Qual o impacto do picking no processo logístico?

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Para te ajudar em todo o processo logístico, desde a compra com seu fornecedor até a entrega ao cliente, o picking surge como uma ótima solução. Entenda!
Qual o impacto do picking no processo logístico?

Para te ajudar em todo o processo logístico, desde a compra com seu fornecedor até a entrega ao cliente, o picking surge como uma ótima solução. Entenda!

De maneira geral e resumida, o picking é o processo de movimentação da mercadoria do estoque para a distribuição. Parece simples? De fato, é! Porém, essa etapa logística requer uma atenção especial, afinal, os seus resultados têm impacto direto na experiência de compra do cliente. Entenda melhor sobre o assunto a seguir!

Leia mais: Como oferecer uma boa experiência de compra para o cliente?

O que é picking e como esse processo funciona?

Inicialmente, devemos explicar o que é o picking, que pode ser entendido como uma das atividades mais cruciais no processo logístico. Este termo se refere ao processo de coleta e envio de itens em uma fase específica, que se concentra nas fases que vão desde o armazenamento até a entrega ao cliente.

A ideia, com o picking, é fazer com que os itens sejam coletados de forma criteriosa, com precisão e eficiência em cada ação. O picking pode variar de empresa para empresa, no entanto, ele costuma envolver o uso de um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) e de dispositivos móveis. Na prática, este é o caso de scanners de código de barras e computadores portáteis.

Leia mais: Conheça o Warehouse Management System – WMS

Contudo, é importante destacar que, à medida que o volume de vendas aumenta, essa operação ganha complexidade. A partir do momento que o estoque assume proporções maiores, a quantidade de pedidos aumenta, e o tempo para garantir que todos os produtos sejam despachados no prazo se torna menor.

É nesse momento que surge um desafio, isto é, como entregar os produtos adequados, no prazo, sem que isso gere custos adicionais? É aí que entender o que é picking na logística de uma loja se faz necessário.

O picking é um dos quatro grandes processos que envolvem uma operação logística, que abrange o Recebimento, a Armazenagem e a Expedição:

  • Recebimento: conferência dos produtos ou entregues por fornecedores.
  • Armazenagem: o processo de gestão adotado para guardar os itens no estoque.
  • Picking: é a separação dos itens solicitados pelo cliente após aprovação da compra.
  • Expedição: área em que os produtos são embalados (packing) e a nota fiscal é emitida para despacho e entrega ao cliente.

Conheça os principais tipos de picking

Agora que você tem uma noção ampla sobre o picking e como ele funciona na prática, conheça os principais tipos de separação de produtos e saiba como aplicar no seu negócio!

  1. Picking discreto

No picking discreto, cada operador é responsável por um único pedido, coletando um produto de cada vez, sendo ele quem inicia e finaliza cada operação. Esse modelo é o mais utilizado por quem vende por conta própria, ou está no início da carreira. Apesar de reduzir os erros, torna o processo lento por exigir mais deslocamentos.

  1. Picking por onda

O picking por onda é parecido com o picking discreto, no qual cada operador faz a coleta de um produto por vez. A diferença está no recolhimento dos itens, que é feito em certos períodos do turno, agregando eficiência operacional. No geral, os pedidos são acumulados para que o picking seja feito de acordo com um agendamento. 

  1. Picking por zona

No picking por zona, o armazém é dividido para que cada operador seja responsável por determinada área. Quando um pedido com vários produtos chega, o responsável deposita os itens em uma zona de consolidação, até que o pedido esteja completo. Isso diminui o tempo de deslocamento dos operadores, mas exige uma boa organização interna.

  1. Picking por lote

Nesse modelo, o operador espera um certo volume de produtos ser acumulado para só depois iniciar a coleta. Ao recolher cada item, ele vai retirar a quantidade de produtos necessária para suprir todos os pedidos, com a posterior distribuição. Caso haja pouca diversidade de itens, esse modelo aumenta a produtividade do operador, porém, o índice de erros tende a ser mais elevado.

Invista em tecnologia para tornar o seu picking inteligente

Não podemos deixar de falar da importância de contar com sistemas digitais para garantir o pleno monitoramento da rotina do estoque. Entre as principais plataformas que podem ajudar a gerir o seu estoque, podemos citar as seguintes:

  • Sistema ERP: o ERP é um sistema integrado de gestão empresarial que reúne e cruza dados de diferentes setores, trazendo transparência e o melhor aproveitamento possível de todas as áreas do negócio.
  • Gateways de frete: plataformas que simplificam a negociação com transportadoras e permitem obter cotações de frete mais vantajosas por meio de uma organização inteligente das empresas e clientes.
  • Plataformas de e-commerce: ferramentas que não apenas simplificam a criação de sites de venda, como também tornam mais prática a gestão de canais de marketing, vendas e pagamentos.

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