A entrega com drones é uma modalidade de entrega que cresce no mundo inteiro, porém, será que funciona no Brasil? Acompanhe a leitura.
Vemos que a entrega com drones ainda está longe de se tornar um serviço em larga escala aqui no Brasil. Contudo, desde o início de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a primeira operação comercial de delivery utilizando drones no país.
A partir disso, o acesso a este recurso se tornou factível em relação à expectativa para os próximos anos. Algumas empresas já têm se preparado para aderir a esta opção. Por isso, hoje mostraremos como os drones podem ser usados para realizar entregas em outras partes do mundo.
A tecnologia que investe na entrega com drones já é usada em vários países. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Amazon possui um programa de entrega de produtos que se chama Prime Air, cujo lançamento ocorreu em 2016.
Essa empresa, que se destaca no e-commerce, foi uma das que desbravou essa área, após lançar as bases com um sistema de entregas permitindo aos clientes o recebimento das suas mercadorias em até 30 minutos.
Desde esse lançamento (Prime Air), a Amazon investe bastante na tecnologia. Após a realização de alguns testes nos Estados Unidos e no Reino Unido, a empresa recentemente tornou pública a decisão de implementar a entrega com drones em junho de 2022.
As primeiras notícias que revelavam a intenção da Amazon de utilizar drones para entregas foram divulgadas em 2013. A partir desse momento, outras empresas vêm estudando essa tecnologia.
No Brasil, essa é tecnologia que está passando por um certo desenvolvimento. Afirmamos que não há operações de natureza comercial de entrega com drones em larga escala e ou com uma frequência relevante. Contudo, a tendência é que essa realidade mude.
Isso porque a ANAC já tornou possível a primeira operação comercial de delivery com drones no Brasil com a sua autorização. Assim, essa liberação aumentou o interesse das empresas, como a empresa Speedbird Aero que já tem planos para disponibilizar esse sistema comercial em breve.
Inclusive, a Speedbird Aero é uma empresa que possui especialização em soluções logísticas aéreas, com uma certa experiência em operações com drones.
A entrega com drone precisa de um planejamento muito complexo. Isto é, não se trata somente de colocar um pacote no equipamento e fazer com que ele voe até chegar ao destino final.
Fazer com que esse sistema de fato funcione requer uma certa logística avançada, além da autorização específica da entidade responsável que controla o espaço aéreo. Alguns dos elementos para a operacionalizar esse serviço são:
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.