Otimize a sua logística empresarial com a Platinum Log!

Categoria:
Saiba como aperfeiçoar sua logística empresarial com a Platinum Log! Conheça nossos serviços e posicione sua empresa no mercado. Leia agora este artigo!
Otimize a sua logística empresarial com a Platinum Log!

Saiba como aperfeiçoar sua logística empresarial com a Platinum Log! Conheça nossos serviços e posicione sua empresa no mercado. Leia agora este artigo! 

O mercado é desafiador, sobretudo na era em que o cliente é o centro das estratégias de negócio. O ambiente corporativo exige eficiência logística, pois só assim é possível alcançar o sucesso e crescimento sustentável de qualquer negócio. 

A Platinum Log é como uma parceira estratégica, oferece soluções especializadas em armazenagem, transporte e distribuição para otimizar sua cadeia de suprimentos. 

Neste artigo, veja como podemos melhorar a eficiência da sua logística empresarial. Acompanhe a leitura para alcançar o próximo nível no mercado!

5 razões para terceirizar a sua logística empresarial 

A terceirização logística tem se destacado como uma estratégia eficaz adotada pela grande maioria das indústrias brasileiras. Essa prática tem se revelado fundamental em diversos setores. 

Assim como a contratação de bons funcionários faz toda a diferença para o sucesso de uma empresa, a logística de empresas também requer a seleção criteriosa de parceiros. 

Para te ajudar a optar pela terceirização na logística empresarial, listamos abaixo as principais vantagens deste modelo, acompanhe: 

  1. Redução de custos com mão de obra do motorista

Analisando os custos diretos e indiretos, a opção pela terceirização do transporte emerge como uma estratégia eficiente para eliminar a demanda por contratação de mão de obra especializada em atividades periféricas à essência da indústria.

Ao adotar a terceirização, evitam-se despesas relacionadas a salários, benefícios, férias e horas extras, que normalmente estão associadas à contratação e gestão de profissionais dedicados a atividades de transporte. 

Além disso, o investimento necessário para manutenção veicular e a constante adequação às regulamentações em evolução tornam-se responsabilidade da empresa terceirizada, aliviando a organização contratante dessas preocupações operacionais.

Essa posição estratégica reduz custos associados à gestão de recursos humanos e manutenção de frotas, mas também oferece flexibilidade e eficiência, dessa maneira, permite que a empresa concentre seus recursos e dedicação nas atividades centrais que resultam em seu crescimento e inovação.

  1. Capacitação contínua da mão de obra 

Mesmo diante da elevada qualificação do motorista, é essencial garantir seu desenvolvimento contínuo. Ao terceirizar, os gestores ‘’se livram’’ dessa tarefa. 

A terceirização permite ao contratante usufruir da formação e qualificação oferecidas pela transportadora, assegurando o aprimoramento dos profissionais que representam diariamente a empresa.

O processo de capacitação torna-se uma via de mão dupla, onde a transportadora investe na atualização de suas equipes, garantindo que estejam de acordo com as últimas práticas do setor. Tudo isso faz parte de uma logística empresarial alinhada. 

Esse comprometimento com o desenvolvimento profissional reflete-se diretamente na qualidade do serviço prestado ao contratante. Afinal, também envolve habilidades técnicas de condução e aspectos comportamentais, de atendimento ao cliente e de conformidade com as normas vigentes. 

Ao investir na capacitação contínua, as empresas encontram motoristas qualificados e profissionais que compreendem a importância de representar adequadamente a marca do contratante. 

Essa colaboração estreita entre as partes fortalece a relação de parceria, criando um ambiente propício para o crescimento mútuo e o alcance de objetivos compartilhados.

  1. Manutenção da frota

Para garantir uma gestão de transporte eficiente, é necessário abordar diversos serviços, desde a manutenção mecânica até o controle de entregas. Frequentemente, o custo desses serviços não recebe a devida consideração ao calcular o custo de manter uma frota própria. 

Com a terceirização, essa responsabilidade é transferida para a transportadora, que assume o encargo da documentação, multas, seguros e todos os riscos associados.

Ao externalizar a manutenção da frota, as empresas alcançam benefícios significativos. A transportadora, especializada nesse aspecto, emprega uma equipe dedicada a garantir que cada veículo esteja em perfeitas condições operacionais. 

Por exemplo, incluir o agendamento de paradas para manutenção preventiva, a gestão eficaz de eventuais problemas mecânicos e a asseguração de que todos os veículos estejam em conformidade com as regulamentações em constante evolução.

A atenção aos detalhes, como a leitura do disco tacógrafo, o controle preciso de trabalho e a roteirização eficiente, são tarefas diárias assumidas pela transportadora. Essas práticas visam manter os veículos em bom estado e garantir a conformidade com as normas legais, minimizando os riscos associados ao transporte.

Ao transferir essa responsabilidade para especialistas em logística, as empresas reduzem a carga administrativa e financeira, concentrando-se em suas operações principais, o que já é uma vantagem e tanto. 

  1. Produtividade da equipe

A equipe da sua operação deve ser especializada em roteirização, assim como, a eficiência dos veículos é fundamental para as operações logísticas. Mas por que se preocupar com isso? Invista na terceirização logística! 

Com a terceirização, existe a garantia de que todas as entregas ocorram dentro do horário de trabalho. As transportadoras aumentam a produtividade e impactam positivamente as coletas e entregas, resultando em ganhos financeiros significativos.

A gestão eficaz traz um impacto na garantia das entregas oportunas e otimiza custos operacionais, como combustível e desgaste dos veículos. Através da priorização da pontualidade, as transportadoras fortalecem a satisfação do cliente e constroem uma reputação positiva e fidelização.

A equipe operacional, ao colaborar com os motoristas, traz a tona resolução de desafios em tempo real, é a perfeita eficiência em cada etapa da cadeia logística. Portanto, aumenta a sua produtividade e constrói uma parceria consolidada, para bons resultados financeiros a longo prazo.

  1. Investimento em frota com mais benefícios

Ao terceirizar o transporte, o capital investido em equipamentos pode ser redirecionado para outras áreas da empresa, como inovação, equipamentos fabris ou estratégias comerciais para impulsionar as vendas. 

Investir na frota, tecnologia da informação e na estrutura para gerenciar a frota são despesas financeiras que podem ser evitadas ou compartilhadas com a transportadora.

Ao ponderar sobre os benefícios e desafios de manter uma frota própria, a terceirização logística destaca-se como um diferencial significativo para empresas que buscam eficiência, redução de custos e foco no que mais importa no seu negócio. 

A Platinum Log tem a infraestrutura e a equipe especializada que o seu negócio precisa. A experiência em frotas, oferece o conhecimento consolidado em operações logísticas nos mais diversos segmentos. 

Por que terceirizar a logística empresarial com a Platinum Log? 

A Platinum Log se destaca como uma parceira estratégica para a logística empresarial. A partir de soluções especializadas em armazenagem, transporte e distribuição, a cadeia de suprimentos de líderes do mercado tem sido impulsionada. 

A integração de um sistema avançado de gestão é peça fundamental na otimização das operações logísticas. Aqui, essa eficiência é garantida por meio de um sistema de gestão avançado que assegura a precisão na expedição, seguindo os métodos FIFO e LIFO

A utilização de coletores de dados proporciona rastreabilidade aprimorada, assim permite o monitoramento de cada mercadoria armazenada. Cada etapa é personalizada para atender às demandas específicas de cada cliente. 

Ao adaptar os serviços conforme as necessidades, a Platinum Log destaca-se na personalização de pedidos, pois oferece soluções completas de fulfillment. Esse enfoque garante a agilidade e a precisão no processamento e envio de pedidos. Ou seja, consequentemente garante a satisfação do cliente.

No contexto mais amplo da logística, a gestão eficiente de armazenagem e expedição é complementada pelos sistemas WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transportation Management System). 

O WMS controla e otimiza as operações dentro do armazém, gerenciando efetivamente o estoque, recebimento, picking e expedição. Enquanto o TMS foca na otimização do transporte e garante a eficiência nas atividades logísticas externas, como roteirização, acompanhamento de cargas e gestão de frota.

A Platinum Log integra esses sistemas de acordo com as suas necessidades, é definitivamente a gestão de logística empresarial completa. Exatamente o que você precisa. 

Entre em contato com os nossos especialistas e invista na terceirização da logística do seu negócio! 

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert