Ao analisar os processos logísticos de uma empresa, é preciso levar em consideração diferentes tipos de operações. Nesse cenário, surge a operação Spot, então, entenda o que significa e como ela pode ser benéfica para o seu negócio.
Sabe-se que a maioria das negociações de frete são realizadas através de contratos que podem envolver um ou mais transportadoras.
Nesse sentido, a operação Spot surge com o intuito de auxiliar negócios com demandas grandes, urgentes ou difíceis de prever. Com isso, entenda melhor sobre essa negociação e os seus benefícios.
Inicialmente, é interessante trazer uma definição do frete Spot e quando ele pode ser vantajoso para a sua empresa. Dessa maneira, a operação Spot se refere a uma modalidade de frete e surge quando a empresa necessita de um serviço de transporte.
Porém, por algum motivo, a empresa não consegue realizar esse serviço por meio dos contratos convencionais já firmados. Logo, a companhia recorre a um grupo de prestadores de serviço.
Sendo assim, ressalta-se que o frete Spot apenas pode ser acionado de maneira esporádica, sendo usado em regime de urgência. Isso porque os valores que são cobrados nessa modalidade costumam ser muito maiores que o transporte comum, aquele que possui previsão contratual.
Agora que você já tem uma noção do que é a operação Spot, confira quais são as principais características dessa modalidade.
Como a operação Spot é realizada de maneira extraordinária em relação aos contratos, a fatura que o grupo de transportadoras envia tem o seu vencimento imediato. Isso ocorre, claro, de maneira diferente das parcerias, com o período de corte.
Quando você tem já uma equipe pronta para os seus serviços, todos os fretes são somados e apenas um boleto é enviado com o custo total. Desse modo, a longo e a curto prazo, a empresa pode ter mais gastos com a operação Spot.
A contratação da modalidade Spot costuma ocorrer em um cenário de urgência. Ou seja, a sua empresa precisa cumprir um chamado ou uma demanda de maneira urgente, e a sua frota não é suficiente para suprir isso ou ocorreu algum problema.
Na maioria dos casos, isso acontece em decorrência de uma exigência dos clientes, reposição de produtos ou necessidade de troca. É comum ainda que tenha surgido algum problema interno, acarretando o atraso na entrega.
Alguns negócios são muito versáteis, porém, isso não é uma regra. Sendo assim, em algumas empresas, os produtos comercializados estão inseridos em um portfólio específico. Por isso, nem todas as transportadoras atendem a esses pedidos.
Isso ocorre bastante com as transações envolvendo clientes B2C e B2B. Tenha como exemplo os distribuidores de produtos eletrônicos. Eles vendem celulares, notebooks e tablets. Os produtos são, portanto, parecidos e com volumes semelhantes.
No entanto, o caso dos distribuidores de pneus, por exemplo, envolvem itens maiores e que precisam de um investimento superior no que se refere ao frete. Esse é o setor, e afins, que costuma solicitar a operação Spot.
Como essa modalidade de frete atua em situações de urgência, o frete costuma ser de entrega imediata. Ocorre com mais frequência no frete aéreo, com prazos menores do que os oferecidos por transportes regulares (como caminhão, por exemplo).
Por fim, a última característica que trouxemos é o custo elevado dessa transação. Imagine que você está sendo contratado para um serviço urgente e que precisa de prioridade. Logo, a lógica é cobrar mais caro devido a esse caráter emergente. O mesmo raciocínio serve para a operação Spot.
Após explorar e entender as principais características da modalidade de frete Spot, confira a seguir os benefícios que podem ser percebidos com esse serviço:
Como você pôde perceber, a operação Spot pode ser muito benéfica para a sua empresa. No entanto, o ideal é contar com planejamento e organização nas suas operações de entrega.
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