Fulfillment Mercado Livre: como funciona na prática?

Categoria:
Saiba como o Fulfillment Mercado Livre opera e conheça os benefícios e desafios desse serviço. Veja também como a Platinum Log favorece o seu negócio!
Fulfillment Mercado Livre: como funciona na prática?

Saiba como o Fulfillment Mercado Livre opera e conheça os benefícios e desafios desse serviço. Veja também como a Platinum Log favorece o seu negócio!

No cenário competitivo do comércio eletrônico, a eficiência logística tornou-se uma das principais razões para garantir a satisfação do cliente e o sucesso do seu negócio. 

Para enfrentar esses desafios, o Fulfillment Mercado Livre é uma solução utilizada por vendedores dentro da plataforma, oferecendo a promessa de agilidade e praticidade na entrega de produtos. Mas como funciona na prática esse serviço e quais são os benefícios para os lojistas? 

Neste artigo, você vai entender o funcionamento do Fulfillment Mercado Livre, desde o processo de adesão até a entrega final ao cliente. Acompanhe a leitura e descubra suas vantagens e desafios.

O que é o Fulfillment Mercado Livre e como funciona esta operação

Você já parou para pensar em quanto tempo e dinheiro você investe em lidar com o estoque da sua loja? E se eu te disser que existe uma maneira de vender sem precisar se preocupar com um armazém próprio? 

Parece bom demais para ser verdade, não é mesmo? Mas é exatamente isso que o Fulfillment Mercado Livre oferece aos lojistas.

Até porque, o fulfillment trata-se do conjunto de operações e etapas que acontecem desde o momento em que um cliente faz um pedido até a entrega do produto em suas mãos. Em outras palavras, é o processo de atender e satisfazer os pedidos dos clientes da melhor maneira possível.

A forma mais comum de aplicar o fulfillment é quando o vendedor é responsável por toda a logística do processo, mas, nesse caso, deixa para o Mercado Livre a função de disponibilizar para o cliente o código de rastreio para que ele possa acompanhar seus pedidos. 

Assim, se você opta por este modelo de atendimento você não precisa se preocupar em armazenar, separar, embalar e despachar os produtos - o Mercado livre cuida de tudo isso para você.

Como funciona o Fulfilment Mercado Livre? 

Agora, vamos falar sobre as etapas do Fulfillment e como cada uma delas funciona:

  • Estoque: aqui é onde os produtos são armazenados. Você pode utilizar um armazém próprio ou recorrer ao estoque de terceiros, o que é conhecido como dropshipping. A vantagem de trabalhar com o Mercado Livre é que você não precisa de um armazém próprio, pois pode utilizar o espaço de armazenamento deles.
  • Separação (Picking): assim que os pedidos são processados, começa a fase de separação dos produtos. Isso significa que os itens comprados pelos clientes são retirados do estoque para serem embalados e enviados.
  • Embalagem (Packing): a embalagem dos produtos é uma etapa crucial para garantir que cheguem intactos aos clientes. Esse processo precisa ser ágil e qualificado para evitar avarias e custos extras.
  • Expedição: após embalados, os produtos são entregues para a transportadora ou os Correios, que ficam responsáveis pela entrega ao cliente final. Com o Fulfillment, você pode terceirizar essa etapa e não se preocupar com o envio.
  • Feedback: por fim, é importante estar atento aos feedbacks dos clientes para identificar oportunidades de melhoria e garantir uma experiência positiva de compra.

Com todas essas etapas bem executadas, você garante pontualidade nas entregas e evita problemas como perda de produtos ou danos durante o transporte. 

Além disso, se você estiver fora do eixo Rio-São Paulo, não precisará se preocupar com o preço do frete para essas regiões, já que a mercadoria estará estocada mais perto do cliente, o que torna o frete mais acessível.

Mas quais são os requisitos para se tornar um vendedor Fulfillment Mercado Livre?  

A reputação do vendedor no Mercado Livre é um dos fatores mais importantes. Além disso, a empresa também considera que o vendedor tenha um volume mínimo de vendas para se qualificar para esse serviço. 

O Mercado Livre também pode levar em consideração a pontuação do vendedor e o feedback dos clientes ao avaliar a elegibilidade para o programa.

Portanto, se você está no estágio inicial do empreendedorismo, investindo no crescimento da sua empresa ou não atende aos requisitos para se tornar um vendedor Fulfillment Mercado Livre, não precisa se preocupar. É aí que entra a terceirização. 

Nós, da Platinum Log, oferecemos serviços de fulfillment personalizados, adaptados às necessidades específicas do seu negócio. Assim,  você pode contar com toda a expertise e infraestrutura logística da Platinum Log para gerenciar o seu estoque, separar, embalar e despachar os produtos, sem precisar se preocupar com nada.

O Fulfillment Mercado Livre é uma ótima opção para lojistas que querem otimizar tempo e recursos, mas pode não ser acessível para todos. Veja o nosso comparativo abaixo. 

Conte com a terceirização da Platinum Log! 

Diferentemente das restrições impostas pelo Fulfillment Mercado Livre, a Platinum Log oferece a oportunidade de terceirização logística sem a necessidade de atender a requisitos excessivos de volume de vendas ou reputação.

Oferecemos um serviço completo de logística integrada, que perpassa pelo transporte, armazenagem, entrega e muito mais. Além disso, a Platinum Log adota processos automatizados e monitoramento online, garantindo a qualidade na entrega de grandes volumes para indústrias, varejistas, distribuidores e revendas em todo o Brasil.

Ao optar pela terceirização, os empreendedores ganham o controle total sobre todas as etapas do processo logístico. Nos destacamos pelos seguintes diferenciais:

  1. Relacionamento com as transportadoras: a Platinum Log mantém parcerias estratégicas com transportadoras confiáveis, garantindo um fluxo eficiente na cadeia logística.
  2. Condições de frete atraentes: a empresa oferece condições de frete competitivas, possibilitando aos clientes finais um benefício adicional que impacta diretamente nas decisões de compra.
  3. Acompanhamento de performance de entrega: a Platinum Log fornece ferramentas de acompanhamento em tempo real, permitindo que os empreendedores monitorem a performance das entregas e identifiquem oportunidades de otimização.
  4. Tratativa de ocorrências: em casos de ocorrências, a Platinum Log atua proativamente na solução de problemas, assegurando a satisfação do cliente final.
  5. Auditoria de frete: a empresa realiza auditorias de frete para garantir a precisão nos custos, contribuindo para a redução de despesas e aumento da rentabilidade.
  6. Redução de custos: terceirizar a logística elimina a necessidade de atender a exigências rigorosas, e também reduz custos operacionais, uma vez que a empresa assume a responsabilidade pelas operações internas.

O crescimento do negócio é o objetivo central da Platinum Log. Por isso, construímos uma rede de parceiros confiáveis para garantir uma estrutura de expansão que atende às demandas crescentes do mercado. 

Entre em contato hoje mesmo! Estamos prontos para esta parceira estratégica. 

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert