Ao possuir todos os processos e operações logísticas sob controle, o seu e-commerce reúne elementos fortes para ter um certo destaque no mercado. Essa é uma forma de garantir experiências positivas para os consumidores.
No entanto, você sabe como otimizar logística de um e-commerce e manter o negócio organizado? Continue com a leitura e confira 5 dicas para que os e-commerces consigam otimizar sua logística e lucrar mais.
A priori, destaca-se que a logística do e-commerce é exatamente onde todos os processos se tornam possíveis. Na prática, ter uma plataforma virtual é só um dos passos importantes para o sucesso do seu negócio. É necessário estabelecer um processo adequado para a logística da sua empresa.
De acordo com os dados divulgados pela Ebit Nielsen, com uma expansão de 40% no total, o Brasil chega a marca de 41 milhões de usuários adeptos ao comércio eletrônico em 2020 (atualmente, esse número deve ser ainda maior).
Isso significa dizer que as pessoas estão se tornando mais flexíveis para realizar as suas compras e estão migrando para as plataformas virtuais.
Contudo, isso não significa que você não precisa se preocupar com a experiência do usuário, pelo contrário. A satisfação do cliente é primordial para o sucesso do e-commerce. Logo, você precisa investir em uma logística eficiente.
Como consequência desse cenário, é preciso avaliar todo o mercado que você está inserido e de que forma é possível se destacar no meio. Alguns processos que devem ser explorados pela gestão de logística do seu e-commerce são:
Dessa maneira, para que a mercadoria chegue até o cliente no prazo e com qualidade, deve existir um planejamento e tornando possível cada etapa pensada. É neste momento que otimizar logística se torna um passo tão importante.
Se você deseja otimizar logística no seu e-commerce, confira 5 dicas que vão tornar isso possível.
Nem sempre você vai encontrar um fornecedor com valores acessíveis e que seja realmente amigo da sua empresa, ou que “vista a camisa” pela sua marca. Assim, não se esqueça de que um fornecedor está ligado à reputação do seu e-commerce, em especial quando ele é responsável pelo produto final do cliente.
A fim de evitar maiores problemas, busque muito e tenha critérios antes de escolher um parceiro. A indicação é que esse fornecedor tenha como prioridade a entrega de produtos de qualidade, exale confiança e cumpra com os seus prazos.
Ter um estoque cheio e com elementos parados com certeza está entre os erros mais cometidos pelas empresas hoje em dia. No entanto, saiba que quando temos muitos produtos no estoque sem ser vendidos, é possível estar diante de alguns custos adicionais.
Além disso, o próprio fluxo de caixa sofre negativamente com isso, prejudicando a saúde financeira da empresa. Portanto, tenha um estudo de previsão com a projeção de vendas dessas mercadorias, trabalhando com um estoque mínimo.
A chave para otimizar logística é ter um estoque organizado. Por essa razão, facilite, por exemplo, o picking – também chamado de separação de pedidos no estoque. Assim, trabalhe e organize as suas mercadorias com base na saída dos produtos. Crie uma lista com todas as peças que mais têm saído durante o mês e posicione essas mercadorias em um local de destaque. Isso vai facilitar o processo de retirada.
Por mais que os Correios hoje sejam uma modalidade que viabiliza as vendas do seu e-commerce para levar a marca a diversas partes do país, essa nem sempre é a melhor opção para você.
Você pode optar por parcerias com empresas transportadoras privadas. Essa é uma alternativa incrível para as lojas que realizam vendas para cidades da região, por exemplo. Em viagens mais curtas, a terceirização de transporte também pode ser uma forte aliada para otimizar logística. O que importa é entender quais opções se mostram mais interessantes, melhorando a entrega e flexibilizando o valor do frete para o cliente.
Para otimizar logística, você precisa acompanhar os resultados do negócio em tempo real. Estude e mensure o desempenho da empresa, entendendo o que está funcionando, o que precisa ser revisto e tudo que deve ser removido em prol da logística. Neste momento, surgem os indicadores logísticos.
Alguns resultados que devem ser acompanhados são:
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.