O custo do frete influencia a decisão de compra do cliente?

Categoria:
O custo do frete influencia mais os consumidores do que o próprio preço do produto na decisão de compra. Veja como reduzir o custo agora!
O custo do frete influencia a decisão de compra do cliente?

custo do frete influencia mais os consumidores do que o próprio preço do produto na decisão de compra. Veja como reduzir o custo agora! 

O frete muitas vezes é visto como uma surpresa desagradável, já que pode encarecer bastante o preço final da compra. Mesmo que o produto em si tenha um preço bom, um frete caro pode acabar afastando os clientes. 

Por isso, é essencial oferecer opções que sejam tão acessíveis quanto transparentes. Isso não só atrai mais clientes, mas também os mantém fieis, especialmente em um mercado competitivo como o atual. 

Leia este artigo para compreender como o custo do frete afeta a decisão de compra e encontrar maneiras de reduzir esses custos, confira, nossas dicas práticas para deixar o custo do frete mais atraente. 

O custo do frete: um fator decisivo para sua empresa

O frete é mais do que uma simples taxa de envio. Para muitos clientes, é um dos principais fatores que influenciam a decisão de compra, ficando logo atrás do preço do produto em si. 

Quando os consumidores estão navegando online em busca de produtos, o valor do frete pode ser um divisor de águas. Muitas vezes, uma taxa de envio elevada pode fazer com que um item aparentemente acessível se torne muito caro, desencorajando a conclusão da compra. 

Assim, torna-se ainda mais relevante em um mundo onde as compras online se tornaram a norma, e os clientes esperam conveniência e transparência nos custos de entrega. Veja os principais impactos negativos de um frete ineficiente:

  • Desistência de compra: frete caro pode levar os consumidores a abandonarem o carrinho de compras, resultando em perda de vendas para as empresas.
  • Prejuízo à competitividade: empresas que cobram altas taxas de frete podem perder competitividade no mercado, especialmente em comparação com concorrentes que oferecem frete mais acessível.
  • Impacto na margem de lucro: custos elevados de frete podem reduzir a margem de lucro das empresas, afetando sua saúde financeira e capacidade de investimento.
  • Limitações: frete caro pode limitar a expansão geográfica das empresas, restringindo seu alcance a determinadas regiões ou mercados.
  • Percepção negativa da marca: frete caro pode afetar a percepção dos consumidores sobre a marca, levando-os a associá-la a custos adicionais e falta de consideração pelo cliente.
  • Impacto ambiental: em alguns casos, o uso de modalidades de transporte mais caras pode resultar em um maior impacto ambiental, devido ao aumento das emissões de carbono associadas ao transporte.

Agora que você entende todos esses impactos, leia mais, a seguir, sobre quais são as principais soluções para você reduzir o custo do frete

Leia também: Use estratégias de frete para potencializar as vendas online

5 Dicas para você reduzir o custo do frete

Reduzir o custo do frete é uma preocupação fundamental para muitas empresas, especialmente aquelas que dependem fortemente de operações logísticas para entregar seus produtos aos clientes. 

Felizmente, hoje em dia, existem diversas tecnologias e estratégias disponíveis que podem ajudar a minimizar esses custos e tornar as operações de transporte mais eficientes. A seguir, algumas dicas práticas para alcançar esse objetivo:

  1. Utilize software de gestão logística: investir em um software de gestão logística pode proporcionar maior visibilidade e controle sobre as operações de transporte, ajudando a identificar áreas de ineficiência e oportunidades de otimização.
  1. Considere a logística reversa: implementar um sistema eficiente de logística reversa pode ajudar a reduzir os custos de frete ao reutilizar embalagens e minimizar o desperdício.
  1. Agende entregas de forma eficiente: utilize tecnologias de roteirização e agendamento de entregas para otimizar as rotas dos veículos e reduzir os custos com combustível e mão de obra.
  1. Negocie com fornecedores e parceiros de transporte: esteja sempre aberto a negociar preços e condições de pagamento com fornecedores e parceiros de transporte, buscando as melhores ofertas e condições para sua empresa.
  1. Monitore e analise os custos regularmente: mantenha um controle regular dos custos de frete e analise os dados para identificar padrões e oportunidades de economia. A partir dessas análises, ajuste suas estratégias conforme necessário para otimizar os custos.

Lembre-se de que reduzir o custo do frete não se trata apenas de economizar dinheiro, mas também de melhorar a eficiência e a competitividade da sua empresa no mercado. Ao implementar essas dicas e utilizar as tecnologias disponíveis, você estará no caminho certo para alcançar esses objetivos.

Leia mais: Fidelize clientes com melhores custos de frete

Conte com os serviços da Platinum Log para reduzir custos com frete

Nossa gestão eficiente de estoques e distribuição garante que suas mercadorias sejam armazenadas B2B com segurança e entregues no prazo, mantendo a integridade dos produtos e reduzindo custos de armazenamento desnecessários.

Através de nosso serviço de transporte lotação B2B, e também nossa expertise em logística, otimizamos suas rotas de transporte, garantindo a entrega eficiente de grandes volumes de carga. Com isso, prepara-se para redução nos custos de transporte e maior agilidade nas entregas.

Com entregas precisas, rastreamento eficiente e gerenciamento de última milha, garantimos uma experiência positiva para o cliente final, ao mesmo tempo em que reduzimos os custos de transporte.

Aproveite o nosso serviço completo de fulfillment, pois assim cuidamos de todo o processo de atendimento ao cliente, desde a recepção do pedido até a entrega final. 

Com etapas como picking e packing gerenciadas de forma eficiente, garantimos uma experiência excepcional para o cliente, ao mesmo tempo em que reduzimos os custos operacionais da sua empresa.

Nosso espaço amplo e seguro para operações relacionadas a contêineres permite o armazenamento temporário, manuseio eficiente e movimentação adequada de contêineres. 

Ao terceirizar o uso do pátio para contêineres conosco, sua empresa pode otimizar o espaço e a gestão de ativos logísticos. Por consequência, reduzir os custos e melhorar a eficiência operacional.

Coordenamos toda a logística do seu negócio. Com isso, sua empresa pode contar com uma gestão logística simplificada e redução nos custos de transporte.

Entre em contato e aproveite as tecnologias logísticas para se posicionar competitivamente no mercado! 

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert