Gestão eficiente com fulfillment e-commerce

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O fulfillment e-commerce é essencial para que o seu negócio tenha uma gestão e logística eficiente. Entenda o que é e qual a sua importância.
Gestão eficiente com fulfillment e-commerce

O fulfillment e-commerce é essencial para que o seu negócio tenha uma gestão e logística eficientes. Entenda o que é e qual a sua importância.

Gerir um e-commerce tem os seus desafios, e um deles é ter uma logística de entregas eficiente. Afinal, para isso, é necessário definir a execução de muitas etapas operacionais, como o estoque, a embalagem dos pedidos e a entrega, por exemplo.

Por isso, se você pretende garantir bons resultados de vendas e satisfação do cliente, entenda melhor como o fulfillment e-commerce pode te ajudar!

O que é o fulfillment e-commerce?

No Brasil, o conceito de fulfillment e-commerce ainda é muito recente e se refere a todas as etapas que compõem um processo logístico na sua empresa.

Isso significa dizer que o fulfillment está relacionado a uma metodologia adotada pelas empresas que agrega desde a separação dos produtos (comercializados na sua loja virtual) até a entrega ao consumidor final.

Logo, o princípio básico deste conjunto de ações é fazer com que a experiência de compra do cliente seja a melhor possível, com prazos de entregas ágeis e o recebimento das mercadorias em perfeitas condições.

No atual cenário do e-commerce, o fulfillment é um conceito essencial que os gestores devem ter como prioridade, visando sempre agregar melhorias às suas entregas – que costuma ser o setor que mais recebe reclamações dos clientes em razão de algum atraso ou erro no geral.

Nesse sentido, é possível citar como principais atividades encontradas no fulfillment o recebimento e preparação de pedidos, produção de brindes, armazenamento do estoque, controle de entrada e saída de mercadorias, emissão de notas fiscais, rastreio de entregas e suporte ao cliente.

Como funciona o fulfillment e-commerce na prática?

O fulfillment e-commerce funciona a partir da definição dessas etapas logísticas que comentamos acima, como o estoque da sua empresa, a separação de pedidos, as embalagens de cada mercadoria e a entrega.

Então, este é o momento que você precisa tomar as decisões mais estratégicas pensando no seu negócio, como o espaço que será destinado ao seu estoque ou o tipo de frota que você acha válido investir (se uma frota própria ou terceirizada).

Além disso, no fulfillment, você pode decidir pela padronização de todos os setores e atividades envolvidas. Essa é uma forma de garantir que a experiência de compra do cliente será a melhor possível.

Qual a importância do fulfillment e-commerce para o seu negócio?

O fulfillment e-commerce é primordial para que o seu negócio comece a decolar! É dessa maneira que você pode decidir de maneira estratégica como será a logística da sua empresa.

Ou seja, a importância do fulfillment é fazer com que a sua empresa consiga se consolidar no mercado de atuação com decisões e investimentos mais assertivos. Através desse planejamento, você pode aplicar métodos que fazem sentido com o seu negócio.

Nem todas as tendências do mundo da logística podem ser aplicadas na sua empresa, e isso é algo que você só pode perceber após avaliar de forma detalhada as suas atuais estratégias.

Por exemplo, uma tendência que muitos empreendedores desejam aplicar no seu e-commerce é o next day delivery, que é a entrega que acontece em até 1 dia útil. No entanto, você tem estrutura para isso? Essa entrega ainda vai te trazer lucros? O mesmo se aplica para outros métodos.

A partir do fulfillment e-commerce, você pode, por exemplo, adotar um frete com prazo menor e com custos competitivos para o seu consumidor. Percebe como isso é atrativo para o seu público?

Principais etapas do fulfillment

Para adotar o fulfillment no seu e-commerce, você precisa conhecer as suas principais etapas. A fim de facilitar o seu entendimento, dividimos essas etapas em 5 categorias, confira.

1.     Estoque de produtos

Primeiro, você precisa decidir sobre o estoque de produtos, ou seja, como as suas mercadorias serão armazenadas. E isso inclui o tipo de espaço (se um galpão próprio, alugado ou terceirizado), a quantidade de cada produto e a localização (deve ser estratégica, como mais próximo ao seu centro de distribuição).

2.     Separação de pedidos

Em seguida, decida sobre como os pedidos serão separados. Essa etapa, também chamada de picking, é responsável por separar os pedidos que foram solicitados pelos clientes, e por isso evita possíveis trocas e devoluções no futuro – com a possibilidade de enviar o produto incorreto e deixar o cliente frustrado.

3.     Embalagem

Cada produto deve ser embalado de acordo com as suas particularidades. Essa etapa, conhecida como packing, precisa de atenção!

É aqui que você avalia qual material precisa investir para que o produto chegue em perfeitas condições no endereço do cliente. Imagine que você comercializa produtos feitos de vidro, logo, eles precisam de um cuidado maior.

Mas essa preocupação deve ser aplicada a todos os produtos, uma vez que nenhum consumidor deseja receber o seu pedido quebrado ou danificado. Aqui também entra uma embalagem diferente, com decorações próprias e a logo da sua empresa, por exemplo.

4.     Transporte

Com os pedidos devidamente separados e embalados, agora eles podem ser enviados ao cliente. Neste momento, você precisa decidir sobre como será feita a entrega de pedidos, que pode ser com uma equipe própria (com uma frota da empresa ou terceirizada) ou com uma transportadora.

No geral, os empreendedores de primeira viagem optam pelos Correios, mas é importante oferecer mais de uma alternativa para os consumidores. Eles devem escolher como irão receber os pedidos.

5.     Pós-entrega

A experiência de compra não acaba com a entrega! Após receber o pedido, o cliente deve receber uma pesquisa de satisfação informando sobre como foi a compra com a sua marca. Esse feedback é importante para implementar mudanças positivas na sua empresa.

Se a sua empresa hoje não tem estruturas para executar todas essas etapas logísticas, conte com a Platinum Log para terceirizá-las!

Precisa de ajuda para melhorar o seu fulfillment e-commerce? Conte com a Platinum Log!

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Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa (incluindo o estoque), resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente. O resultado de uma jornada de compra sem gaps é a fidelização do consumidor e a boa reputação da sua marca.

A Enivix oferece uma logística integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. Para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.

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