Confira tudo sobre logística B2B!

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Quer entender mais sobre o mundo B2B? Então, confira tudo sobre logística Business to Business e saiba como atuar com este modelo de negócio!
Confira tudo sobre logística B2B!

Quer entender mais sobre o mundo B2B? Então, confira tudo sobre logística Business to Business e saiba como atuar com este modelo de negócio!

Escolher um modelo de negócio para a sua empresa não é uma tarefa simples. É preciso levar diversos fatores em consideração, como quem será o seu cliente ideal, quais produtos serão comercializados e como será essa atuação. Para nortear essa decisão, você pode considerar os modelos B2B e B2C, por exemplo. Por isso, hoje você vai conferir tudo sobre logística B2B!

Tudo sobre logística B2B: conceitos iniciais

A logística B2B significa Business to Business, uma expressão em inglês utilizada para se referir a empresas que comercializam produtos e oferecem serviços para outras empresas. Isso significa que o B2B pode ser definido como um modelo de negócio de empresa para empresa, quando uma adota o papel de fornecedor e a outra de cliente.

No mercado B2B, não costuma existir um ponto de venda. O que há é a construção de um relacionamento e de valor agregado ao produto ou serviço. Isso porque as vendas são feitas pessoalmente através de um representante comercial.

Outro ponto marcante que nos ajuda a entender tudo sobre logística B2B é a complexidade das vendas. Afinal, o produto ou serviço pode ter um valor mais elevado, o que requer um processo de venda elaborado para convencer o cliente de que o que está sendo oferecido vale a pena. Além disso, no mercado B2B costuma incluir diferentes tomadores de decisão, o que contribui para esse nível de complexidade das vendas

Quanto às formas de pagamento, destaca-se que elas diferem entre os tipos de negócio. No B2B, as formas mais utilizadas são o crédito e boleto faturado, tudo controlado por meio do ERP. Do inglês, Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Integrado, este é um sistema essencial para os comércios eletrônicos, pois melhora os processos internos e integra as atividades de diferentes setores. Integração é a chave!

Tudo sobre logística: principais diferenças entre os modelos B2B e B2C

Para realmente entender tudo sobre logística, é preciso traçar um paralelo entre as diferenças dos modelos B2B e B2C. O principal fator que distancia o conceito de B2B e B2C está no cliente que adquire o produto ou serviço.

No B2B, como foi dito acima, uma empresa compra de outra empresa. Por outro lado, no B2C, o cliente é o consumidor final, uma pessoa física. Contudo, é possível mencionar outros fatores que distinguem esses dois modelos de negócio. São eles:

  1. Ciclo de venda longo

Nas vendas no modelo B2B, o tempo que o cliente precisa para fechar negócio é mais longo do que no B2C. Isso porque a negociação nesse modelo é mais complexa, uma vez que diversas pessoas participam do processo de decisão. Além disso, as condições contratuais de compra e venda também levam tempo para serem acertadas entre os envolvidos.

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  1. Múltiplos tomadores de decisão

A partir do momento que uma empresa deseja vender uma solução para outra empresa, é necessário levar em conta que há múltiplas pessoas envolvidas na tomada de decisão. Pode, inclusive, existir um comitê para aprovar esses investimentos, ou a compra passar por vários níveis de hierarquia de decisão. No B2C, isso não acontece, pois é o consumidor quem decide sobre a compra.

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  1. Volume de venda por cliente

Nas vendas B2B, o tamanho da venda por cliente é maior do que o que ocorre nas vendas B2C. Por exemplo, um atacadista vende um volume muito maior para cada varejista do que a quantidade que o varejista vende para o consumidor final. Isso sem contar que as empresas costumam comprar também bens de capital de alto valor, como máquinas e equipamentos. Ou seja, o valor de cada venda também é bem alto.

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  1. Frequência e recorrência

A frequência e recorrência nas vendas B2B é muito maior do que as vendas B2C. Afinal, é mais fácil para o consumidor final trocar de marca do que uma empresa fazer isso com os seus fornecedores. De maneira geral, a tendência é que as empresas renovem o contrato com o fornecedor, principalmente se ela estiver satisfeita com o desempenho do serviço ou qualidade do produto. Isto é, no mercado B2B, as vendas são mais recorrentes do que no B2C.

Agora que você já tem uma noção ampla de tudo sobre a logística B2B, este é o momento ideal para te apresentar a Platinum Log, a solução logística que o seu negócio precisa! 

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