Qual o papel da logística na experiência do cliente?

Categoria:
A experiência do cliente é um fator primordial para o sucesso de qualquer negócio. Sabia que a logística pode te ajudar nessa tarefa? Saiba como!
Qual o papel da logística na experiência do cliente?

A experiência do cliente é um fator primordial para o sucesso de qualquer negócio. Sabia que a logística pode te ajudar nessa tarefa? Saiba como!

A experiência do cliente com certeza é um fator-chave para o sucesso das empresas, e o setor logístico tem um papel ímpar nesse sentido. Quanto melhor essa experiência, maior será o engajamento, a satisfação e a lealdade do cliente, ao passo que uma má experiência resulta em frustração, decepção e, até mesmo, a perda de vendas. Veja como a logística pode ajudar a melhorar essa experiência!

Importância de uma boa experiência do cliente para as empresas

A experiência do cliente para uma empresa é fundamental para garantir o lucro desse negócio. Nesse caso, a logística diz respeito, de modo geral, à agilidade na entrega e os custos envolvidos, tornando-se parte de uma estratégia de atendimento ao cliente mais completa. 

Além disso, podemos citar alguns fatores que contribuem na hora de moldar a experiência do cliente como a confiança da marca e consistência dos processos, conveniência para o cliente, interações simples durante toda sua jornada e a personalização da experiência

Entre os principais benefícios de uma boa experiência do cliente, é possível trazer a construção de uma boa imagem para a sua marca, uma vez que isso permite melhorar a reputação da empresa, trazendo avaliações positivas e permitindo alcançar outros clientes em potencial, além de tornar os atuais consumidores em clientes fiéis. 

A logística ajuda em todos esses aspectos, de modo a tornar as entregas mais rápidas, maior visibilidade para identificar e antecipar interrupções que influenciam os prazos de entrega, fornecendo tranquilidade e conveniência ao cliente e agregando eficácia à gestão de custos ao entregar maior visibilidade em relação aos processos. 

Qual é o papel do setor de logística na melhoria da experiência do cliente?

A logística das empresas tem um impacto considerável na experiência do cliente, o qual desempenha no ciclo de vida do produto em todos os segmentos, tendo em vista que fomenta o funcionamento adequado da organização, através da total garantia na eficiência e eficácia dos processos operacionais.

Diante desse cenário, é possível investir mais em qualidade e agilidade no atendimento com maior importância para a customer experience. Isso porque o investimento na logística é crucial para o crescimento empresarial, já que a logística é tida como uma área estratégica, atuante em todos os processos operacionais da formação do ciclo produtivo, sendo capaz de proporcionar a melhor experiência do cliente possível em todas as etapas logísticas e com a redução dos custos.

É importante ter em mente que a logística está presente desde a origem dos insumos para a produção do produto até a distribuição do produto acabado ao consumidor. Inclusive, ele passa por todas as fases da cadeia, até que seja efetuado o retorno dos resíduos, no fim da vida útil dos produtos, nas ações praticadas pela logística reversa.

Diante do destaque que a logística recebe, esse setor se mostra vital para o funcionamento da cadeia produtiva da empresa, ganhando ainda mais importância estratégica no desenvolvimento de atividades que são capazes de aprimorar o desempenho do negócio em totalidade.

No entanto, a logística vai deixando de ser uma parte atuante nas funções operacionais e limitadas ao transporte, armazenagem e distribuição, para se voltar ao planejamento, execução e o monitoramento da integralidade das atividades, o que garante fluidez e cumprimento dos prazos estabelecidos com os clientes.

Percebe como a logística é um setor que, apesar de importante, é bastante complexo? Por esse motivo, por vezes é interessante contar com a ajuda de uma empresa terceirizada para garantir uma boa execução dos processos logísticos e, ao mesmo, melhorar a experiência do cliente.

Quando investir na terceirização logística para melhorar a experiência do cliente?

A terceirização de serviços logísticos pode ser entendida como a delegação de algumas operações destinadas a uma empresa especializada. Essas atividades, portanto, costumam envolver armazenagem, transporte, montagem de pedidos, limpeza e outros serviços.

Seja destinada a empresas de médio e grande porte, centro de distribuição, comércios, varejo, atacadistas ou para outros segmentos, a terceirização logística tem um papel importante para uma prestação de serviço de qualidade. 

Isso porque as empresas contratantes contam com uma alta demanda de atividades que estão diretamente relacionadas à logística que necessitam de tempo, e isso pode acabar atrapalhando a organização dos demais setores. 

A terceirização logística traz como um dos seus resultados, além da melhor experiência do cliente com a sua marca, a redução de custos operacionais, por não haver a necessidade da disponibilidade de uma frota própria para transporte ou de embalagem dos produtos.

Além disso, sem todas as burocracias de um planejamento logístico comum, a empresa pode focar em melhorar processos que geram mais valor. Sabe-se que o mercado é bastante concorrido e a disponibilidade de informações na internet só reforça esse quadro. Logo, adotar estratégias de otimização e eliminação de desperdícios é primordial para manter sua marca entre as mais concorridas.

Para entregar uma boa experiência ao cliente, é importante ter um parceiro logístico que cuide da sua armazenagem e transporte, por exemplo. Para isso, conte com a Platinum Log!

Conheça a Platinum Log

A Platinum Log é expert em entregar soluções logísticas personalizadas e eficientes, com gestão e tecnologia de ponta. Com os nossos dashboards e torre de controle, oferecemos visibilidade em tempo real de toda sua operação logística, além de outros sistemas, como:

Através de uma gestão de estoque completa, conduzindo a evolução de pedidos em microstatus, garantimos que sua operação alcance a melhor performance. Conte com nossa inovação e inteligência para impulsionar seu negócio.

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert