Entenda o que é e como fazer um bom controle do estoque

Categoria:
Como fazer o controle de estoque corretamente? Saiba o que é e aprenda a implementar as melhores práticas para garantir o sucesso da gestão. Leia agora!
Entenda o que é e como fazer um bom controle do estoque

Como fazer o controle de estoque corretamente? Saiba o que é e aprenda a implementar as melhores práticas para garantir o sucesso da gestão. Leia agora!

A tecnologia nos processos logísticos é uma estratégia indispensável no contexto do controle de estoque. A crescente complexidade dos mercados modernos exige que os gestores implementem soluções ágeis.

Hoje, a incorporação de tecnologias avançadas e processos automatizados é a chave para atingir esses objetivos, como a implementação de sistemas de gestão de estoque para visualização em tempo real de todas as operações. 

Ferramentas de rastreamento de produtos, códigos de barras, sensores de RFID, e softwares especializados permitem um monitoramento preciso do movimento de mercadorias. 

Neste artigo, entenda como esses recursos impactam positivamente no controle de estoque, desde a redução de erros humanos até a identificação e localização dos produtos no armazém.

Controle de estoque: o que é e como fazer corretamente

O controle de estoque vai muito além de um simples check list, porque esta é a base que sustenta o planejamento estratégico de um negócio. Trata-se da gestão cuidado de produtos e mercadorias desde o momento em que entram no armazém até o instante em que são adquiridos pelo cliente. Essa tarefa exige uma visão completa da cadeia de suprimentos, pois só assim todos os setores estão cientes da situação de cada item.

O controle de estoque, dessa maneira, evita problemas como falta de produtos, estocagem desnecessária, uso exagerado de espaço, danificação de produtos e mercadorias fora dos prazos de validade.

Ademais, a utilização de algoritmos avançados e análise de dados proporciona novas ‘’inspirações’’ para agir em relação a padrões de demanda, sazonalidades e comportamento do consumidor. 

Como fazer o controle de estoque corretamente?

Quando você descobre os segredos do controle de estoque, diretamente você acessa a discussão sobre a automação como protagonista na busca pela eficiência operacional. Imagine desde a chegada das mercadorias até o momento do despacho para os clientes, tudo fluindo com precisão e agilidade. A automação é capaz de fazer isso acontecer! Com isso, não apenas reduz o tempo de ciclo, mas também minimiza erros humanos. 

No centro desse processo, os sistemas automatizados de picking, embalagem e transporte também cumprem um papel vital, pois transformam operações complexas em tarefas fluidas. 

Contudo, a revolução não para por aí. A automação da logística é o segredo para uma gestão de inventário mais inteligente, porque também elimina contagens manuais demoradas e os substitui por inventários rápidos e precisos.

E como esses avanços se conectam? A resposta está na integração. A tecnologia não apenas aprimora processos isolados, mas também tece uma rede interconectada. A comunicação eficiente entre plataformas de gestão de estoque, sistemas de automação e softwares logísticos cria uma sincronia operacional. 

As informações fluem em tempo real, e esse pode ser, inclusive, o seu diferencial competitivo, diante de decisões rápidas e precisas. 

Reconhecer a tecnologia e a automação como pilares do controle de estoque é mais do que uma escolha; é uma necessidade estratégica. Afinal, são recursos responsáveis por posicionar as empresas para enfrentar os desafios dinâmicos do mercado contemporâneo.

Listamos, a seguir, algumas estratégias essenciais para o controle de estoque, que vão facilitar a sua gestão, confira: 

  • Organização do espaço: definir um local de estoque otimizado considerando requisitos de armazenamento e refrigeração, bem como frequência de reabastecimento;
  • Planejamento de quantidades mínimas e máximas: estabelecer limites para a quantidade de produtos em estoque, evitando extremos de falta ou excesso
  • Criação de rede de parceiros comerciais: (muito importante) colaborar com fornecedores confiáveis que atendam prazos e ofereçam condições favoráveis.

Estamos diante da importância crítica do controle de estoque para o sucesso de empresas na atualidade, os gestores logísticos devem, portanto, incorporar essas estratégias para otimizar seus processos. 

Mas como fazer isso de maneira eficaz? Acompanhe a próxima leitura para entender como a terceirização logística é uma saída sustentável para o seu negócio!

5 Dicas para não errar no controle de estoque 

O controle de estoque é muito mais do que garantir a disponibilidade certa de produtos. Como você já sabe, pode ser a sua estratégia de negócio que irá definir o sucesso do seu negócio. Aqui estão algumas dicas para não errar nesse desafio:

  1. Integre tecnologia e automação

Aposte na automação para reduzir erros e otimizar espaço. Utilize sistemas modernos para obter insights valiosos sobre padrões de demanda e eficácia operacional. Ferramentas avançadas permitem a previsão de demanda, eliminando erros humanos.

  1. Mantenha-se conectado

A comunicação eficiente entre plataformas de gestão de estoque, automação e softwares logísticos é fundamental. Crie uma rede interconectada para informações fluírem em tempo real. Decisões rápidas e precisas são possíveis com uma sincronia bem estabelecida na operação logística.

  1. Aprimore continuamente

Controle de estoque é vital para o sucesso empresarial. Adote práticas modernas, pois a inovação não é uma opção, mas uma necessidade. Esteja atento às melhores práticas e inovações na logística.

  1. Explore métodos e estratégias

Entenda os diferentes métodos como PEPS, UEPS, Custo Médio, Just in Time, Curva ABC, entre outros. Reconheça que a logística desempenha um papel vital na eficácia desses métodos. Mantenha uma cadeia de suprimentos bem gerenciada para garantir a disponibilidade certa de produtos.

  1. Considere a terceirização logística:

Empresas especializadas, como a Platinum Log, oferecem expertise na gestão eficiente de armazéns, transporte e distribuição. Integre sistemas de gestão de estoque com parceiros logísticos terceirizados para benefícios como monitoramento em tempo real e redução de custos.

A terceirização logística oferece uma visão mais ampla da cadeia de suprimentos, por isso pode facilitar o total controle de estoque. Concentre-se nas atividades principais, enquanto especialistas cuidam da logística.

Ao considerar a terceirização logística, você encontrará a solução eficaz para os processos de controle de estoque. Empresas especializadas em logística, como a Platinum Log, podem oferecer a experiência na gestão eficiente de armazéns, transporte e distribuição.

Além disso, ao terceirizar a logística, você terá uma visão mais ampla da cadeia de suprimentos, o que para seu negócio irá facilitar na hora de decidir por uma metodologia mais estratégica para o controle de estoque.

Conte com a Platinum Log para ter um bom controle de estoque 

Na busca por uma solução, a Platinum Log é a sua parceira de negócio. A combinação de tecnologia avançada e um sistema de gestão inovador proporciona benefícios significativos, especialmente nas áreas de armazenagem e controle de estoque.

Contamos com um sistema de gestão avançado que assegura a acuracidade de expedição, seguindo os métodos FIFO e LIFO. Utilizando coletores de dados, garantimos a rastreabilidade de cada mercadoria armazenada, proporcionando total visibilidade e controle sobre seu inventário. 

Nossos serviços de fulfillment, por exemplo, oferecem um controle de todas as etapas da sua operação logística. A tecnologia online, com atualizações em tempo real, permite a supervisão direta, garantindo eficiência e precisão em cada etapa do processo. 

A plataforma Platinum não apenas serve como uma torre de controle, mas também é responsável pela total integração e automação dos processos. Acompanhe a localização e o status de seus pedidos em tempo real por meio de nossa plataforma de monitoramento. 

A Platinum está pronta para fazer parte do sucesso logístico do seu negócio. Entre em contato agora mesmo, estamos prontos para essa parceria!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert