Como calcular o ROI para a logística da sua empresa?

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Aprenda a calcular o ROI de maneira estratégica. Veja como esse indicador pode otimizar cada etapa da sua logística. Leia agora e conquiste o mercado!
Como calcular o ROI para a logística da sua empresa?

Aprenda a calcular o ROI de maneira estratégica. Veja como esse indicador pode otimizar cada etapa da sua logística. Leia agora e conquiste o mercado!

Calcular o ROI na logística é como ter um mapa preciso para guiar suas decisões empresariais. Como a sigla define, ao entender o retorno sobre seus investimentos, você ganha uma visão clara de quais estratégias são favoráveis à sua operação. 

Através de informações vindas deste cálculo, você conseguirá direcionar a melhor decisão para otimização de custos, aumento da produtividade e, em última análise, para o sucesso sustentável da sua empresa. 

Em um mercado dinâmico, o cálculo do ROI é mais do que uma métrica financeira; é o segredo de grandes líderes do mercado em alcançar a excelência logística e a vantagem competitiva.

Neste artigo, aprenda a decifrar os números que trazem resultados a sua operação logística e a competitividade do seu negócio. Acompanhe a leitura conosco e veja como calcular o ROI pode ser o que faltava para o sucesso logístico da sua empresa. 

O que é ROI: entenda sua importância para a logística

O Return on Investment (ROI), ou Retorno sobre Investimento, é uma ferramenta que promove a eficiência dos processos logísticos, a partir da integração de cada etapa das atividades de transporte e distribuição aos demais setores da empresa.

O ROI é um indicador de desempenho criado na esfera da gestão financeira para medir os resultados obtidos a partir de investimentos específicos. Originalmente desenvolvido para avaliar o lucro das empresas, pode ser aplicado a diversas áreas, inclusive na logística. 

No atual contexto de automação logística, o cálculo do ROI ganha relevância, permitindo aos gestores determinar a rentabilidade dos programas e dispositivos tecnológicos adquiridos pela organização.

Ter uma logística eficiente tornou-se um fator decisivo para empresas que buscam vantagem competitiva. No atual mercado, não é mais segredo que valorizamos a rapidez, a personalização e a eficácia. Esses fatores se tornaram cruciais para conquistar clientes e se destacar no mercado. 

A incorporação de estratégias logísticas bem posicionadas não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para antecipar demandas, atender expectativas e sair à frente da concorrência. 

Nesse contexto, o cálculo do ROI cabe exatamente às essas necessidades do mercado, pois é capaz de orientar a melhoria dos processos logísticos. E imaginar o porquê dessa importância não é difícil, com tudo o que já tratamos até aqui. 

Todos os nichos corporativos enfrentam decisões a todo momento, como a ampliação da frota, investimentos em tecnologia, treinamento de equipes e a capacitação dos motoristas. 

Diante disso, nada mais assertivo do que o acompanhamento rigoroso dos resultados desses investimentos. Por isso, a partir do cálculo do ROI é possível avaliar a eficácia das estratégias implementadas e realizar as adaptações necessárias.

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Como o cálculo do ROI contribui para a avaliação dos processos logísticos?

O cálculo do ROI faz parte da avaliação detalhada dos ganhos e perdas relacionados aos investimentos logísticos. Para aplicar este indicador à logística, é necessário adaptar a fórmula financeira aos processos específicos dessa área. 

Fatores como investimentos em capacitação, tempo gasto na manutenção da frota e resultados dos processos logísticos devem ser cuidadosamente considerados.

A fórmula clássica do ROI, que subtrai o valor do ganho do valor investido, divide o resultado pelo valor inicialmente investido e multiplica por 100, deve ser ajustada para incluir variáveis logísticas. 

A capacitação dos motoristas, investimentos em tecnologia e os resultados obtidos nos processos, como a redução de gastos e aumento da produtividade, devem ser incorporados ao cálculo.

Impacto do cálculo do ROI na logística

Já percebeu como a logística está em constante evolução? Aliás, não apenas nela. Pense no seu smartphone, nesse exemplo comum a todos nós, a tecnologia e as oportunidades de mercado resultam sempre em novos upgrades, que você precisa muitas vezes adquirir para cumprir com todas as suas (novas) necessidades. 

Tecnologia e oportunidades de mercado são os upgrades que você precisa para atender às demandas em constante mudança. Nos negócios, não tem mais espaço para logística básica. A competição é acirrada, e a logística é o seu "modo turbo" para alcançar a excelência na distribuição e transporte.

O cálculo do ROI possibilita a avaliação contínua dos processos logísticos, orientando os gestores na adaptação dos investimentos para fortalecer as iniciativas bem-sucedidas e corrigir aquelas que não atendem às expectativas.

A redução de custos e o aumento da produtividade, classificados como prioridades para gestores de frotas, são diretamente impactados pelo ROI

O consumo de combustível, principal custo para empresas de frota, exemplifica como o ROI contribui para a eficiência. Identificar investimentos rentáveis permite concentrar recursos no que gera lucro, mantendo a sustentabilidade financeira.

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ROI na logística: como alinhar ganhos e metas

Os gestores de transporte logístico devem utilizar o ROI como uma métrica, combinando-a com outros dados cruciais do negócio. A evolução dos investimentos ao longo do tempo e sua relação com as metas de lucro da empresa são aspectos essenciais. 

Se os investimentos aumentarem, espera-se que as metas sejam atingidas. Caso contrário, é necessário reavaliar onde os investimentos estão sendo aplicados e qual o retorno de cada um.

A fórmula para este cálculo é: (Receita gerada – Custos e Investimentos) / (Custos e Investimentos).  Antes de aplicar a fórmula do ROI, o gestor de frotas deve ter clareza sobre quais investimentos serão analisados e o período considerado. 

A adequação do indicador à realidade da frota exige a definição do que será considerado como custo e ganho. 

Os custos podem incluir investimentos em combustível, ferramentas, manutenção, treinamento e tecnologia. Por sua vez, os ganhos podem associar melhorias no tempo de entrega, redução de custos e otimização de processos.

  • Exemplo de cálculo de ROI

Considerando que uma empresa tenha investido R$2.000 mensais em um sistema de roteirização para otimizar o consumo de combustível. Antes do investimento, o gasto mensal era de R$20.000. Com o sistema, os gastos reduziram para R$15.000. Aplicando a fórmula do ROI, temos:

O sistema de roteirização traz um retorno de 650%, assim, demonstra como o ROI pode ser uma ferramenta poderosa para avaliar e otimizar os investimentos em logística.

Este cálculo na logística é uma estratégia fundamental para promover a eficiência dos processos, assim, permite uma avaliação detalhada dos investimentos e a tomada de decisões respaldadas em informações reais. 

O constante aprimoramento das práticas logísticas torna-se possível com a implementação de um sistema contínuo de avaliação e adaptação. A seguir, entenda como a Platinum Log pode ajudar a sua empresa no mercado atual.

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A partir de dashboards e relatórios, é possível ter um panorama em tempo real das principais métricas do seu negócio, portanto, fazer uma análise precisa do desempenho da sua logística.

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