Como funciona a logística para o mercado eletrônico?

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Você pretende se aventurar no mercado eletrônico e investir em um empreendimento moderno? Então, entenda como funciona a logística nesse segmento!
Como funciona a logística para o mercado eletrônico?

Você pretende se aventurar no mercado eletrônico e investir em um empreendimento moderno? Então, entenda como funciona a logística nesse segmento!

Comprar e vender pela internet se tornou uma verdadeira febre no mundo inteiro. Por isso, os empreendedores se sentem estimulados a se aventurarem nesse comércio virtual – em especial, em segmentos que lidam com celulares, computadores e outros equipamentos eletrônicos.

No entanto, é necessário saber como entrar nesse mundo, a começar pela logística. Entenda como funciona a logística para o mercado eletrônico a seguir!

A importância da logística no mercado eletrônico

A logística é o processo necessário para que uma empresa conduza o processamento de pedidos. Para que um pedido seja concluído, ele precisa ter uma boa gestão desde o armazenamento, estoque, distribuição, picking e packing, transporte e pós-venda. Você já havia pensado sobre tudo isso no mercado eletrônico?

Dessa maneira, a logística visa planejar, executar e controlar todos os passos que um pedido costuma lidar. Do ponto de vista do cliente, ele só pede o seu equipamento, paga por isso e recebe no endereço informado. Porém, os bastidores da sua empresa precisam de outros cuidados.

No varejo virtual, a logística deve ser ainda mais dinâmica do que o comum, uma vez que essa loja funciona 24 horas por dia e sete dias na semana. Não há uma pausa, e por conta disso, você deve ter certeza da disponibilidade de equipamentos no estoque e o que está sendo oferecido no site.

Os eletrônicos ainda precisam de um rigor maior no estoque (na forma que são armazenados) e no transporte (evitando avarias e defeitos graves que comprometem o funcionamento do aparelho).

Uma logística bem planejada torna a jornada de compra otimizada. No geral, essa jornada conta com as seguintes etapas:

Preparação do pedido: quando o pedido é recebido, o setor do estoque já localiza e identifica a mercadoria, autorizando o seguimento do pedido ou não de acordo com a disponibilidade no armazém.

Processamento do pedido: depois que o pedido é efetuado pelo cliente, são verificadas as informações sobre o pagamento. Com tudo certo nesse sentido, o pedido se torna válido e segue para os próximos passos.

Confirmação: o produto é separado no estoque, devidamente embalado, com a emissão da nota fiscal e é expedido ao transportador responsável pela entrega. É aqui dessa expedição que o tempo de entrega começa a contar.

Entrega: com rotas bem definidas, as entregas podem ser feitas rapidamente, aumentando a satisfação dos clientes em relação a sua marca.

Principais cuidados com a logística de mercado eletrônico

No mercado eletrônico, a logística requer muitos cuidados específicos, sendo os principais no envio e no transporte, mas isso não diminui as exigências que outros processos trazem. Confira de forma detalhada como a logística deste mercado precisa da sua atenção.

1. Cuidado com as embalagens

Os eletrônicos são produtos frágeis – não como o vidro, por exemplo, mas de uma certa fragilidade. Por isso, o primeiro cuidado é com as embalagens.

Com a proteção adequada, os seus produtos vão chegar no endereço do cliente sem nenhuma avaria ou defeito. Isso evita prejuízos financeiros, queda da satisfação dos clientes e a necessidade de troca ou cancelamento de pedidos.

Redobre a proteção da sua embalagem atual, fazendo com que o aparelho chegue em boas condições na casa do consumidor. Se possível, personalize e padronize as suas embalagens. Isso vai causar uma boa impressão para os clientes!

2. Escolha um serviço de entrega de qualidade

Mais importante do que entregar um produto em boas condições é fazer isso em tempo hábil. Por isso, escolha um serviço de entrega de qualidade, com custos acessíveis de frete e prazos compatíveis com a sua necessidade.

Neste momento, é comum que os gestores e líderes se questionem sobre a melhor opção, frota própria ou terceirizada. Ambas trazem pontos positivos e negativos, dependendo do seu ponto de vista.

De um lado, a frota própria traz liberdade, mas também custos muito altos. Por outro, a terceirizada, que além de reduzir os seus custos logísticos também oferece flexibilidade para a realização da entrega.

Essa flexibilidade se refere às dimensões dos produtos transportados, prazos e endereços. Algumas transportadoras trazem muitas restrições quanto a isso, então, fique atento!

3. Agregue recursos tecnológicos à sua gestão

A tecnologia pode ser a sua grande aliada! Para gerir a sua empresa inserida no mercado eletrônico, contar com recursos tecnológicos pode ser uma excelente opção.

Com a tecnologia, é possível evitar desencontro de informações, integração de dados e de setores e diminuir falhas manuais. Um exemplo disso é a Enivix, que oferece soluções terceirizadas de logística.

Afinal, a logística é um grande desafio para todas as empresas, e a Platinum Log veio para descomplicar isso!

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