Quando a terceirização logística vale a pena em empresas B2B?

Categoria:
Saiba quando a terceirização é a melhor decisão para melhorar a sua operação logística. Leia este artigo e entenda a terceirização para empresas B2B!
Quando a terceirização logística vale a pena em empresas B2B?

Saiba quando a terceirização é a melhor decisão para melhorar a sua operação logística. Leia este artigo e entenda a terceirização para empresas B2B!

A terceirização logística tem se destacado por ser uma estratégia eficaz para empresas B2B em busca de otimização, eficiência e foco no núcleo de suas operações

Agilidade e a especialização são elementos cruciais para superar a concorrência. Se tratando dos negócios, você sabe que estamos na era do Customer Success, logo, aumentar a satisfação do cliente é uma meta comum entre as empresas. Nada melhor do que entregar a melhor operação logística, nesse caso, não é mesmo? 

Neste artigo, entenda como a terceirização pode ser o método que faltava para o seu negócio alcançar as melhores posições no mercado.

Leita também este conteúdo: Como o setor logístico pode aumentar a satisfação dos clientes

Terceirização logística: quando incorporar em empresas B2B e vantagens?

Diante da competitividade do mercado e da exigência por entregas rápidas, a decisão de terceirizar a logística para a expedição de mercadorias torna-se uma escolha estratégica relevante. 

Este processo envolve a transferência de responsabilidades relacionadas ao armazenamento, transporte e gerenciamento logístico para parceiros especializados. 

Por consequência, as empresas têm benefícios significativos que vão desde a redução de custos até a melhoria na qualidade do serviço. 

Nos últimos anos, a terceirização logística tornou-se uma prática essencialmente adotada por empresas B2B, o motivo para tamanha busca é o potencial de aprimoramento das operações comerciais a partir das soluções disponibilizadas pela terceirização.

A decisão de adotar a terceirização logística em empresas B2B é complexa e envolve uma avaliação criteriosa das necessidades específicas, considerando uma série de fatores que impactam diretamente o sucesso operacional. 

Para você determinar quando vale a pena, é essencial analisar elementos como eficiência operacional, foco estratégico, flexibilidade, acesso à tecnologia e mitigação de riscos. A seguir, confira os principais benefícios da terceirização para negócios B2B

  1. Operação logística ativa e redução de custos

Um dos benefícios mais evidentes da terceirização é a possibilidade de alcançar maior eficiência operacional a um custo mais baixo. Empresas especializadas em logística geralmente têm recursos e conhecimentos específicos para otimizar processos, aqui, portanto há uma redução de desperdícios de tempo e recursos. As operações passam a ser mais ágeis e econômicas para a empresa contratante. 

Ao terceirizar, as empresas eliminam a necessidade de investir em infraestrutura logística própria, por isso também cortam despesas significativas associadas à gestão de armazéns, frota de veículos, e sistemas de tecnologia. 

Os custos fixos se tornam variáveis, assim, há uma maior flexibilidade financeira e a capacidade de escalar operações de acordo com as demandas do mercado.

  1. Foco nas principais metas da empresa

Ao transferir as responsabilidades logísticas para especialistas externos, as empresas B2B podem concentrar seus recursos e energia no core business. 

A gestão interna pode direcionar seu foco estratégico para atividades essenciais, como inovação, desenvolvimento de produtos, estratégias de marketing e expansão de mercado.

Essa concentração no que é mais importante para o seu negócio melhora a eficiência e impulsiona a competitividade. As empresas podem direcionar investimentos para áreas que geram maior valor, com isso, conquistar uma posição mais forte no mercado e a adaptação às constantes mudanças nas demandas dos consumidores.

  1. Acesso à tecnologia e inovação

Empresas especializadas em terceirização frequentemente investem em tecnologia de ponta para otimizar processos. Ao terceirizar, as empresas B2B podem aproveitar essas inovações sem a necessidade de investimentos substanciais em pesquisa e desenvolvimento.

A implementação de sistemas avançados de gerenciamento de armazéns (WMS), sistemas de informação logística (ERP), e sistemas de gerenciamento de transporte (TMS) pode aprimorar significativamente a visibilidade e o controle sobre as operações logísticas. 

  1. Maior flexibilidade e adaptabilidade

A volatilidade nos mercados modernos exige que as empresas sejam ágeis e adaptáveis. Terceirizar a logística oferece uma flexibilidade valiosa para ajustar operações de acordo com as flutuações na demanda, sazonalidade e mudanças nas condições do mercado.

Empresas terceirizadas têm a capacidade de dimensionar rapidamente operações, adicionando ou reduzindo recursos conforme necessário. Essa flexibilidade permite às B2B que encontrem oportunidades de crescimento repentino ou ajustem suas operações em períodos de desafios econômicos.

  1. Redução de riscos e responsabilidades

A terceirização logística transfere parte significativa dos riscos e responsabilidades associados à cadeia de suprimentos para o provedor de serviços logísticos. 

Questões como gestão de estoque, danos a produtos durante o transporte e conformidade regulatória tornam-se responsabilidade da empresa terceirizada.

Essa redução de riscos permite que as empresas B2B se concentrem em aspectos estratégicos e evitem lidar diretamente com desafios operacionais diários. A expertise do provedor de logística em lidar com essas questões pode resultar em uma cadeia de suprimentos mais resiliente e menos suscetível a interrupções.

  1. Melhoria na experiência do cliente

Uma logística confiável contribui diretamente para uma experiência positiva do cliente. Prazos de entrega cumpridos, embalagens adequadas e visibilidade do rastreamento do pedido são aspectos cruciais para a satisfação do cliente B2B.

A terceirização logística, ao utilizar sistemas tecnológicos avançados, pode elevar o padrão de serviço ao cliente. Ou seja, fortalece a fidelidade do cliente existente e contribui para a aquisição de novos clientes por meio de recomendações positivas.

A tomada de decisão deve ser baseada em uma análise cuidadosa das necessidades específicas da empresa, portanto, considere as vantagens que descrevemos neste artigo e são associadas a essa estratégia. 

Leia também: Conte com uma empresa terceirizada para a sua armazenagem B2B

Como terceirizar a logística em uma operação de vendas B2B?

Muitas empresas enfrentam desafios para gerenciar todas as etapas de uma operação de vendas online, especialmente no que diz respeito à logística, armazenagem e gestão de estoques. 

Neste cenário, a terceirização logística surge como a co-piloto ideal nessa trajetória. A flexibilidade é a palavra-chave para o sucesso de qualquer operação B2B. No atual mercado, onde cada cliente possui necessidades únicas, um parceiro logístico se torna vital.

Por exemplo, a capacidade de rastrear pedidos com facilidade tem um impacto estratégico em suas vendas. Certifique-se de que seu parceiro logístico utiliza sistemas compatíveis e integráveis.

A capacidade de entrega é um ponto crítico, especialmente durante períodos de alta demanda. Seu parceiro logístico deve ser capaz de manter o ritmo, mesmo nos momentos mais agitados do ano. Certifique-se de que possuem a infraestrutura e equipe necessárias para lidar com picos de demanda, garantindo entregas consistentes e confiáveis.

Ao adotar essas práticas, você estará fortalecendo cada aspecto da sua parceria de terceirização, assim você garante a satisfação contínua dos seus clientes.

Invista na terceirização para empresas B2B com a Platinum Log

A Platinum Log é capaz de abrir caminho para o sucesso de seu negócio, a partir de valores consolidados e soluções integradas, a credibilidade é construída diariamente, e através de princípios como ética, honestidade, comprometimento, segurança e responsabilidade. 

Com mais de 10 anos de experiência, nos destacamos como a solução logística completa. Conte conosco para gerenciar todas as fases do processo, desde estratégias até a execução diária e monitoramento de resultados.

Nossa plataforma OMS (Gerenciamento de Pedidos) e os sistemas WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transport Management System) garantem o tratamento eficiente de fluxos e processos internos. 

Ao considerar a terceirização logística, confie na Platinum Log para uma parceria estratégica no mercado. A nossa excelência é o resultado de décadas de comprometimento

Entre em contato e colha você também os frutos da terceirização.

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert