O que faz um operador de e-commerce?

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Se você deseja ter sucesso no seu negócio, com produtividade em alta e boa performance, conheça o operador de e-commerce e a sua importância!
O que faz um operador de e-commerce?

Se você deseja ter sucesso no seu negócio, com produtividade em alta e boa performance, conheça o operador de e-commerce e a sua importância!

Com a popularidade do comércio eletrônico, um novo mercado surgiu. E com isso cresceu também a vontade de empreender. No entanto, essa não é uma tarefa simples.

Para que você obtenha sucesso no seu e-commerce, saiba que é necessário contar com recursos suficientes para investir nesse negócio e profissionais capacitados para tocar a empresa. E um profissional que não pode faltar é o operador de e-commerce.

Mas você já conhecia essa profissão? Saiba agora como ele pode ser de grande valia para o seu negócio!

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Quais são as principais funções e importância de um operador de e-commerce?

Para que o seu negócio atinja uma performance excelente de vendas, é preciso contar com um profissional capacitado para ordenar todos os processos logísticos. É neste momento que surge a figura de um operador de e-commerce.

Este operador é responsável por dar todo o suporte necessário para a sua loja virtual, também conhecido como auxiliar de e-commerce. As suas funções variam de acordo com a empresa e as atividades desempenhadas neste negócio.

No entanto, é possível destacar algumas características em comum na maioria dos e-commerces, como as seguintes funções:

  • Cadastrar os produtos dentro da plataforma de e-commerce.
  • No cadastro, incluir informações atrativas sobre os produtos.
  • Organizar o estoque e agregar controle do armazém.
  • Entrar em contato com os fornecedores.
  • Realizar as etapas de picking e packing de pedidos.
  • Postar os artigos nos Correios.
  • Organizar a expedição de produtos (caso a entrega não seja feita por Correios).
  • Atendimento ao cliente (para vender ou no pós-venda).
  • Manutenção das redes sociais do negócio.
  • Criar e veicular anúncios nas mídias sociais e no Google.

A depender do porte da empresa, este profissional pode ser o único funcionário. Assim, o operador de e-commerce se torna ainda mais importante do que já é. Mas claro que essa é uma realidade que varia de acordo com cada negócio.

Em empresas maiores, por exemplo, pode haver mais de um operador, e cada um deles é direcionado a uma área. Por exemplo, um operador fica responsável pelo marketing, outro fica apenas na logística, outro auxiliar se restringe às vendas e assim por diante.

Para que o operador de e-commerce exerça suas funções com êxito, é preciso apresentar alguns conhecimentos básicos. Por exemplo, este auxiliar deve saber como SEO para e-commerce, noções básicas de logística, ter boa comunicação (escrita e oral) e marketing para mídias sociais.

Ele se torna a grande estrela do negócio interno, uma vez que é o responsável pela execução adequada de todos os processos internos. Esses conhecimentos devem estar aliados a habilidades sociais, como proatividade, organização, multitarefa e inteligência emocional.

Se você deseja impulsionar o seu e-commerce, considere a contratação de um operador para esse modelo de negócio. Afinal, a logística de um comércio eletrônico não é simples. Você sabe o que pode te ajudar, além de um operador de e-commerce? Um processo de fulfillment.

De que forma o fulfillment pode ajudar um operador de e-commerce?

O fulfillment se refere a um conjunto de processos que ocorre desde o momento em que um cliente realiza o pedido até a sua entrega. Este termo significa cumprimento, ou seja, um processo logístico fulfillment pode ser entendido como aquele que atinge as expectativas traçadas da melhor forma.

Então, é possível afirmar que o fulfillment é a base para o operador de e-commerce trabalhar. É a partir dessa definição que este profissional consegue executar todas as suas funções de maneira exitosa.

Mas você sabe como o fulfillment funciona? Na prática, ele pode utilizar três métodos: o dropshipping (que ocorre quando o fornecedor envia o pedido direto ao cliente), interno (todos os processos são executados internamente) ou com a terceirização (com um parceiro fulfillment, como a Platinum Log).

Para que essa estratégia funcione, você precisa seguir alguns passos, como:

1. Estoque: é onde tudo começa. Você precisa escolher um local destinado para o armazenamento dos produtos, organizando o recebimento de pedidos e com controle de estoque.

Essa decisão varia de acordo com a sua escolha anterior: o modelo de fulfillment. Você mesmo vai fazer o seu fulfillment? Então, tenha ciência de que será necessário investir em um local próprio, trazendo outros custos logísticos. Na terceirização, isso não acontece.

2. Separação: após o recebimento de um pedido, os produtos são localizados no estoque e separados. Essa etapa é de suma importância para evitar grandes prejuízos no futuro, como a devolução ou troca do produto, em razão do envio incorreto.

3. Embalagem: com os produtos devidamente separados, o próximo passo é embalá-los de acordo com as suas necessidades. Alguns produtos exigem um rigor maior do que outros, por conta da sua fragilidade, por exemplo. Por isso, avalie todos os materiais utilizados para a embalagem das suas mercadorias.

4. Transporte: agora que os pedidos já foram conferidos, separados e embalados, eles estão preparados para serem enviados para a casa do cliente. Decida como isso será feito na sua empresa, se através de uma frota própria ou de um serviço terceirizado. Avalie qual é a melhor opção para o seu negócio!

Você acha que a sua empresa executa todos esses passos de forma adequada, mesmo com um operador de e-commerce? Análise a terceirização logística e saiba como ela pode ajudar o seu negócio!

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