento com o cliente, proporcionando uma experiência mais fluida para seus clientes corporativos.
  1. Invista em segurança e conformidade: garanta que seu site e suas transações sejam seguros e estejam em conformidade com as regulamentações de segurança de dados, como o GDPR. Isso inclui a implementação de criptografia SSL, o uso de firewalls de segurança e a adoção de práticas de segurança recomendadas.

Benefícios do e-commerce B2B

Um ecommerce B2B pode simplificar e agilizar o processo de compra, permitindo que os clientes façam pedidos de forma rápida e conveniente a qualquer momento e de qualquer lugar. Além disso, ele permite que você alcance um público amplo de clientes, seja qual for a localização geográfica. Isso pode expandir seus negócios e aumentar as oportunidades de vendas!

Outro ponto positivo é que a automação de processos e a eliminação de intermediários podem ajudar a reduzir os custos operacionais e de distribuição, aumentando a lucratividade do seu negócio.

Além disso, um ecommerce B2B oferece a capacidade de rastrear e analisar o comportamento de compra dos clientes, o que pode fornecer insights valiosos para melhorar suas estratégias de marketing e vendas. Sabia que oferecer uma experiência de compra personalizada pode ajudar a construir relacionamentos sólidos com os clientes e a fidelizá-los ao longo do tempo?

Ao seguir essas dicas e aproveitar os benefícios do e-commerce B2B, você pode criar uma plataforma eficaz para atrair e atender clientes empresariais, impulsionando o crescimento e o sucesso do seu negócio.

E se você precisa de ajuda para turbinar o seu ecommerce B2B, conte com um parceiro logístico completo, como a Platinum Log. Conheça os nossos serviços!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert