Para que um negócio consiga realizar as suas entregas, é necessário contar com diversas modalidades de envio do produto. Um desses modos é o frete econômico, que pode impactar, de maneira significativa, nas suas vendas.
Tendo em vista que o e-commerce se trata de um segmento em constante crescimento no Brasil, é necessário contar com fatores que tornem a compra atrativa para o consumidor. Um exemplo disso é oferecer o frete econômico, pois este pode ser um ótimo diferencial para vendas.
Dito isso, vamos explorar a seguir de que maneira o investimento em um frete econômico pode impactar no seu negócio.
Um frete econômico pode ser entendido como um dos modos de envio de produtos, porém, a diferença é que aqui as taxas são menores em comparação com outros envios – como a entrega expressa. No geral, o frete econômico oferece uma quantidade menor de entregas.
Ao enviar algum produto, a opção mais escolhida é a de serviço de correspondência. Contudo, esse serviço costuma cobrar taxas específicas e um tempo de entrega diferenciado – o que depende do produto. Já no frete econômico, o valor de entrega, como o nome já nos propõe, é muito mais acessível que o comum.
Em compensação, o prazo de entrega do frete econômico é maior, e é escolhido por pessoas que não têm pressa para receber o produto. Essa modalidade é oferecida pelos Correios (com o PAC) e por algumas transportadoras privadas.
No setor do e-commerce, é necessário que os negócios ofereçam fatores atrativos para o consumidor. Um desses fatores é o oferecimento de modalidades de envio para que o cliente se sinta inclinado a fechar a venda, como o frete econômico.
Desse modo, você deve oferecer ao consumidor opções de frete, como o frete econômico e o frete expresso. Porém, vamos avaliar a seguir dois dos principais motivos para investir no frete econômico para o seu negócio:
Se você deseja adotar um frete econômico, e deseja economizar com os custos logísticos, uma opção interessante é a terceirização do transporte. Essa é uma via atrativa para a redução de custos logísticos e, consequentemente, o aumento do lucro da empresa.
Os preços de entrega variam com base na região, tamanho do produto e prazos. Para isso, você deve conversar com a empresa que deseja contratar para o transporte terceirizado. Assim, é possível alinhar os seus preços e objetivos, isto é, se pretende oferecer um frete econômico, com prazos maiores de entrega e valores menores.
Por esse motivo, vemos que a terceirização é uma alternativa ideal para as empresas que querem economizar, do ponto de vista logístico, e agradar a maioria dos seus clientes. Saiba como essa terceirização pode ser benéfica para otimizar a sua logística.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Conheça os nossos serviços que podem ajudar na logística do seu negócio!