Quais os impactos da quebra de estoque?

Categoria:
Se você administra uma empresa, saiba que existem alguns problemas a serem evitados no armazém, e um deles é a quebra de estoque.
Quais os impactos da quebra de estoque?

Se você administra uma empresa, saiba que existem alguns problemas a serem evitados no armazém, e um deles é a quebra de estoque.

O estoque é com certeza um dos pontos mais importantes de uma empresa. Afinal, é nele que encontramos toda a riqueza do negócio, em que os produtos serão convertidos em lucro no futuro.

Porém, o armazém de uma empresa está suscetível a muitos problemas, e um deles é a quebra de estoque. Veja como superar esses desafios e os seus principais impactos na prática!

Quais os impactos da quebra de estoque? - Platinum Log

Mas, afinal, o que é a quebra de estoque?

Inicialmente, é importante trazer o conceito da quebra de estoque para que você entenda melhor sobre o tema. Desse modo, essa quebra do estoque se refere ao momento no armazém que falta algum produto, seja qual for o motivo. Algumas das principais causas são alta demanda, falta de fornecedores e dificuldade na armazenagem.

No entanto, saiba que este é conceito mais abrangente, afinal, a quebra de estoque não se limita à gestão de recursos materiais. Por exemplo, a Receita Tributária defende que essa quebra é, na verdade, a redução do estoque por acidente, defeito, deterioração e demais causas que tornam os produtos impróprios para o consumo.

Porém, neste momento surge uma dúvida crucial: quebra e ruptura de estoque são a mesma coisa? Não!

A ruptura de estoque acontece quando o cliente se dirige à sua loja procurando algo que comumente é vendido, mas, por algum motivo, ele não é encontrado. No geral, este conceito está atrelado a estabelecimentos comerciais em que há uma relação direta com o consumidor.

Na ruptura, você tem a ausência da mercadoria já no momento da compra, o que ocorre (geralmente) por falta de organização – uma vez que estamos falando de produtos bastante procurados.

Por outro lado, a quebra de estoque tem causas relacionadas ao armazenamento incorreto, registro inadequado, vencimento próximo dos produtos e afins. Ou seja, este é um problema que advém de outras questões, e não apenas a ausência do produto por si só.

Quais são as principais causas de uma quebra de estoque?

Se você deseja evitar a quebra de estoque – e os seus consequentes prejuízos decorrentes – é importante conhecer as principais causas deste problema. Saiba, a priori, que podem ser os mais diversos motivos, e identificar a razão principal para isso é o primeiro passo para combater o problema.

1.     Furto

Os furtos seguem sendo um grande problema para as empresas, e isso pode ser um grande problema para o seu estoque. Para evitar isso, você deve investir em uma segurança de primeira, com o devido monitoramento do armazém. Além disso, reforce o controle de estoque, com contagens frequentes dos itens no inventários e o monitoramento do fluxo de entradas/saídas dos produtos.

2.     Danos aos produtos

A partir do momento em que os produtos são entregues pelo fornecedor, a sua equipe já deve realizar uma inspeção detalhada da mercadoria, evitando armazenar mercadorias danificadas. Com o acondicionamento incorreto dos produtos você está suscetível a enviar aos clientes mercadorias de má qualidade. Portanto, este é um cuidado que deve começar no recebimento dos itens no estoque.

3.     Falhas de administração

Outra causa comum da quebra de estoque é a falha administrativa, isto é, quando os responsáveis pelo armazém não atualizam ou controlam este espaço da maneira correta. Por exemplo, um produto pode ser vendido, mas não ter essa saída registrada ou até mesmo a chegada de novos itens não ser cadastrada. Isso gera muitos prejuízos no futuro, como a quebra do estoque.

Como evitar a quebra de estoque?

Com o auxílio de algumas medidas simples, você pode garantir um fluxo correto das mercadorias, evitando a quebra de estoque. No geral, isso é possível com uma gestão adequada de estoque, mas você sabe como fazer isso na prática?

  • Conte com fornecedores de qualidade: escolha fornecedores de confiança, com preços justos e atendam com eficiência os seus pedidos. Confira os prazos de entregas com eles, além das condições de pagamento (se são condizentes com a realidade da sua empresa).
  • Faça um inventário completo: é importante gerir as suas compras, e isso pode ser feito com um inventário completo dos produtos. Inclua detalhes como a entrada do item no seu estoque, validade dos produtos, quantidade disponível de cada mercadoria, data de saída, tamanho, modelos e demais informações.
  • Tenha uma equipe treinada: a sua equipe do estoque deve ser capacitada para operar nessa área. Por isso, invista no treinamento para os seus colaboradores, de modo a melhorar a administração do armazém. Todos devem estar alinhados: desde os atendentes de caixas e estoquistas até os compradores e repositores.
  • Defina um auditor de estoque: escolha um profissional específico para realizar a auditoria no estoque, de modo a fiscalizar os setores, identificando falhas nos processos e trazendo melhorias para isso. Com as devidas inspeções, você consegue mapear as áreas de maior atenção para evitar a ruptura e quebra de estoque.
  • Tenha a tecnologia como a sua principal aliada: como vimos, para evitar a quebra de estoque você precisa de, basicamente, segurança no armazém e controle administrativo – e a tecnologia pode te ajudar com isso. Com os sistemas adequados, você tem controle de todo o fluxo de mercadorias no estoque, desde a entrada até a saída.

Se você está precisando de ajuda com o armazenamento da sua empresa, conte com a Platinum Log!

Melhore o seu controle de estoque com a Platinum Log!

A Platinum Log oferece serviços especializados de armazenagem, ajudando no seu controle de estoque a partir do uso de estruturas como porta pallet, bins e blocados. Além disso, contamos com sistemas de gestão avançados para o seu armazém, como o Warehouse Management System (WMS) e opções de rastreabilidade.

A fim de agregar segurança ao seu estoque, a Platinum Log garante vigilância 24 horas nos centros de distribuição, sala cofre (para itens de maior valor) e seguimos todas as normas da LGPD, garantindo segurança e confidencialidade dos seus dados.

Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert