Passo a passo para melhorar o seu gerenciamento de pedidos

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O gerenciamento de pedidos, quando feito de forma adequada, é primordial para o sucesso de uma empresa. Saiba como melhorar essa gestão no seu negócio!
Passo a passo para melhorar o seu gerenciamento de pedidos

O gerenciamento de pedidos, quando feito de forma adequada, é primordial para o sucesso de uma empresa. Saiba como melhorar essa gestão no seu negócio!

Organização e atenção são dois pilares essenciais para a gestão de qualquer empresa. No entanto, quando o gerenciamento de pedidos não é feito da forma adequada, o risco de erros que interferem na eficiência de processos e causam a insatisfação do cliente é maior.

Afinal, essa gestão é crucial para o bom desempenho do ciclo de um pedido. Qualquer falha nesse processo pode gerar dores de cabeça para o negócio e prejudicar sua relação com seus clientes. Se isso é um desafio para você, saiba como gerenciar da melhor forma os pedidos! Continue a leitura.

O que é e como funciona o gerenciamento de pedidos?

Para melhorar um processo, você precisa conhecê-lo. Por isso, neste momento inicial é interessante destacar que o gerenciamento de pedidos abrange todo o processo entre a compra do consumidor até o momento em que ele recebe o seu pedido. Parece simples, mas para que tudo ocorra como o planejado, garantindo a satisfação dos clientes, há uma série de etapas que devem ser cumpridas.

Tendo em vista que o pedido é feito pelo cliente, o próximo passo é dar baixa no sistema, atualizando o inventário. Em seguida, o produto deve ser separado, embalado, conferido, liberado e enviado. Por fim, o pedido precisa chegar até o cliente em perfeitas condições e respeitando o prazo descrito no ato da compra.

Tome como exemplo uma empresa que trabalha com produtos sob encomenda, como as confeitarias. Neste caso, é preciso considerar também o tempo de produção, além dos níveis dos insumos necessários para a sua fabricação.

Nesse sentido, o gerenciamento de pedidos deve acompanhar o ciclo de vida do pedido na empresa. De modo geral, essa atividade é feita com o apoio de softwares, que devem estar integrados ao sistema usado pela empresa (se houver), de modo que tenham acesso às informações referentes ao processamento de pedidos.

Apesar de parecerem desconectados, os processos como a gestão de estoque, expedição e gestão de transporte são áreas de alta relevância para o gerenciamento de pedidos. Assim, para que a gestão de pedidos seja ágil e eficiente, o sistema deve ter acesso ao inventário da loja, evitando ao máximo discrepâncias entre o que é ofertado e o que há em estoque.

Da mesma forma, o modo como os produtos são embalados e organizados nos veículos é uma prática simples, mas capaz de evitar avarias durante o trajeto. Além disso, outra ação interessante aqui é a roteirização de entregas eficiente, reduzindo os custos da operação e garantindo que a entrega ocorra dentro do prazo informado previamente.

É assim que os pedidos são gerenciados no seu negócio? Caso contrário, talvez este seja o momento ideal para rever esse processo!

Como melhorar o gerenciamento de pedidos? 

Após ter uma visão mais ampla sobre o gerenciamento de pedidos e como ele funciona na prática, agora você pode conferir algumas formas de melhorar essa gestão na sua empresa. 

  1. Gestão de estoque

Para atender os pedidos que chegam na sua empresa, você precisa ter ciência do que tem disponível no seu estoque. Sem o devido controle de estoque, você corre o risco de divulgar na sua loja virtual algo indisponível, gerando frustração e insatisfação do cliente. Para evitar isso, mantenha o controle do seu armazém e confira o período ideal para reposição de mercadorias. 

  1. Controle de compra

O controle de compra é primordial para o seu controle de estoque, pois ele vai definir o que precisa (ou não) de reposição. É neste controle também que são definidos os grupos de produtos com maior e menor demanda. Os itens com grande busca precisam ter prioridade na compra, mas os de baixa demanda também merecem atenção. Isso evita o excesso e a falta de produtos!

  1. Inventário de estoque

O inventário de estoque ajuda a garantir que as informações sobre o estoque estejam precisas e atualizadas. Isso é importante para evitar problemas com a contabilidade, fiscalização e auditoria, auxiliando ainda no gerenciamento de pedidos

  1. Invista em um sistema de gerenciamento de pedidos

Um sistema de gerenciamento de pedidos (OMS) é um sistema de software usado em diversos setores para entrada e processamento de pedidos. Um pedido bem sucedido é aquele que atende um pedido de venda de acordo com as especificações do cliente, entregando as mercadorias conforme prometido no momento da venda.

Além disso, o OMS permite que você gerencie suas informações de estoque, vendas e clientes em um só lugar, para que você acesse todos esses dados de qualquer lugar a qualquer momento. Esse sistema também ajuda a automatizar processos como o processamento de pedidos, envio, cobrança, cobranças e outros.

O grande diferencial do OMS é o seu trabalho em integração com o WMS (Warehouse Management System) e o ERP. Com essa troca de informações, é possível acompanhar a atualização dos dados do estoque e do pedido em tempo real. Logo, podemos afirmar que o trabalho integrado desse sistema ao WMS e ERP é essencial para o comércio unificado.

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