Sistema de Gerenciamento de Pedidos

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Para tornar uma entrega possível e dinâmica, é necessário contar com um sistema de gerenciamento de pedidos. Acesse o conteúdo completo e saiba mais!
Sistema de Gerenciamento de Pedidos

Para tornar uma entrega possível e dinâmica, é necessário contar com um sistema de gerenciamento de pedidos. Ele agrega agilidade à sua logística.

Planejar e estruturar todo trajeto de um pedido, desde o momento da sua solicitação até que ele chegue ao cliente, com certeza é uma tarefa desafiadora. No entanto, a fim de tornar o processamento de pedidos mais simples no seu e-commerce, você pode contar com um sistema de gerenciamento de pedidos.

Dito isso, entenda a seguir o que é um sistema de gerenciamento de pedidos e como ele pode ser benéfico para o seu negócio.

Conceito de sistema de gerenciamento de pedidos

É possível definir o sistema de gerenciamento de pedidos (Order Management System - OMS) como um software cujo objetivo é gerenciar os pedidos de um e-commerce, de modo a atender e vender de forma mais econômica e eficiente.

Por isso, esse sistema fornece um lugar centralizado voltado para a supervisão de pedidos que ocorrem em todos os canais de vendas (seja ele online ou offline). Assim, saiba que esse sistema pode ser usado no comércio eletrônico e no varejo tradicional.

No geral, a finalidade do OMS é tornar mais simples o processo de pedido, desde o início até a sua conclusão. Esse sistema contribui, de forma positiva, para o desenvolvimento de todas as suas áreas, como vendas, estoque, atendimento ao cliente e afins.

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Principais vantagens do sistema de gerenciamento de pedidos

Como vimos, o OMS tem o intuito de otimizar a logística do seu negócio, e por conta disso, ele agrega diversas vantagens para a sua empresa. Portanto, vamos conferir alguns dos principais benefícios de adotar um sistema de gerenciamento de pedidos.

  • Centralizar o atendimento ao cliente

O primeiro benefício trazido é a centralização do atendimento ao cliente. Isso porque esse sistema reúne, em um só lugar, todos os dados sobre o cliente e o seu pedido. Assim, fica mais fácil de encontrar as informações que você deseja ter acesso.

Com uma única visão sobre o cenário em questão, os responsáveis pelo atendimento ao cliente podem diminuir os erros de um pedido, lidar melhor com as reclamações feitas pelo cliente e evitar a perda de receita.

Isso sem contar que, ao centralizar o atendimento ao cliente, os representantes repassam uma só informação. Caso contrário, um atendente pode falar algo diferente do outro, causando confusões com o consumidor.

  • Atendimento omnichannel

Outro benefício interessante é o atendimento omnichannel. Afinal, os clientes terão a liberdade de definir a forma a qual os produtos lhe serão entregues. E a sua empresa precisa oferecer várias opções para que o cliente define a melhor alternativa – sendo possível com a omnicanalidade.

Alguns consumidores ainda preferem buscar a mercadoria em algum lugar físico, já outros, optam pela entrega no destino indicado. Seja como for, com o sistema de gerenciamento de pedidos, você dá ao cliente a oportunidade de decidir a melhor opção para eles – garantindo uma boa experiência de compra.

  • Estoque Global e Sourcing

Com um sistema para gerenciar os seus pedidos, é possível adotar um método mais eficiente para transportar os produtos da loja/depósito até o cliente. Isso significa que você consegue diminuir os seus custos internos, podendo investir em outros setores e expandir a sua área de atuação.

  • Facilidade na entrega dos pedidos

Por fim, o último benefício que trouxemos é que o cliente tem uma melhor experiência de compra, já que a sua empresa apresentará facilidade na entrega de pedidos. Com um sistema ágil para gerenciar os seus pedidos, os clientes perceberão como o seu e-commerce atua de forma ativa e responsável. Logo, voltarão sempre para adquirir os seus produtos.

Gerenciamento de pedidos: como funciona o OMS na prática?

Na prática, ao implementar o OMS, você perceberá que o seu primeiro passo começa na realização de um pedido pelo cliente. Assim que isso acontecer, seja por telefone, na loja ou no site, os detalhes ficarão no sistema. Logo, você terá acesso a essas informações a fim de organizar o envio do pedido.

Em seguida, o setor de estoque recebe a notificação do pedido e separa a mercadoria solicitada. Essa integração faz com que o processamento do pedido seja ainda mais rápido. Desse modo, o pedido é separado, embalado, coletado pela transportadora e enviado para o cliente.

Lembre-se de que o cliente pode optar pelo recolhimento do pedido ou pela entrega no endereço indicado. Então, a sua empresa deve ter uma estrutura para isso – e por essa razão, a terceirização da logística é a melhor opção.

Com a terceirização, você não precisa se preocupar com a estrutura física de um armazém, por exemplo, com os veículos que realizam a entrega ou da capacitação dos colaboradores. Então, ao terceirizar a logística do seu negócio, você usufrui de diversos benefícios, sendo o principal deles a satisfação do cliente.

Conte com a Platinum Log e tenha a melhor plataforma logística para o gerenciamento de pedidos 

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho, além de um melhor gerenciamento de pedidos para o seu negócio. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. 

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