Como aplicar na prática a gestão da logística integrada

Categoria:
Você sabia que a gestão da logística integrada é ideal para melhorar o desempenho da sua empresa? Saiba como aplicá-la no seu negócio!
Como aplicar na prática a gestão da logística integrada

Você sabia que a gestão da logística integrada é ideal para melhorar o desempenho da sua empresa? Saiba como aplicá-la no seu negócio!

Sabemos que a logística de uma empresa exige bastante investimento de tempo, energia e financeiro. No entanto, hoje existem diversos recursos para facilitar esse setor, como a gestão integrada.

Como o nome já nos propõe, a integração traz como principal objetivo reunir e centralizar informações, mas será que a gestão da logística integrada se refere apenas a isso? Confira!

O que é a gestão logística integrada?

A gestão da logística integrada se baseia na interatividade entre os processos que se relacionam ao setor logístico.

Isso significa que toda a cadeia de suprimentos é considerada nessa gestão, partindo dos processos internos de fornecedores, no abastecimento do setor produtivo, transporte, controle dos produtos e vai até a relação da marca com os clientes.

Vemos que essa integração tem uma proposta diferente do que acontecia com a logística antigamente. Isso porque, há alguns anos, a logística focava apenas no armazenamento e no transporte de produtos. No entanto, vemos que hoje o termo “logística” se refere a muitos outros processos.

Por que o conceito de logística mudou?

O conceito de logística hoje pode ser entendida de forma integrada, de modo a se referir à união entre a Logística e o Supply Chain. A mudança de entendimento sobre esse conceito aconteceu em razão da importância agregada ao setor de logística nos últimos tempos.

Em um cenário de globalização, o qual estamos inseridos, é comum ver que os fornecedores, parceiros e clientes estão em qualquer parte do mundo, e mesmo assim todos conseguem manter uma relação de equilíbrio entre si. Mas isso também significa que a movimentação de produtos se tornou estratégica.

Por esse motivo, ter uma boa gestão de cargas, que deve ser para planejar a produção, para o armazenamento e a distribuição dos produtos, tornou-se um diferencial para empresas que possuem uma atuação ampla do ponto de vista geográfico.

Dessa maneira, o setor logístico trouxe ainda mais responsabilidades, sendo agora o verdadeiro coração da cadeia de suprimentos. Então, a logística ganha cada vez mais relevância no desempenho (e, consequentemente, nos resultados) da empresa como um todo.

Principais áreas que devem ser discutidas na gestão da logística integrada

Ao decidir sobre a gestão da logística integrada da sua empresa, é de suma importância levar em consideração algumas áreas para facilitar na sua administração. Confira algumas dessas áreas para te inspirar!

1. Suprimentos

A área de suprimentos se responsabiliza pela execução das atividades relacionadas à compra de produtos e insumos para a empresa. Portanto, isso inclui prover a matéria-prima para a produção e o material destinado às atividades em geral.

Para que isso seja possível, o setor de suprimentos pode ser integrado à logística da empresa com o objetivo de executar com agilidade as atividades rotineiras. Algumas dessas atividades são de transporte, recebimento, armazenamento e gestão do estoque.

2. Distribuição

A distribuição faz parte do setor logístico há um certo tempo, na verdade. É neste setor que são executados os processos de envio das mercadorias aos clientes. Isso abrange a previsão de demanda, a possibilidade de usar centros de distribuição, armazenamento, contratar transportadores, roteirização e o controle de qualidade dos seus serviços.

3. Atendimento ao cliente

Hoje, os consumidores estão mais exigentes quanto à sua experiência de compra, e uma das etapas logísticas que pode influenciar na satisfação do cliente é a entrega de mercadorias (que inclui os prazos e custos de frete, além das informações sobre a entrega). Por isso, a gestão da logística integrada se mostra muito vantajosa para o atendimento ao cliente!

O compartilhamento de informações sobre os clientes pode ajudar os atendentes a oferecer uma comunicação mais fluida e precisa. Isso significa que você pode ajudar com facilidade o seu cliente!

4. Gestão da Informação

É comum ver que algumas empresas integram o setor de tecnologia da informação (TI) com a logística, focando no ganho de eficiência. Essa área pode trazer aos gestores informações mais amplas e assertivas sobre os obstáculos do negócio, de modo a desempenhar melhor as suas atividades. É neste momento que surge a opção de usar sistemas modernos, como o SCM – Supply Chain Management.

Como aplicar a gestão da logística integrada na minha empresa?

Como vimos, a gestão da logística integrada tende a unir todos os setores da sua empresa, ou pelo menos a maioria. Mas como é possível aplicar este conceito no seu negócio? Descubra a seguir.

Logística Inbound e Logística Outbound

Na logística inbound, há uma troca de informação e material com os fornecedores, o que inclui o planejamento de compra dos suprimentos, transporte, recebimento de produtos, o estoque e a gestão de matéria-prima.

Por outro lado, na logística outbound encontramos as etapas que seguem depois a linha de produção. Aqui consideramos a distribuição da mercadoria, como a distribuição em armazéns ou centros de distribuição (CD), contratação de transportadores, monitoramento da entrega, atendimento ao consumidor e a logística reversa. 

Implantando a Logística Integrada

A implantação da gestão da logística integrada em uma empresa começa na avaliação das operações atual e como elas se relacionam com a logística, podendo ser inbound ou outbound.

Com base nisso, será desenhado o cenário em que existe a comunicação envolvendo todos os processos, como o nível que cada processo depende da troca de informação com as demais atividades.

Assim, é possível elaborar uma proposta de integração, feita por meio do uso de sistemas da informação que compartilham dados estratégicos envolvendo diferentes setores. Esse processo é feito por uma equipe interna capacitada ou por uma empresa terceirizada especializada nesse tipo de gestão.

Escolha um bom sistema

É neste momento que a tecnologia se torna a sua grande aliada, pois os softwares podem realizar a integração dos processos logísticos. Por isso, é fundamental escolher um bom sistema, pois ele será capaz de controlar todas as áreas que comentamos acima.

E sabe quem pode te ajudar? A Platinum Log!

Precisa de ajuda para aplicar a gestão da logística integrada no seu e-commerce? Conte com a Platinum Log!

Se você precisa de ajuda para aplicar a gestão da logística integrada no seu e-commerce, conte com a Platinum Log. 

Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa (incluindo o estoque), resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente. O resultado de uma jornada de compra sem gaps é a fidelização do consumidor e a boa reputação da sua marca.

A Platinum Log oferece uma logística integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. Para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.

Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert