Melhore as suas entregas com o centro de distribuição

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Você sabia que o centro de distribuição pode ser uma alternativa interessante para melhorar as suas entregas? Entenda como este CD funciona!
Melhore as suas entregas com o centro de distribuição

Você sabia que o centro de distribuição pode ser uma alternativa interessante para melhorar as suas entregas? Entenda como este CD funciona!

O consumidor moderno deseja receber uma experiência de compra completa da sua empresa, e isso inclui uma entrega ágil. Além de investir em frotas mais eficientes, você pode considerar outras estratégias, como um centro de distribuição.

Este centro será um diferencial competitivo no seu negócio, permitindo que as entregas sejam realizadas com agilidade em regiões próximas, impactando diretamente na satisfação dos clientes.

Entenda melhor como este CD pode melhorar as suas entregas!

Melhore as suas entregas com o centro de distribuição - Platinum Log

O que é um centro de distribuição?

Inicialmente, é interessante destacar que o centro de distribuição nada mais é do que um local físico que abriga as mercadorias que saem da fábrica. Assim, esses produtos estão prontos para serem transportados até os seus respectivos pontos de venda – e em alguns casos direto para o consumidor final.

Este CD trata-se de uma estratégia para as empresas conseguirem agilidade nas suas entregas, e fica fácil perceber isso, uma vez que os produtos estão mais próximos dos clientes. Logo, os itens podem ser despachados de acordo com as demandas de compra.

Destaca-se que o centro de distribuição é totalmente flexível. Desse modo, ele pode ser da sua empresa, sendo utilizado para concentrar as mercadorias e gerenciar melhor o estoque. Porém, o CD também pode ser de uma transportadora de grande porte, utilizando este espaço para armazenar produtos de clientes diferentes.

Na prática, este CD é um galpão extenso utilizado para o armazenamento de mercadorias que serão em breve transportadas. Percebe como isso agiliza o envio diário dos seus pedidos aos clientes?

Como funciona na prática o centro de distribuição?

Agora que você já sabe o que é um centro de distribuição, precisa entender como ele funciona na prática. Saiba que o CD não se responsabiliza apenas pelo recebimento e despacho de mercadorias. Na verdade, existem outras funções que podem ser de grande valia para o seu negócio, confira!

1.     Fase de recebimento

As operações de um centro de distribuição se iniciam na fase de recebimento dos produtos. Para isso, a sua equipe deve ser ágil para receber o que chega nas docas, o descarregamento de produtos deve ser cuidadoso para evitar danos aos produtos e todas as mercadorias devem ser checadas e conferidas junto ao pedido.

2.     Etapa de movimentação

Em seguida, todas as mercadorias que foram descarregadas precisam ser organizadas no CD de acordo com as ordens de compra. Isso pode ser feito para realizar a armazenagem no CD ou o produto pode ir direto para as docas de carga, sendo despachado em breve.

Essa movimentação de produtos exige da equipe agilidade e cuidado. Afinal, apesar de os CDs serem bem espaçosos, estamos falando de muitas máquinas e cargas circulando ao mesmo tempo. Qualquer descuido pode ser responsável por prejudicar as mercadorias ou causar um acidente de trabalho.

3.     Armazenagem

Uma curiosidade sobre o centro de distribuição é que ele não tem o objetivo de manter os produtos no galpão por muito tempo. Na verdade, a finalidade do CD é atender com agilidade os pedidos dos clientes. Por isso, é comum que as cargas fiquem pouco tempo no centro e já saiam em um novo transporte.

4.     Preparação do pedido

Ao receber um pedido, você deve preparar a sua equipe para a próxima etapa. Agora, os pedidos devem ser separados e embalados. Isso significa que chegamos na etapa de picking e packing.

A fim de otimizar essa etapa, você deve manter o estoque organizado, o que facilita na localização de produtos dentro do CD. Encontrado o produto em questão, você deve seguir para a próxima etapa, que é a de embalagem. Escolha uma embalagem que mantenha a mercadoria segura durante todo o trajeto, evitando avarias ou defeitos graves no produto.

5.     Expedição

Com os pedidos separados, os produtos já podem ser carregados nos caminhões localizados nas docas de saída, com destino aos clientes finais. Essa etapa é realizada por veículos da empresa, por fornecedores logísticos ou por um serviço de entrega terceirizada.

Como organizar o layout de um centro de distribuição?

Você conseguiu perceber como um centro de distribuição não é tão simples como parece? Para que ele funcione da melhor forma possível, você deve organizar este CD de acordo com as suas demandas. Isso pode acontecer de duas maneiras:

  • Layout com base no fluxo de mercadorias: a fim de evitar gargalos logísticos, a organização dos setores pode ter seguir o fluxo dos produtos. Desse modo, na ponta inicial você pode manter os recebidos, no meio aqueles que são armazenados e na ponta final os que estão prontos para serem expedidos.
  • Layout conforme o giro de mercadorias: nesse modelo, os produtos que possuem maior giro são a prioridade no setor de separação. Com a finalidade de agregar produtividade, é muito comum usar esteiras elevadas para que essas mercadorias sejam encaminhadas para a separação e deixar os espaços mais livres.

Tenha em mente que a organização de um centro de distribuição é primordial para manter os processos internos eficientes – sendo executados de forma ágil. Além disso, essa organização evita transtornos operacionais e reduz os custos internos!

Se você ficou interessado no centro de distribuição e deseja investir nessa estratégia, conte com a Platinum Log!

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