Como funciona o processo de pós-venda nas empresas?

Categoria:
Saiba como funciona o processo de pós-venda nas empresas e como esse processo impacta a satisfação do cliente. Leia este artigo!
Como funciona o processo de pós-venda nas empresas?

Saiba como funciona o processo de pós-venda nas empresas e como esse processo impacta a satisfação do cliente. Leia este artigo! 

O mercado atual indica o seguinte: a comunicação com o cliente não se encerra com a conclusão de uma compra, ela se estende para além da entrega do produto ou de um serviço. É nesse prolongamento, no encontro entre pós-venda e logística reversa, que as empresas encontram oportunidades. 

Já parou para pensar que é, após uma compra, que surge a  oportunidade para consolidar relacionamentos? Você pode conquistar a confiança do consumidor e, consequentemente, alcançar as melhores posições no mercado. 

A eficácia na gestão do pós-venda, aliada a uma logística reversa estratégica tem se revelado uma peça fundamental na fidelização do cliente. Entenda melhor sobre esse assunto junto com a gente, continue a leitura!  

Leia também: Como funciona a logística reversa de pós-vendas

Como funciona o pós-venda com a logística reversa?

O processo de pós-venda é uma etapa essencial para experiência do consumidor, indo além da entrega finalizada. Nesse cenário, a logística reversa, que trata do retorno de produtos ao e-commerce, torna-se crucial para conquistar e fidelizar clientes. 

A logística reversa é o percurso que um produto pode seguir no processo de compra online, retornando do consumidor para o e-commerce. Acontece principalmente em situações de devolução ou troca de mercadorias. 

Além de diferencial competitivo, essa regra deve ser seguida por todos. Este é um direito garantido ao cliente pelo Código de Defesa do Consumidor, que estabelece um prazo de até sete dias após o recebimento do produto para solicitar a troca ou devolução.

No entanto, definir uma estratégia eficaz de logística reversa é parte integrante de uma estratégia de negócio, a partir da logística, para alcançar o sucesso no comércio eletrônico. As tarefas em torno desse objetivo são várias, como planejar, organizar e otimizar todos os passos envolvidos na devolução ou troca de produtos. 

Devido às altas demandas e a necessidade de respostas rápidas, é essencial simplificar essas etapas para o cliente. Portanto, é responsabilidade do vendedor agilizar a logística reversa, inclusive disponibilizando a etiqueta de frete.

Se você está pensando como essas etapas podem ser facilitadas, este conteúdo é realmente ideal para você. Acompanhe os próximos tópicos que as respostas vem aí! 

Como conquistar e fidelizar clientes no pós-venda?

A confiança do cliente para as marcas de e-commerce, e uma logística reversa eficiente desempenha um papel significativo na conquista desse elemento-chave. Algumas práticas podem ser adotadas para garantir uma experiência positiva:

  • Política transparente: disponibilizar uma política de trocas e devoluções clara e acessível desde o início, demonstrando comprometimento com a satisfação do cliente.
  • Antecipação de necessidades: oferecer orientações claras ao cliente no caso de troca ou devolução, enviando instruções detalhadas por e-mail e capacitando os canais de atendimento para lidar com dúvidas relacionadas à logística reversa.
  • Entrega expressa: oferecer serviços de entrega expressa para minimizar o tempo de espera do cliente, tornando a experiência mais positiva, e até mesmo adotar a logística reversa simultânea para agilizar o processo.
  • Rastreamento de encomendas: garantir transparência no processo por meio do rastreamento de encomendas, permitindo que clientes e lojistas acompanhem cada etapa da entrega.

Por fim, não se esqueça que os problemas podem surgir, mas a forma como a loja virtual os enfrenta faz toda a diferença. Ações adicionais, como brindes ou descontos em novas compras, podem surpreender positivamente o cliente. 

Sim, é possível transformar o que seria uma experiência negativa em algo positivo para a relação com a marca, o mais importante é ser sagaz para antecipar-se quanto aos problemas que podem surgir. 

Leia mais: Como o prazo de entrega pode fidelizar seu cliente

Logística reversa como diferencial competitivo no pós-venda 

O e-commerce, ao garantir um processo organizado de logística reversa, não apenas resolve desafios operacionais, mas também constrói confiança e fideliza clientes. 

A logística reversa não deve ser vista como um custo adicional, mas como um investimento para agregar valor à marca, considerando que os consumidores retornam a compra em empresas que disponibilizam um processo simples de troca ou devolução.

Superar desafios como o aumento das reclamações e a expectativa de custos zero para o cliente requer estratégias alinhadas, como o investimento em ações de contingência: a logística reversa sem custos para o consumidor e o gerenciamento de estoque.

A política de trocas e devoluções não apenas atende às necessidades do consumidor incerto, mas representa um diferencial competitivo valioso. Ao transformar teoria em prática, a logística reversa é uma oportunidade para surpreender positivamente os clientes.

A partir de ações estratégicas após as vendas, como a logística reversa, as empresas se antecipam na resolução de problemas e têm oportunidades de construir relacionamentos consolidados com os consumidores da marca. 

O comprometimento em oferecer uma experiência completa, desde a compra até o pós-venda, é o que define verdadeiramente a excelência de um negócio e resulta na fidelização do cliente.

Mas se você está se perguntando como repassar a responsabilidade destas tarefas para quem realmente entende do assunto, felizmente a terceirização logística está aí para facilitar a vida de gestores logísticos. Veja como esta infraestrutura pode aliviar mentes a respeito do pós-venda

Conte com a Platinum Log para as etapas de venda e pós-venda

A Platinum Log possui soluções em fulfillment, estruturadas para otimizar sua operação logística e impulsionar a satisfação do cliente. Através da automação em nossa plataforma, garantimos a integração total e o controle absoluto de cada etapa da operação logística. 

Seja em nossos centros de distribuição ou nas instalações dos clientes, aqui você encontra um quadro completo de soluções. Desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente final, B2B ou B2C: todas as etapas têm como base o customer experience.

Oferecemos soluções completas em armazenagem e estoque, com otimização do pick & packing e transporte. Adaptamos nossos serviços para atender às necessidades específicas de diversos tipos de negócios, confira nossas soluções personalizadas a partir da terceirização.

Entre em contato e confie na Platinum Log para incorporar as melhores estratégias à sua empresa!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert