Curva ABC aplicada à gestão logística

Categoria:
Você deseja ter uma gestão logística mais assertiva? Então, conheça a metodologia da curva ABC e saiba como ela pode ajudar no controle de estoque!
Curva ABC aplicada à gestão logística

Você deseja ter uma gestão logística mais assertiva? Então, conheça a metodologia da curva ABC e saiba como ela pode ajudar no controle de estoque!

Se você deseja ter mais controle da sua empresa, e em específico do seu estoque, é preciso contar com algumas metodologias. Uma delas é a curva ABC, que ajuda na identificação dos produtos com base na sua importância – isso influencia, em especial, a tomada de decisões do negócio.

Essa curva é primordial para entender quais produtos têm mais demanda do que outros, e com isso montar estratégias mais assertivas de vendas e marketing. Entenda o que significa esse método inovador de estoque!

O que é a curva ABC?

A curva ABC pode ser entendida como um método utilizado para classificar produtos com base na sua importância do ponto de vista do consumidor. Isso significa que essa curva tem como principal função identificar as mercadorias de maior e menor relevância para a sua empresa.

Ela se chama “ABC” porque traz três categorias: A, B e C, organizando os produtos de forma decrescente seguindo o seu grau de importância. Logo, os produtos na categoria A são aqueles responsáveis pelo maior faturamento, na B os de faturamento médio e, claro, na C, os produtos com baixo faturamento.

Vemos, então, que essa curva é imprescindível no controle de estoque, de modo a ranquear os produtos. Mas o que fazer com os resultados? Os resultados obtidos com essa curva podem ser usados para tomar decisões mais assertivas sobre a reposição de estoque e campanhas de venda.

Para saber como classificar cada produto nesse método, você precisa entender o que é o Princípio de Pareto, que é a base da curva ABC.

  • O que é o Princípio de Pareto?

O Princípio de Pareto é uma criação de Vilfredo Pareto, que afirma que 80% das consequências são resultado de 20% das causas (regra 80/20). Isso significa que pequenas causas resultam em grandes movimentações.

A partir dos estudos de Pareto, o estudioso Josepho Moses Juran entendeu que poderia aplicar essa compreensão em outros contextos, como no controle de qualidade.

Para a produtividade, por exemplo, significa que 80% do resultado do trabalho é fruto de 20% de esforço na realização da tarefa. Do ponto de vista de um background pessoal significa que 80% das opiniões que você emite são resultado de 20% do que você consumiu ao longo da vida, a exemplo de livros, filmes e séries.

  • Qual a relação entre o Princípio de Pareto e a Curva ABC?

Para saber a relação entre o princípio de Pareto e a Curva ABC basta trazer este conceito ao método. Ou seja, analise a rentabilidade como sendo 80% do lucro obtido consequência da venda de 20% dos produtos mais procurados na sua empresa.

O mesmo se aplica à análise de consumidores, em que 80% do lucro é resultado dos 20% dos clientes que mais compram na sua marca. Do ponto de vista do planejamento de compras, se 20% dos produtos geram 80% do lucro, uma estratégia interessante é seguir investindo nos produtos mais procurados e manter o controle do estoque.

Por fim, esse princípio pode contribuir bastante para o planejamento de vendas, em que os clientes que mais geram retorno financeiro para o estabelecimento, incluídos nos 20% de lucro restante, exigem uma estratégia de vendas exclusiva, que costuma focar na fidelização.

Percebe como esse método pode ser de grande valia para o seu negócio?

Como classificar os produtos na Curva ABC?

Como vimos, a curva ABC possui três classificações: A, B e C, em que a organização ocorre de forma decrescente com base na relevância dos produtos. Para distribuir as mercadorias em cada nível desse, você pode seguir este raciocínio:

A: 20% dos produtos correspondem a 80% do estoque.

B: 30% dos produtos correspondem a 15% do estoque.

C: 50% dos produtos correspondem a 5% do estoque.

A curva A identifica os produtos com maior demanda na sua empresa, e por isso você deve selecionar 20% do total de produtos que representam 80% das vendas. Essa curva tem os produtos que são prioridade para uma empresa.

Já na curva B você deve selecionar os produtos com busca média, isto é, 30% dos produtos que equivalem a 15% das vendas. E, por fim, na curva C você inclui 50% dos produtos que correspondem a 5% das vendas.

Agora é possível planejar vendas mais assertivas, com base em um controle inteligente e otimizado dos produtos que estão à disposição no estoque.

A importância da curva ABC para uma empresa

O principal ganho da curva ABC para uma empresa está na tomada de decisão mais assertiva, uma vez que, com este método, você tem uma visão ampla do negócio – e isso se refere aos produtos e aos clientes.

Do ponto de vista da gestão de estoque, você consegue categorizar diversas informações sobre os produtos. Isso evita o excesso e a ausência de produtos no seu armazém, atendendo à demanda dos clientes.

É possível afirmar que a curva ABC torna possível a realização de balanços periódicos, capazes de complementar os mais complexos que ocorrem a cada trimestre ou semestre.

Em resumo, esse é um método poderoso para a sua empresa, podendo beneficiar todos os setores, desde a administração, passando por vendas, até o marketing.

Como a Platinum Log pode ajudar a minha empresa com a curva ABC?

A Platinum Log é uma solução de logística integrada. Nós te acompanhamos em todo o processo logístico, desde a definição de uma estratégia fiscal rentável até a entrega ao cliente.

Se você está precisando de ajuda para melhorar a sua distribuição de pedidos, saiba que nós determinados em sua curva ABC qual Centro de Distribuição agrega mais benefícios de armazenagem de forma segmentada. Se preferir, você também pode terceirizar toda a logística do seu e-commerce e se livrar de qualquer burocracia.

Conheça a nossa tecnologia!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert