Como estruturar a logística de distribuição do seu e-commerce

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Sabia que uma logística de distribuição bem definida é capaz de aumentar o faturamento e satisfação dos clientes? Saiba como estruturá-la no seu negócio.
Como estruturar a logística de distribuição do seu e-commerce

Sabia que uma logística de distribuição bem definida é capaz de aumentar o faturamento e satisfação dos clientes? Saiba como estruturá-la no seu negócio.

O termo “logística” costuma ser confundido pela maioria das pessoas, por acreditarem que ele se refere apenas aos processos internos de uma empresa. Um processo logístico começa com o pedido do cliente, ao passo que a sua empresa só disponibiliza no site, por exemplo, os produtos disponíveis em estoque.

A logística segue durante todo o percurso desde a realização de um pedido até a sua entrega. Você precisa estruturar muito bem a logística de distribuição, que é responsável por manter fluido o fluxo de processos internos do e-commerce.

Qual é a importância de uma logística de distribuição bem estruturada?

Em um e-commerce, é preciso tomar certas decisões, e uma delas se refere à logística de distribuição. É de suma importância que os processos de armazenamento, separação, embalagem e de envio sejam bem estruturados. Caso contrário, você terá algumas dificuldades para atrair clientes e fidelizá-los.

Conclui-se, então, que a logística de distribuição é um fator decisivo no que se refere à taxa de conversão e na experiência de compra do cliente. Com o objetivo de alcançar o sucesso tão esperado para o seu negócio, você deve contar com:

  • Um recebimento adequado de mercadorias, seguido de um armazenamento eficaz;
  • Controle e gestão de estoque;
  • Separação ou picking de produtos com eficiência;
  • Embalagens adequadas para o determinado tipo de produto; e
  • O envio correto de produtos.

Passo a passo para estruturar a logística de distribuição da empresa

Se você ainda não conta com uma logística de distribuição bem estruturada, saiba como fazer isso com excelência. Confira um passo a passo de como é possível otimizar a logística do seu e-commerce.

  • Comece organizando o processo logístico

O primeiro passo é organizar o processo logístico da empresa, isto é, qual a próxima etapa após a confirmação do pagamento em uma compra? A partir deste momento, você começa a agir nos bastidores. Para o cliente, ele poderá apenas acompanhar o status de entrega.

Mas você precisa decidir, enquanto gestor, quais as ações que devem ser realizadas para que o pedido chegue ao cliente. Não se esqueça de definir o responsável pelas etapas e quanto tempo cada passo precisa para ser cumprido.

A definição do tempo médio que a sua equipe demora para cumprir as etapas logísticas é uma decisão diretamente relacionada com o prazo de entrega informado ao cliente.

  • Utilize uma plataforma de gestão

Você precisa lidar com a tecnologia como se ela fosse a sua aliada – porque é! Uma plataforma de e-commerce moderna pode te ajudar a melhorar as vendas online, atrair mais clientes e aumentar o faturamento da empresa. Isso significa que será mais fácil gerenciar os seus pedidos.

  • Tenha controle de estoque

No seu estoque, você encontra todo o faturamento e lucro da empresa. Afinal, é no estoque que temos os produtos comercializados pelo seu negócio. Portanto, o controle deste setor é primordial para que o gestor tenha ciência do que tem disponível ou não no estoque.

Saiba quais produtos estão disponíveis (e consequentemente podem ser disponibilizados para a venda no site), quais devem ser encomendados com urgência em razão da sua escassez e os itens parados no estoque (sem rotatividade no comércio).

Sem contar que o controle de estoque agiliza o processo de separação ou picking de mercadorias. Quando os produtos estão organizados no estoque, é mais fácil identificar e localizar para depois mandar para a etapa de packing ou embalagem.

  • Defina os modos de entrega

Como o seu cliente receberá o produto selecionado? É neste momento que você define como ocorrerá a entrega dos produtos ao cliente. Para isso, defina os modais de transporte e se será uma frota própria ou terceirizada.

É importante que você ofereça mais de uma opção de entrega, com diferentes valores e prazos de entrega. Desse modo, o consumidor pode definir qual será a sua prioridade, se os custos de envio ou se o prazo de entrega.

Você precisa dar atenção ao cenário atual de comércio. De acordo com o estudo de mercado, 60% do abandono de carrinhos no e-commerce hoje tem como principal causa os altos custos de envio. Isso sem contar que 18% das desistências ocorrem no momento em que as pessoas encontram longos prazos de entrega, com base na mesma pesquisa.

  • Invista em um ERP

Conte com um ERP (Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos), que é um sistema de gestão que centraliza informações financeiras, além de emitir notas fiscais e registrar dados do estoque de uma loja.

Essas funções são realizadas sem nenhum software. Porém, a grande vantagem está na sua praticidade e administração centralizada. Desse modo, organizar o fluxo logístico se torna mais simples porque as informações estarão todas no mesmo lugar.

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Se você precisa melhorar a logística de distribuição do seu e-commerce, conte com a Platinum Log. Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente. 

A Platinum Log oferece uma logística integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.

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