
A logística de compras com certeza é uma das etapas que mais merece atenção dentro de uma empresa, portanto, entenda como ela funciona.
Por mais que as vendas estejam entre as principais preocupações de um negócio, é primordial saber como adquirir os produtos de maneira eficiente. Nenhuma ação da sua empresa age ou obtém êxito de forma isolada, tudo possui uma certa conexão.
Nesse sentido, a logística de compra também interfere nos outros setores do seu negócio, e é sobre isso que falaremos a seguir.
A priori, destaca-se que a logística de compras pode ser considerada uma das atividades com maior custo de operação na empresa. Por essa razão, ela merece uma atenção especial no seu negócio.
Agora, saindo do conceito e partindo para a prática, vemos que a logística de compras pode sempre ser otimizada para gerar melhores resultados, como:
A logística de compras e o estoque de uma empresa possuem uma relação íntima, afinal, uma depende da outra. No entanto, nem sempre os gestores conseguem investir nessa ferramenta de maneira eficiente.
Portanto, confira algumas formas de colocar em prática uma logística de compras eficaz.
Aplicar métodos e práticas de controle, como o inventário e a Curva ABC, podem te auxiliar a apurar informações relevantes com uma certa precisão. Com o inventário, a empresa controla as movimentações dos produtos em seu espaço de armazenamento – prática fundamental para o controle das mercadorias.
Por outro lado, temos a Curva ABC, que elenca e organiza os seus produtos com base na demanda atual da empresa. Ou seja, na categoria A encontramos os produtos que agregam maior lucro para a empresa, na B, saída mediana, e na C os itens com menor lucro.
Ao contrário do que muitos pensam, a divisão do estoque, isto é, a organização dos produtos, não leva em consideração apenas a sua categoria ou classificação. Na verdade, você mesmo pode criar um padrão específico para o estoque da empresa.
Por exemplo, um espaço específico será destinado para produtos inflamáveis, e por isso esses itens devem ficar longe do fogo. Além disso, os produtos pesados precisam ficar o mais próximo do chão possível. Outro exemplo é a mercadoria frágil, que deve ter o seu espaço afastado de outros itens para garantir a sua segurança.
O ponto de pedido é definido como um momento em que a empresa realiza novas aquisições para uma certa categoria. Neste momento, é aplicada a técnica “Just In Time”, que tem como premissa a compra de novos produtos somente quando for necessário.
Entretanto, para isso, você precisa calcular o momento apropriado para isso com base no estoque mínimo. Em resumo, o estoque mínimo se refere à quantidade de unidades estocadas que podem, ao menos, atender à demanda da empresa.
O cross-docking é uma técnica de armazenagem que elimina a necessidade de estoque. Em suma, aqui, os produtos deverão ser despachados assim que eles forem recebidos no centro de distribuição. Por isso, a principal característica dessa estratégia é o menor tempo possível do produto no armazenamento.
Para melhorar a sua logística de compras, é primordial analisar como está o fluxo de vendas da empresa. Para isso, considere o histórico de vendas para ter uma análise mais precisa. As informações encontradas devem ser registradas em uma planilha, software ou plataforma – a opção que a empresa adota no momento.
A logística de compras compreende um ciclo que pode funcionar com diversos métodos, como vimos acima. Não há como definir uma prática mais correta que a outra, e sim aquela que melhor se adequa a realidade do seu negócio.
Sendo assim, se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos de logística de compras, conte com a TPL | Platinum Log. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.
Entre em contato e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.
















