Como diversificar a minha entrega ao cliente?

A entrega ao cliente deve ser uma preocupação para sua empresa, afinal, essa etapa pode fidelizar o público consumidor. Saiba como diversificar esse envio!
Como diversificar a minha entrega ao cliente?

A entrega ao cliente deve ser uma preocupação para sua empresa, afinal, essa etapa pode fidelizar o público consumidor. Saiba como diversificar esse envio!

Quando os seus produtos são enviados ao cliente final, este processo deve ser executado da forma mais adequada possível. Afinal, como esse será o primeiro contato físico entre a sua marca e o consumidor, ele precisa ter uma boa impressão da sua empresa, fazendo com que se torne um cliente fiel. 

No entanto, agradar diferentes públicos é um grande desafio para qualquer negócio, e para que você chegue perto disso uma solução viável é diversificar a sua entrega ao cliente. Sabe como fazer isso? Entenda melhor a seguir!

Como melhorar a minha entrega ao cliente?

Não sabemos como a entrega ao cliente é feita atualmente no seu negócio, mas de uma coisa temos certeza: todo processo pode ser melhorado ou, pelo menos, otimizado. Dito isso, inicialmente queremos que você entenda como melhorar o seu processo de entrega de mercadorias ao consumidor. 

1. Tenha um bom planejamento logístico

O primeiro passo para garantir uma boa gestão logística é ter um planejamento de compras. Afinal, isso envolve a previsão de vendas e giro de estoque, além de definir um calendário para o envio de mercadorias — e do recebimento de insumos ou produtos acabados.

Para isso, os gestores e líderes com mais tempo de experiência costumam adotar as planilhas de Excel, porém, também existe a possibilidade de investir em um software de gestão integrada e centralizar seus dados. Assim, você poderá utilizar ferramentas de análise de dados para traçar tendências e otimizar os envios com base na sazonalidade.

2. Controle de estoque

Para otimizar a gestão da entrega ao cliente, é essencial ter controle das mercadorias no estoque. Isso porque não adianta prometer prazos atrativos e descobrir que o produto vendido não está disponível no armazém. Então, você pode mapear o estoque semanalmente, com atenção para os produtos que têm maior saída. 

3. Otimize a gestão de frete

É importante oferecer aos seus clientes diversas opções de frete, desde as que são mais econômicas até aquelas para quem precisa do produto em menos tempo. Assim, o cliente terá uma previsão precisa de quanto ele deve gastar e quando terá o produto em mãos.

Algumas opções são o same day delivery (entrega no mesmo dia que o pedido foi feito), next day delivery (envio em até 1 dia após o pedido), frete econômico (com prazos maiores, mas preços menores) e o frete expresso (com custos elevados, porém, prazos menores). 

Percebe como essa variedade abrange um público maior de consumidores, e por isso é mais provável que o cliente opte por comprar os seus produtos do que com a concorrência? Estar um passo à frente dos seus concorrentes é uma estratégia interessante para se destacar!

4. Registro das entradas e saídas de produtos no estoque

Esse registro é uma das etapas que contribui para o controle do estoque, o qual falamos acima. Então, registrar todas as entradas e saídas é uma maneira de mapear os produtos que estão parados no armazém e traçar novas estratégias de vendas (como vendas em combo ou frete grátis para esses itens). 

Essa prática permite novas estimativas quanto à rotatividade do estoque e às compras de mercadorias. Com o devido controle, você também pode apostar em promoções para produtos que têm baixa demanda ou até mesmo explorar um novo nicho. Afinal, os produtos com baixa saída não são necessariamente ruins, e sim talvez tenham sido pouco divulgados e explorados nas estratégias de marketing.

5. Tenha parceiros confiáveis e comprometidos

Como o nosso foco é a entrega ao cliente, tudo o que falamos até o momento só é viável e possível com parceiros que respeitem os prazos de envio. Isso é importante caso a sua empresa não queira depender dos correios, diversificando as entregas.

Por isso, a nossa dica é que você pesquise na internet sobre empresas que tenham boas referências, converse com a sua rede de contatos e peça indicações. Desse modo, é mais fácil identificar não somente aqueles parceiros que entregam com agilidade, mas que também conservam a integridade dos produtos.

Tendências para melhorar a sua entrega ao cliente

Além de aplicar as melhorias trazidas acima, é interessante investir em algumas tendências para otimizar a sua entrega ao cliente, como as seguintes:

  1. Last Mile

Last mile, ou a última milha, é a experiência final do cliente com a entrega. Logo, atente-se para entregar o produto no prazo e garantir a qualidade da marca. Essa tendência agrega mais agilidade à entrega, estruturas alocadas em locais estratégicos das cidades, diminui os prazos de entrega e traz mais opções de entregas para melhorar a experiência do cliente.

  1. Rastreio de produtos

A partir do momento que uma compra é realizada, o cliente já recebe uma estimativa de prazo para a chegada do produto. Mas para oferecer uma experiência completa você pode ir além, informando como está o transporte do produto – permitindo o acompanhamento do trajeto. 

  1. Multicanalidade

Atenda em diversos canais e dê opções ao seu cliente, afinal, o consumidor moderno é exigente e imediatista. Por isso, as compras se tornaram mais dinâmicas, uma vez que o consumidor tem acesso a diversas informações. Logo, ofertar opções de canais para a comunicação é ideal, servindo ainda para otimizar a entrega ao cliente.

  1. Retirada do pedido

Essa é mais uma opção para a sua entrega ao cliente, também conhecida como “Clique e Retire”. Ela permite a opção ao cliente de, ao invés de receber o produto em casa, ir buscá-lo em um ponto de retirada/distribuição

Agora se sente mais confiável para diversificar as suas opções de entrega? Este é o primeiro passo para conquistar e fidelizar novos clientes. E se você precisa de um parceiro logístico comprometido, conte com a Platinum Log. Conheça os nossos serviços!

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