Cross Docking: simplificando a logística de movimentação

Categoria:
Cross docking é um sistema logístico que recebe encomendas dos fornecedores em um centro de distribuição. Saiba como ele simplifica a logística do seu negócio!
Cross Docking: simplificando a logística de movimentação

Cross docking é um sistema logístico que recebe encomendas dos fornecedores em um centro de distribuição. Saiba como ele simplifica a logística do seu negócio!

Se você deseja melhorar a sua logística de movimentação, o cross docking é um caminho interessante para isso. Afinal, nele, as mercadorias são preparadas para o despacho e entregues ao consumidor final, sem a necessidade de passar pelo lojista. Entenda melhor sobre essa estratégia a seguir. 

O que é cross docking? 

Inicialmente, é importante destacar que o Cross Docking se refere a um sistema logístico que foca no fluxo de mercadorias — e não na sua armazenagem. Através deste método, os pedidos são recebidos em um centro de distribuição e, em seguida, preparados para o seu despacho e entregues ao cliente final.

Neste processo, os pacotes são enviados pelo fornecedor ao CD, sem a necessidade de passar pelos lojistas). E, neste centro, as mercadorias não costumam ficar paradas por muito tempo, afinal, a agilidade é o principal intuito do cross docking.

Desse modo, o centro de distribuição é uma área de transição, ou seja, é neste local que as encomendas são transferidas de um transporte a outro: do veículo de entrada para o de saída. No geral, nas metrópoles, os transportes de saída são de menor porte, o que facilita o deslocamento no trânsito, uma vez que veículos maiores têm acesso limitado à maioria dos locais.

Outro ponto que merece destaque é que o cross docking é vinculado ao Just in time, que tem como objetivo manter a menor quantidade de itens estocados. Ele é ideal para lojas que comercializam produtos sazonais e com alta saída e recorrência, em razão da sua entrega eficiente.

Mas como funciona o cross docking na prática?

Para que você entenda melhor sobre o tema, é preciso compreender como o cross docking funciona na prática:

  1. Primeiro, o cliente realiza o pedido na loja virtual.
  2. Em seguida, o lojista, que não está com o produto solicitado junto dele, confere o pagamento e solicita o artigo ao fornecedor (aqui entra o Just in time).
  3. Com isso, o fornecedor começa com os seus processos de separação da mercadoria e encaminha o item ao centro de distribuição de cross docking (veículo de entrada).
  4. O CD repassa o pedido para o transporte de saída, a fim de que ele seja entregue ao cliente.

Qual o momento ideal para adotar o Cross Docking?

Como vimos, o cross docking é um modelo muito benéfico e ágil, porém, será que ele é uma estratégia interessante para todas as empresas? Esse novo investimento precisa ser analisado antes de ser executado. 

Por esse motivo, antes de realizar esse tipo de transição, é preciso se certificar de que você conta com fornecedores confiáveis e analisar outros fatores, como:

  • Boa previsibilidade de fluxos

Se o seu negócio possui um bom número de clientes regulares, que costumam pedir uma determinada quantidade de produtos, o cross docking provavelmente vai funcionar bem. No modelo B2B, temos a previsibilidade das demandas como uma das características, sendo mais viável contar com essa alternativa do que formar um estoque de segurança.

  • Produtos perecíveis e de baixa validade

Outro cenário em que o cross docking é uma opção interessante é quando os negócios envolvem produtos que se deterioram rapidamente ou perdem a validade com facilidade, a exemplo das empresas alimentícias.

  • Promoções e ofertas especiais

Eventos especiais, datas comemorativas e período de promoções costumam trazer um volume maior de pedidos do que o normal. Nesse caso, o cross docking consegue otimizar as entregas, mesmo lidando com picos de demanda. Inclusive, o varejo e os outlets são os que mais usam esse serviço.

Nesses casos, você pode aproveitar os benefícios do cross docking, que são:

  1. Agilidade logística: com um fluxo único entre fornecedor e CD e de rotas de entrega otimizadas, o despacho ocorre de modo mais eficiente.
  2. Não precisa arcar com um estoque: com o cross docking, não é preciso contar com um espaço físico para o armazenamento dos seus produtos, nem de um operador.
  3. Custos baixos: como não há necessidade de manter um estoque, os investimentos são destinados a produtos que têm saída e que, consequentemente, geram retorno (ROI).

A presença da tecnologia na implementação do cross docking

Você já deve saber como é importante contar com a tecnologia para melhorar a logística do seu negócio, não é mesmo? Com o cross docking não é diferente. Você pode contar com a ajuda de recursos tecnológicos para implementar essa estratégia no seu negócio. 

Um exemplo de tecnologia que pode estar presente neste processo é o ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema integrado de gestão empresarial. O seu objetivo principal é sincronizar sua cadeia de suprimentos, de modo a organizar os produtos que são solicitados (pelo cliente e ao fornecedor) e enviados (tanto pelo fornecedor como pelo centro de distribuição).

Essa tecnologia é o fluxo de informação ideal para o seu negócio lidar melhor com os diversos elementos do ponto de vista logístico e fiscal. Em outras palavras, o ERP funciona como um software de gestão que unifica informações e facilita o fluxo de trabalho entre as áreas.

Se você precisa de ajuda para melhorar a logística do seu negócio, conte com a Platinum Log!

Conheça a Platinum Log!

Com mais de 10 anos de experiência no ramo, a Platinum Log oferece soluções e gestão logística, abrangendo todas as etapas do processo, desde a estratégia até a execução diária e o monitoramento de resultados. 

Com a nossa plataforma OMS e os sistemas WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transport Management System), garantimos o tratamento e acompanhamento eficiente de todos os fluxos e processos internos.

Além disso, levamos em consideração as particularidades e detalhes do fluxo de negócios de nossos clientes, trabalhando em conjunto para criar estruturas e processos que otimizam a cadeia logística como um todo.

Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert