Precisão no transporte: estratégias avançadas de cálculo de frete

Categoria:
Se você deseja melhorar a atuação da sua empresa no que se refere ao transporte, comece com o cálculo de frete! Saiba como fazer isso com precisão.
Precisão no transporte: estratégias avançadas de cálculo de frete

Se você deseja melhorar a atuação da sua empresa no que se refere ao transporte, comece com o cálculo de frete! Saiba como fazer isso com precisão. 

O cálculo de frete em relação aos serviços de transporte é dos fatores que mais gera dúvida entre os gestores no que se refere às transportadoras. Isso porque esse procedimento é o primeiro passo para precificar as entregas, além de estabelecer valores com base em algumas variáveis, envolvendo taxas e demais custos operacionais. Confira agora como calcular o seu frete!

Por que o cálculo de frete correto é importante?

Entre outros motivos, o cálculo de frete feito de maneira correta é importante para evitar prejuízos financeiros para o seu negócio. Esses prejuízos costumam surgir a partir de erros nos cálculos manuais de frete.

Sabe como esses erros são perceptíveis na prática? É passado para o cliente um determinado valor de frete. Porém, ao longo da realização do serviço de transporte, você percebe que o valor real foi o dobro do investido pelo cliente. Como resultado disso, você terá um prejuízo financeiro diante do investimento em outros setores da empresa que pode ser cortado para equilibrar as finanças. 

Nesse sentido, quando o cálculo de frete é feito de forma equivocada, saiba que isso afetará a imagem da sua marca, transmitindo a imagem de desorganização. Isso sem contar que esses erros, quando frequentes, podem afastar os clientes atuais e impedir a conquista de novos.

Além disso, saiba que o valor do frete errado pode ser cobrado além do necessário, o que vai gerar a insatisfação do cliente. Quando o valor está abaixo do que deveria, claro que isso vai deixar o cliente satisfeito, contudo, essa situação trará um certo prejuízo no fluxo de caixa da sua empresa.

Leia mais: Fidelize clientes com melhores custos de frete.

Você sabia que a maior causa desses problemas é porque o cálculo é feito manualmente? Com o cálculo de frete manual, você pode deixar de lado algumas tarifas importantes, como taxas, alíquotas e outras variáveis.

Como fazer o cálculo de frete do jeito correto?

Para realizar o cálculo de frete da maneira correta saiba que isso é um resultado do entendimento e conhecimento dos custos diretos, valores fixos e variantes da frota. Você tem posse de todas essas informações? 

O primeiro passo desse cálculo é definir o valor do frete – e neste momento não deixe de considerar a cubagem. No caso dos caminhões, 1 metro cúbico equivale a 300 kg. De forma resumida, a cubagem nada mais é do que a relação entre o peso da carga e o espaço que ela ocupa no veículo.

Desse modo, para finalizar o cálculo de frete, é preciso considerar os gastos indiretos mensais que são gerados a partir da administração das operações logísticas, a exemplo da manutenção nos equipamentos e mão de obra. Apenas com essas informações se torna possível definir os valores de fretes considerando que eles vão afetar o preço dos serviços.

Mas você sabia que existem outros fatores relevantes que precisam ser considerados no cálculo de frete?

É importante ter em mente que para alcançar um valor real do frete, você deve levar em conta diversos fatores que variam de acordo com o tipo de empresa. A partir de uma perspectiva geral, você deve analisar os seguintes aspectos:

  1. Tipo de transporte: uma vez que há situações que exigem determinados tipos de transporte (como caminhão, trem ou balsas), os modais de transportes podem influenciar essa decisão.
  2. Valor da carga: o cálculo de frete se baseia no preço da nota fiscal, uma vez que ele determina se a carga precisará de cuidados específicos – como veículos especiais, a exemplo do transporte de vinho.
  3. Características da carga: existem algumas cargas perecíveis ou perigosas que exigem cuidados especiais, como os produtos químicos. Desse modo, a transportadora deve escolher um veículo adequado, manuseio específico e embalagens especiais.
  4. Peso: o peso é obtido a partir do peso bruto e o peso cubado dos itens, levando em consideração o maior valor entre eles.
  5. Distância percorrida: essa distância resulta do valor de combustível e pelo tempo gasto nos trajetos.
  6. Características do cliente: caso o local da entrega seja de difícil acesso, a transportadora pode acrescentar uma taxa extra.

Taxas que influenciam o cálculo de frete

No cálculo de frete, você também deve considerar algumas taxas antes de fechar um valor. Confira alguns exemplos de taxas que devem entrar no seu radar.

  • Devolução de produtos: gera custos de acordo com a rota e um frete adicional pode ser cobrado, com o acréscimo do ICMS.
  • Pedágio: você sabia que em caso do transporte de carga fracionada, um valor fixo será cobrado por 100 kg ou pela fração da carga?
  • Reentrega: se o cliente não estiver no local na hora da entrega, o produto será reenviado em outro momento, gerando uma cobrança extra no valor do frete.
  • TDE (Taxa de dificuldade na entrega): costuma ser cobrada quando a entrega é feita em locais perigosos ou de difícil acesso.
  • TFD (Taxa de Fiel Depositário): se uma entrega for apreendida pela Secretaria da Fazenda, a transportadora é considerada como “Fiel Depositário” e é cobrada uma taxa diária.

Se você precisa de ajuda para melhorar o setor de transportes da sua empresa (incluindo questões como o cálculo de frete), conte com a Platinum Log!

Conheça os serviços de transporte da Platinum Log

Conheça os serviços de transporte que a Platinum Log oferece para o seu negócio decolar!

  • Transporte Lotação B2B

Também conhecido como carga fechada, o transporte lotação consiste no preenchimento de toda a capacidade do veículo com a carga de um cliente, o que resulta em uma entrega direta e eficiente para o destino indicado. Para isso, contamos com uma ampla frota de veículos. Estamos preparados para atender à sua demanda com o nosso transporte lotação.

  • Transporte DTA

Somos especialistas em operações de transporte de container, trazendo soluções eficientes para o escoamento de cargas nos principais portos do Brasil, como Itajaí, Navegantes, Itapoá e Santos. Seja para importação ou exportação, essa modalidade exige conhecimento especializado, já que os caminhões devem apresentar estruturas específicas para o transporte de cargas por rodovias, além de seguir normas específicas para a movimentação portuária.

  • Transporte Fracionado B2C

Investimos em tecnologias, equipamentos e ferramentas para garantir o transporte seguro dos seus produtos. Todos os nossos fretes são rastreados, o que agrega maior segurança e comodidade aos clientes. Com o uso do nosso sistema de monitoramento (TMS), é possível acompanhar o trajeto da entrega desde o momento da coleta até a sua conclusão no destino indicado. 

Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert