Como oferecer uma boa experiência de compra para o cliente?

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A experiência de compra pode ser entendida como o conjunto das percepções que os clientes têm em um processo de aquisição. Saiba como melhorar essa experiência!
Como oferecer uma boa experiência de compra para o cliente?

A experiência de compra pode ser entendida como o conjunto das percepções que os clientes têm em um processo de aquisição. Saiba como melhorar essa experiência!

Uma boa experiência de compra é capaz de fidelizar mais clientes, aumentar o faturamento da sua empresa e, consequentemente, expandir o seu negócio. Por isso, saiba como oferecer uma ótima experiência para o seu cliente!

A importância de uma boa experiência de compra para as empresas

Antes de iniciar as nossas dicas de como você pode melhorar a experiência de compra dos seus clientes, é importante esclarecer o motivo de essa experiência ser tão crucial para as empresas. Levando em consideração que este conceito não é novo e não se limita ao espaço digital, a experiência de compra pode ser vista como um gatilho para a decisão de consumo dos clientes.

A mudança no comportamento dos clientes nos mostra que eles não se baseiam apenas na sua lealdade ao preço ou no produto, mas também na experiência que tem com a sua marca, sendo o principal diferencial de um negócio.

Sendo assim, a experiência de compra é fundamental para criar esse laço de lealdade à sua empresa, conquistar clientes e obter recomendações.

Principais elementos de uma boa experiência de compra

Se você deseja melhorar a experiência de compra da sua empresa, o primeiro passo para isso é entender quais são os principais elementos disso. Então, separamos alguns fatores abaixo que podem te dar um norte nesse sentido.

  1. Ambiente

O primeiro elemento é o ambiente, que se refere ao conjunto de aspectos visuais presentes em seu local físico ou loja virtual. Nas lojas físicas, isso varia desde a cor das paredes, da iluminação e dos cartazes até a música. Na loja virtual, podemos citar as cores da página, o design e o tamanho das imagens do catálogo ou os botões de compra.

  1. Serviço

O segundo elemento da experiência de compra é o serviço. Neste momento, estamos nos referindo à prática de gerar uma relação de confiança entre a sua marca e o cliente, para não se concentrar em uma única compra, e sim na construção de uma relação a longo prazo.

Na loja física, você deve levar em consideração a forma como seus vendedores se expressam e se eles estão aconselhando seus clientes, porém, no mundo digital, observe variáveis ​​que estão relacionadas à experiência do usuário (UX), como:

  • Conteúdo da descrição das ofertas
  • Experiência mobile
  • Facilidade na hora de encontrar produtos
  • Fornecimento de um consultor virtual
  • Funcionamento dos mecanismos de pagamento
  • Velocidade de carregamento das páginas
  1. Transparência

Os clientes atuais estão se tornando mais conscientes das decisões de compra e utilizam a Internet para encontrar informações sobre a empresa ou produto antes da aquisição. Nesse sentido, avaliações por especialistas, comentários no site ou posts em redes sociais são fontes de informação. Logo, é essencial ser transparente e honesto com as expectativas dos clientes sobre o produto e cumprir com a proposta de valor.

Esses são apenas alguns dos elementos que podem tornar a experiência de compra do seu cliente ainda melhor! Fique atento a eles.

Métricas para avaliar a experiência de compra dos clientes

Para finalizar, é importante levar em consideração algumas métricas e indicadores que você deve analisar para entender a sua experiência de compra e como otimizar essas ações.

1. Feedbacks

Uma das características do consumidor moderno é que ele está sempre compartilhando suas impressões sobre o que compra e consome. A revisão dos comentários dos seus produtos, redes sociais e sites de defesa do consumidor permite que você entenda quais os seus pontos fortes e o que você pode melhorar.

2. Net Promoter Score

O NPS mede a satisfação de seus clientes, baseando-se em perguntas diretas sobre a probabilidade de indicar seus serviços, em uma escala de 1 a 10. Isso pode acompanhar também algumas perguntas abertas para colher insights e ajudar você a desenhar uma estratégia.

3. Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das principais métricas do Marketing Digital, uma vez que reflete a porcentagem de usuários que executam uma ação específica, como assinar, registrar, reservar ou comprar algo da sua empresa. O acompanhamento dessa métrica após implementar um teste A/B permite que você veja a eficácia da ação em relação à experiência de compra.

4. Churn Rate

Outra métrica importante para avaliar a experiência de compra é o Churn Rate, que é a taxa de cancelamento registrada em sua base de clientes. Se essa taxa estiver muito elevada, analise o que está acontecendo e veja o que pode ser feito.

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