Fulfillment: tudo o que você precisa saber

Fulfillment: tudo o que você precisa saber

O fulfillment trata-se de um conceito utilizado para a terceirização completa da cadeia logística. Todas as etapas logísticas são supridas como estoque, processamento de pedidos e envio de mercadorias para outras empresas, liberando efetivamente seu precioso tempo e recursos para direcionar o crescimento em outras áreas.

O termo fulfillment refere-se a todas as funções da cadeia de suprimentos relacionadas ao recebimento, processamento e entrega de pedidos dos clientes.

Para muitos varejistas de comércio eletrônico, a tensão de lidar com as operações de atendimento internamente os deixa sem recursos cruciais, como espaço e tempo. 

Felizmente para comerciantes, atacadistas e fabricantes, essas tarefas podem ser terceirizadas para parceiros de fulfillment, como a Enivix.

6 Etapas do Processo de Fulfillment 

Cada etapa do processo de atendimento (fulfillment) é importante para garantir que seus pedidos saiam sem problemas e que a experiência do cliente permaneça positiva.

Alguns comerciantes - especialmente porque estão começando uma loja online - descobrem que essas tarefas podem ser executadas com eficiência internamente. Mas quando o volume de pedidos supera o espaço, a mão de obra e o tempo disponível, faz sentido entregar essas tarefas a uma empresa parceira.

Mostrando como funciona o fulfillment. Aqui está uma análise detalhada das seis etapas envolvidas na terceirização da cadeia de suprimentos:

1. O inventário é entregue ao fulfillment 

O primeiro passo para trabalhar com um centro de distribuição é entregar seu inventário a eles. Dependendo de onde seu estoque se origina, isso pode acontecer de várias maneiras.

Se você comprar mercadorias para revenda, seus pedidos podem ser simplesmente encaminhados de seu fornecedor diretamente para seu centro de distribuição. Então, quando uma remessa de estoque estiver a caminho, você encaminhará os detalhes da remessa ao seu parceiro de atendimento. Muitas vezes, o pedido de compra ou a confirmação do pedido do fornecedor é tudo o que o centro de distribuição precisa para receber a remessa corretamente.

Se você fabrica mercadorias em suas próprias instalações, você mesmo enviará o estoque para a empresa responsável pelo fulfillment, por meio de frete de caminhão ou remetentes de encomendas como Correios. Os detalhes da remessa são fornecidos quando você notifica a empresa da entrega de entrada, e a empresa parceira o recebe quando as mercadorias chegam.

2. O fulfillment classifica suas mercadorias

Depois de chegar ao centro de distribuição, seu estoque é recebido e classificado pela equipe da empresa parceira.

O fulfillment recebe remessas de estoque da mesma maneira que qualquer armazém de comércio eletrônico ou loja de varejo aceita novos estoques. Usando os detalhes de envio que você forneceu, eles verificam seu estoque verificando as quantidades e verificando se há danos.

É padrão que eles confirmem o recebimento e comunique quaisquer discrepâncias antes de prosseguir, permitindo que você trabalhe com seu fornecedor ou empresa de transporte para ser creditado por mercadorias danificadas ou perdidas.

Tecnologia nos processos de fulfillment 

O fulfillment classifica e analisa seu estoque verificando as quantidades e inspecionando se há danos.

Uma vez recebidos, seus produtos são gerenciados e organizados dentro do centro de distribuição por meio de um sistema de etiquetagem, como em qualquer armazém ou loja física. Existem diferentes métodos usados ​​para esta tarefa, e o tipo de sistema utilizado depende muito da empresa parceira que você escolher. Muitas empresas oferecem a capacidade de coordenar com seu sistema de SKU pessoal para uso em sua marcação e organização (mas isso geralmente vem com taxas baseadas em quantidades de SKU e requisitos de compartimento).

Alguns serviços de fulfillment são especializados em recursos avançados de sistema de gerenciamento de armazém (WMS), como rastreamento por RFID, monitoramento de vídeo e automação. Essas opções são populares entre os comerciantes que vendem mercadorias de alto valor.

3. O inventário é armazenado através do fulfillment

Com sistemas especializados de etiquetagem e organização, suas mercadorias passam para o armazenamento.

Ao contrário de um armazém tradicional destinado a armazenamento estático de longo prazo, um centro de distribuição é projetado para logística otimizada e rotatividade rápida. Manter uma quantidade saudável de mercadorias disponível deve ser equilibrada com as taxas de armazenamento que incorrem quando o excesso de estoque fica ocupando espaço. Os especialistas recomendam evitar que suas mercadorias sejam armazenadas em um centro de distribuição por mais de um mês.

Os vendedores devem manter remessas regulares para garantir que o estoque disponível seja sempre suficiente para atender à demanda do pedido. Os dados fornecidos pelo seu parceiro de fulfillment podem ajudá-lo a manter esse equilíbrio. O crescimento de sua empresa resulta em uma parceria mais lucrativa para eles, portanto, seu provedor de serviços de fulfillment está sempre feliz em trabalhar com você no aprimoramento de seus processos.

Dependendo do tipo de mercadoria que você vende, recursos opcionais como controle de temperatura e medidas de segurança aumentadas podem ser adicionados ao seu serviço de armazenamento para manter suas mercadorias em forma. Avalie suas necessidades específicas e tenha-as em mente ao escolher qual empresa de atendimento usar.

4. Os pedidos do cliente são encaminhados para o fulfillment 

Agora que seu inventário foi entregue, recebido e armazenado com segurança em seu centro de distribuição, ele está pronto para processar as compras de seus clientes.

Não importa qual sistema você escolha para aceitar e gerenciar seus pedidos, os processos de fulfillment vão até o fim para simplificar a conectividade. Se você não tiver um sistema de recebimento de pedidos, eles podem fornecer um portal online para entrada manual de pedidos. Alguns parceiros de atendimento até cuidarão dessa tarefa para você ou oferecerão opções de atendimento ao cliente para aceitar seus pedidos por telefone ou e-mail.

Aqui estão algumas das opções mais comuns de roteamento de pedidos.

  • Integração completa;
  • Envio de pedido de arquivo CSV;
  • Entrada manual de pedidos.

5. Seu Centro de Atendimento processa e envia seus pedidos

Assim que sua empresa parceira receber seus pedidos, ela os processará para envio e os encaminhará para seus clientes. Esta parte da operação é comumente chamada de pegar, embalar e enviar. Veja como cada etapa funciona: 

Escolhendo Produtos

“Picking” descreve o processo de seleção e recuperação de itens encomendados do estoque armazenado. Muitas vezes, seu centro de distribuição manterá uma pequena quantidade de estoque perto de sua estação de embalagem para eficiência e reservará uma porção maior no armazenamento para retirar periodicamente.

A equipe de fulfillment digitaliza ou verifica os produtos que eles escolhem em relação às informações do seu pedido e, em seguida, move seus itens para o estágio de embalagem para preparar cada remessa.

Pedidos de embalagem

Na embalagem, a equipe verifica novamente a precisão dos itens coletados e os embala de acordo. Se suas mercadorias exigirem montagem, muitas empresas de atendimento oferecem a opção de adicionar mão de obra especializada a essa etapa.

Os centros de serviços fulfillment estão equipados para oferecer uma variedade de caixas de remessa, malas diretas e materiais de embalagem para garantir a entrega segura de seus itens. Eles podem até ajudá-lo a desenvolver embalagens personalizadas para uma experiência de unboxing da marca ou montar vários produtos em um grupo de embalagens (uma opção chamada kitting). Em resposta à crescente popularidade das caixas de assinatura com curadoria, muitos parceiros de atendimento oferecem serviços de kitting adaptados a esse formato.

Recibos de pedidos, etiquetas de devolução e quaisquer outras inserções são adicionadas na fase de embalagem, que também podem ser facilmente personalizadas.

Envio de encomendas

Depois que tudo está devidamente embalado, a equipe de atendimento sela as caixas, pesa os pedidos e os rotula para envio. Se um método de envio ou transportadora específico foi designado no pedido, a equipe encaminhará o pacote de acordo. Em todos os outros casos, a empresa parceira avaliará a loja para encontrar a menor taxa e o prazo de entrega mais razoável para cada pedido.

O rate-shopping ajuda a reduzir seus custos de envio, mantendo os clientes satisfeitos com entregas rápidas. Como as empresas de atendimento geralmente enviam em grande volume com todas as transportadoras, você desfrutará de taxas muito mais baixas do que receberia pacotes de envio por conta própria.

Dependendo do tamanho e peso de suas mercadorias, a parceria com uma empresa que oferece serviços de fulfillment como a Enivix, especializada no envio de produtos mais pesados, ​​pode ser mais econômica para o seu negócio.

Uma vez enviado, o fulfillment atualizará o status do pedido para sua plataforma de comércio eletrônico, PDV ou sistema de gerenciamento de pedidos. Você pode até configurar notificações automáticas por e-mail que enviam informações de envio para seus clientes, permitindo que eles recebam a confirmação e acompanhem o status de sua entrega.

6. Seu Centro de Atendimento processa devoluções de clientes

Após a chegada do pedido, o processo de fulfillment é concluído, a menos que seu cliente queira devolver as mercadorias que comprou. Felizmente, o uso de serviços de fulfillment facilita isso para você e seus clientes.

A maioria dos centros de atendimento (fulfillment) recebe e processa devoluções como parte de seu serviço básico. Ao listar seu endereço em qualquer informação de devolução que você publica ou etiquetas que você envia, os clientes simplesmente enviam suas mercadorias indesejadas diretamente para o centro de distribuição onde são tratadas.

Você define os requisitos para que os itens sejam adicionados de volta ao estoque, vendidos em liquidação ou descartados, e a equipe de fulfillment lida com a mercadoria devolvida de acordo. Os relatórios que você recebe deles para cada item devolvido podem ser usados ​​para emitir reembolsos ou crédito de volta para seus clientes, dependendo da política de sua loja.

Algumas empresas de serviços fulfillment cobram taxas de reabastecimento ou custos de processamento de devoluções, por isso é importante conhecer sua estrutura de preços antes de fazer parceria. Se você vende produtos com uma alta taxa de retorno – como roupas de moda ou eletrônicos – certifique-se de considerar esta etapa do ciclo ao comprar serviços de fulfillment.

Por que usar os processos de fulfillment? 

Com uma compreensão de como o fulfillment funciona, você pode estar se perguntando se sua empresa pode se beneficiar dos serviços de fulfillment.

Embora realizar essas tarefas internamente faça sentido para muitos vendedores de pequena escala, 60% dos varejistas de comércio eletrônico optam por terceirizar algumas ou todas as suas necessidades de atendimento a terceiros, de acordo com uma pesquisa da DHL. Aqui estão as principais razões.

  • Tempo e prioridades;
  • Flexibilidade e escalabilidade;
  • Deixando para os profissionais.

O processo de fulfillment é complexo e exigente; requer uma quantidade significativa de tempo, atenção e espaço para ser realizado de forma eficaz.

Um dos maiores benefícios de entregar tarefas de atendimento a terceiros é poder redirecionar seu tempo para áreas onde ele pode ser melhor gasto. Os proprietários geralmente descobrem que o aumento de lucratividade que eles veem ao dedicar mais atenção ao marketing, fornecimento de produtos ou desenvolvimento supera o custo de terceirização fulfillment.

Se sua prioridade diária é lidar com pedidos a serem embalados e enviados, tarefas importantes que realmente ajudam a expandir seus negócios geralmente ficam em segundo plano.

Considerações finais do processo de fulfillment para seu negócio

O uso de serviços fornecidos por uma empresa parceira de fulfillment, como a Enivix, para gerenciar estoque, processar pedidos e enviar mercadorias permite que você se concentre no crescimento de seus negócios. A terceirização dessas funções também oferece uma série de outros benefícios que podem promover o desenvolvimento e otimizar seus recursos.

Algumas vantagens de terceirizar seu atendimento de comércio eletrônico incluem:

  • Espaço de prateleira flexível que pode ser dimensionado rapidamente à medida que você cresce;
  • Seus pedidos serão selecionados e embalados por profissionais treinados e especializados em fulfillment (atendimento de pedidos);
  • Seus recursos são liberados para buscar o desenvolvimento de negócios;
  • Você não está preso a um aluguel de espaço caro que talvez não precise;
  • Você pode escolher um armazém de atendimento localizado centralmente que seja capaz de enviar pedidos para seus clientes mais rapidamente.

Os requisitos de atendimento de cada vendedor são únicos e um grande número de parceiros e serviços diferentes estão disponíveis para você escolher. Saber como suas necessidades se comparam às suas opções de fulfillment é crucial para encontrar a combinação certa. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, a Enivix tem a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Entre em contato e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio! 

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