O que faz a área de fulfillment?

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A área de fulfillment é capaz de manter o seu público-alvo satisfeito com os serviços prestados e maximizar os lucros. Entenda o que ela pode fazer!
O que faz a área de fulfillment?

A área de fulfillment é capaz de manter o seu público-alvo satisfeito com os serviços prestados e maximizar os lucros. Entenda o que ela pode fazer!

O objetivo de todas as empresas é aumentar o seu lucro, e para isso, é necessário investir em uma série de fatores que possam garantir a lucratividade atual e a eventual expansão no futuro.

Um desses fatores é a satisfação dos clientes, afinal, se o consumidor se sente bem com a sua marca, ele compra mais vezes com a sua empresa e divulga para os conhecidos, tornando-se um promotor por livre e espontânea vontade.

Mas você sabe qual área é responsável pelo aumento dos lucros e pela satisfação dos clientes? O fulfillment. No geral, o fulfillment se responsabiliza pela entrega do produto ao cliente final, mas, apesar de parecer simples, não estamos falando de um processo simples de ser resolvido.

Na verdade, o fulfillment deve ser visto como uma parte crucial no seu negócio. Então, vamos entender melhor sobre o tema a seguir.

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O que é o fulfillment?

Inicialmente, é importante discutir sobre o que é o fulfillment. Desse modo, o fulfillment, ou order fulfillment, refere-se ao conjunto de processos realizados entre a realização de um pedido pelo cliente até a concretização da entrega a ele.

Por isso, essas operações são responsáveis por garantir que o cliente se sinta satisfeito com a experiência de compra da sua empresa, já que o fulfillment visa realizar a entrega dos pedidos com o menor tempo possível, sem perder a qualidade esperada.

Nesse sentido, o fulfillment traz como um dos pilares a satisfação dos clientes. Isso fará com que o consumidor que já comprou alguma vez na sua marca retorne para adquirir outros produtos ou serviços.

Como funciona na prática o fulfillment?

Na prática, o fulfillment não tem um padrão de funcionamento, pois ele se adapta de acordo com as necessidades da empresa. Isso porque essa operação é composta por diversas partes móveis, a começar pelo gerenciamento de materiais, escolha de embalagens, roteirização, cálculo de cubagem e chegando a entrega ao cliente.

Além disso, o seu funcionamento depende do método escolhido, que pode ser de dropshipping, interno ou terceirizado.

O dropshipping funciona da seguinte forma: a partir do momento que o pedido entrar no pipeline, a sua equipe de vendas pode realizar o pedido ao fornecedor/varejo – e ele mesmo faz o envio do produto ao cliente.

Já o método interno, como o nome propõe, é aquele que todos os processos são feitos internamento, utilizando, por exemplo, automação e softwares que facilitam a operação.

Por fim, o método terceirizado é aquele em que a sua empresa contrata um parceiro especializado no fulfillment (como é o caso da Platinum Log). Esta empresa contratada se responsabiliza pelo armazenamento, preparação e envio dos pedidos.

Ou seja, o fulfillment faz parte da área logística de uma empresa.

Principais etapas do fulfillment

O método escolhido para o fulfillment da sua empresa pode ser um dos três mencionados acima, porém, as etapas deste processo são comuns em todos os métodos.

  1. Estoque de mercadorias

Na fase de estoque, é importante que você tenha em mente que ela não se refere apenas ao local de armazenamento dos produtos, mas também à organização do recebimento de pedidos.

Ou seja, a etapa de estoque abrange o inventário e o controle de estoque, evitando, por exemplo, a perda de produtos fora da validade ou vender uma mercadoria que não está mais disponível no estoque.

  1. Separação de pedidos

Nesta etapa, os produtos devem ser separados de forma correta para que eles cheguem ao cliente como o pedido foi realizado. Isso se refere ao produto em si e a quantidade. A etapa de separação de pedidos, ou picking, garante que o consumidor receba exatamente o que pediu.

  1. Embalagem adequada

Além de separar corretamente os produtos, é necessário investir na sua embalagem adequada. Ela não deve ser nem muito pesada, nem apertada ou com muito espaço de sobra. A embalagem ideal é aquela que garante o transporte adequado do produto sem interferir na sua integridade (chegando sem avarias, por exemplo).

  1. Transporte de pedidos

Após preparar os produtos, eles estão prontos para serem transportados ao cliente. Nessa etapa, você pode decidir por uma frota própria (que exige maior investimento), utilizar os serviços dos Correios (estando sujeito às greves e limitações do órgão) ou terceirizar o serviço com uma parceira (diminuindo os custos internos).

  1. Pós-entrega

Por fim, após a entrega do pedido, o ciclo de compra não chegou ao fim, pois você precisa disponibilizar o setor de pós-entrega, a exemplo da logística reversa. Por isso, é necessário elaborar as operações de recebimento dos produtos e afins.

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