Sabia que uma logística de distribuição bem definida é capaz de aumentar o faturamento e satisfação dos clientes? Saiba como estruturá-la no seu negócio.
O termo “logística” costuma ser confundido pela maioria das pessoas, por acreditarem que ele se refere apenas aos processos internos de uma empresa. Um processo logístico começa com o pedido do cliente, ao passo que a sua empresa só disponibiliza no site, por exemplo, os produtos disponíveis em estoque.
A logística segue durante todo o percurso desde a realização de um pedido até a sua entrega. Você precisa estruturar muito bem a logística de distribuição, que é responsável por manter fluido o fluxo de processos internos do e-commerce.
Em um e-commerce, é preciso tomar certas decisões, e uma delas se refere à logística de distribuição. É de suma importância que os processos de armazenamento, separação, embalagem e de envio sejam bem estruturados. Caso contrário, você terá algumas dificuldades para atrair clientes e fidelizá-los.
Conclui-se, então, que a logística de distribuição é um fator decisivo no que se refere à taxa de conversão e na experiência de compra do cliente. Com o objetivo de alcançar o sucesso tão esperado para o seu negócio, você deve contar com:
Se você ainda não conta com uma logística de distribuição bem estruturada, saiba como fazer isso com excelência. Confira um passo a passo de como é possível otimizar a logística do seu e-commerce.
O primeiro passo é organizar o processo logístico da empresa, isto é, qual a próxima etapa após a confirmação do pagamento em uma compra? A partir deste momento, você começa a agir nos bastidores. Para o cliente, ele poderá apenas acompanhar o status de entrega.
Mas você precisa decidir, enquanto gestor, quais as ações que devem ser realizadas para que o pedido chegue ao cliente. Não se esqueça de definir o responsável pelas etapas e quanto tempo cada passo precisa para ser cumprido.
A definição do tempo médio que a sua equipe demora para cumprir as etapas logísticas é uma decisão diretamente relacionada com o prazo de entrega informado ao cliente.
Você precisa lidar com a tecnologia como se ela fosse a sua aliada – porque é! Uma plataforma de e-commerce moderna pode te ajudar a melhorar as vendas online, atrair mais clientes e aumentar o faturamento da empresa. Isso significa que será mais fácil gerenciar os seus pedidos.
No seu estoque, você encontra todo o faturamento e lucro da empresa. Afinal, é no estoque que temos os produtos comercializados pelo seu negócio. Portanto, o controle deste setor é primordial para que o gestor tenha ciência do que tem disponível ou não no estoque.
Saiba quais produtos estão disponíveis (e consequentemente podem ser disponibilizados para a venda no site), quais devem ser encomendados com urgência em razão da sua escassez e os itens parados no estoque (sem rotatividade no comércio).
Sem contar que o controle de estoque agiliza o processo de separação ou picking de mercadorias. Quando os produtos estão organizados no estoque, é mais fácil identificar e localizar para depois mandar para a etapa de packing ou embalagem.
Como o seu cliente receberá o produto selecionado? É neste momento que você define como ocorrerá a entrega dos produtos ao cliente. Para isso, defina os modais de transporte e se será uma frota própria ou terceirizada.
É importante que você ofereça mais de uma opção de entrega, com diferentes valores e prazos de entrega. Desse modo, o consumidor pode definir qual será a sua prioridade, se os custos de envio ou se o prazo de entrega.
Você precisa dar atenção ao cenário atual de comércio. De acordo com o estudo de mercado, 60% do abandono de carrinhos no e-commerce hoje tem como principal causa os altos custos de envio. Isso sem contar que 18% das desistências ocorrem no momento em que as pessoas encontram longos prazos de entrega, com base na mesma pesquisa.
Conte com um ERP (Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos), que é um sistema de gestão que centraliza informações financeiras, além de emitir notas fiscais e registrar dados do estoque de uma loja.
Essas funções são realizadas sem nenhum software. Porém, a grande vantagem está na sua praticidade e administração centralizada. Desse modo, organizar o fluxo logístico se torna mais simples porque as informações estarão todas no mesmo lugar.
Se você precisa melhorar a logística de distribuição do seu e-commerce, conte com a Platinum Log. Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente.
A Platinum Log oferece uma logística integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.
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