4 estratégias para inovar no setor logístico

Categoria:
Saiba como aplicar 4 inovações estratégicas do setor logístico para se destacar no mercado. Entenda como a tecnologia faz parte disso: leia este artigo!
4 estratégias para inovar no setor logístico

Saiba como aplicar 4 inovações estratégicas do setor logístico para se destacar no mercado. Entenda como a tecnologia faz parte disso: leia este artigo!

Ao buscar inovação no setor logístico para sua empresa, é importante ressaltar que, atualmente, a eficiência de uma operação se configura como prioridade. Não precisa descobrir a roda, através da implementação de novas soluções, torna-se possível a redução de custos, a otimização de processos e a prevenção de erros logísticos.

Por exemplo, hoje, a visibilidade ao longo da cadeia de suprimentos é essencial, com a necessidade de rastreamento em tempo real e informações precisas sobre o status das mercadorias. Isso porque a satisfação do cliente também é uma prioridade. 

Com a constante evolução da logística, você precisa adotar estratégias inovadoras para superar desafios e atender às crescentes demandas do mercado

Neste artigo, vamos apresentar 4 estratégias a partir da inovação logística que podem elevar sua posição no mercado. Se você busca eficiência, competitividade e soluções inteligentes, continue lendo este artigo!

4 inovações estratégicas para o seu negócio do setor logístico 

O setor logístico está em constante evolução, impulsionado por desafios emergentes e pela busca por eficiência. Para se destacar em um ambiente competitivo, as empresas precisam adotar estratégias inovadoras que vão além das práticas tradicionais. 

Diante de tantas inovações do mercado, a lista se estende. Mas aqui, vamos destacar as inovações chave, aquelas que podem revolucionar o setor logístico, com ênfase especial em soluções respaldadas na tecnologia. 

  1. Automação logística 

A automação logística representa uma mudança radical nas operações tradicionais, já que se desdobra em maior eficiência, precisão e agilidade. 

A partir da aplicação de tecnologias modernas em todas as fases da cadeia de suprimentos e movimentação de mercadorias, essa inovação tem repercutido excelentes resultados de negócio. 

Desde a armazenagem até o transporte, a automação pode ser aplicada para otimizar tarefas repetitivas e desgastantes, substituindo funções manuais por processos automatizados.

Algumas das vantagens da automação logística é a menor dependência de mão de obra, que resulta em eficiência e redução de despesas.  Além da precisão e consistência proporcionadas por máquinas, que minimizam erros humanos e retrabalhos.

Exemplos práticos incluem sistemas de gestão de armazéns (WMS) e sistemas de gestão de transportes (TMS), bem como máquinas especializadas, como a máquina de embalagem industrial.

Leia também: 3 Benefícios da automação logística

  1. Tecnologia IoT na rastreabilidade de produtos

A Internet das Coisas (IoT) desempenha um papel crucial na rastreabilidade de produtos, permitindo que cada item seja monitorado em tempo real ao longo de toda a cadeia de suprimentos. 

Sensores e dispositivos conectados coletam dados sobre a localização, condições ambientais e outros parâmetros relevantes. Essas informações são integradas a sistemas de análise, proporcionando visibilidade completa e em tempo real.

Os dados em tempo real ajudam a uma análise mais detalhada e tomada de decisões estratégicas. Condição esta que também pode favorecer a identificação rápida de problemas, e assim evitar perdas e otimizar a segurança.

  1. Robótica na movimentação e armazenagem de produtos

A introdução de robôs na logística tem o potencial de transformar a movimentação e armazenagem de produtos. Desde o picking automatizado até a embalagem eficiente, os robôs desempenham um papel fundamental na modernização das operações logísticas. 

Essa estratégia visa aumentar a eficiência e a precisão, liberando os recursos humanos para tarefas mais estratégicas. Muitas vezes, tudo o que uma empresa está precisando é de uma solução para o setor logístico, e a resposta está na inovação. 

Os robôs favorecem a recolha de produtos, pois os robôs podem realizar tarefas de picking com rapidez e precisão. O processo de embalagem também é mais rápido, e a menor dependência de mão de obra resulta em custos operacionais mais baixos.

  1. Análise preditiva para otimização de rotas e estoque

A análise preditiva utiliza algoritmos e modelos estatísticos para prever eventos futuros com base em dados históricos. No setor logístico, essa estratégia é aplicada para otimizar rotas de transporte e gerenciar estoques de forma eficiente. 

Ao antecipar padrões de demanda e identificar rotas mais eficazes, as empresas podem reduzir custos, melhorar a precisão das entregas e garantir níveis adequados de estoque.

Ao adotar essas estratégias inovadoras, as empresas no setor logístico são capazes de enfrentar os desafios atuais e se preparar para um futuro mais sustentável. Acredite, a inovação contínua é a melhor resposta para superar as expectativas do mercado.

Automação e tecnologia no setor logístico: vantagens e aplicações 

A automação logística é muito mais do que uma tendência; é um fenômeno que redefiniu a gestão da cadeia de suprimentos e a movimentação de mercadorias. 

Esse modelo envolve a aplicação de tecnologias modernas em todas as fases do processo logístico, desde a armazenagem até o transporte. Automatizar tarefas repetitivas e desgastantes, padronizando ações, é o cerne dessa revolução.

Mas, afinal, como automatizar a logística empresarial?

Iniciar o processo de automação logística requer uma cultura de inovação e confiança nas máquinas como auxiliares fundamentais. Mapear processos desgastantes, criar fluxos para automatizá-los e integrar parceiros ao longo da cadeia são as principais tarefas. 

Ferramentas específicas, como as que estão nos processos internos da Platinum Log, são exemplos de como impulsionar a automação. A sua tarefa, nesse caso, é terceirizar a logística do seu negócio, o resto fica por conta da empresa logística responsável. 

A adoção de tecnologias inovadoras e sistemas inteligentes, como roteirizadores e TMS, favorece todos os setores da economia. As vantagens são claras: redução de custos, menor probabilidade de erros, aumento da produtividade, otimização de estoque e uma análise detalhada para tomada de decisões estratégicas.

Este artigo também pode te interessar: O papel da cadeia de suprimentos

Conte com as inovações da Platinum Log no setor logístico

Você pode obter as soluções do setor logístico ao terceirizar a logística com a Platinum Log! Nossa solução de fulfillment traz uma nova visão para a gestão logística, a partir de automação de última geração para operações ágeis e completamente integradas. Do recebimento à entrega, há o controle total, automação e visibilidade em tempo real.

Vamos além, pois, através de soluções para o setor logístico, a nossa empresa posiciona diferentes organizações no mercado. Insira no seu negócio soluções de armazenagem flexíveis, seguras e otimize o transporte lotação no modelo B2B.

Confie na Platinum Log como sua parceira dedicada à transformação da cadeia de suprimentos. Ao conectar-se conosco, descubra como podemos impulsionar sua empresa com inovações significativas!

Entre em contato para inovar competitivamente no mercado! 

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert