Principal objetivo do sistema de logística para e-commerce

Categoria:
O sistema de logística é uma parte vital do e-commerce. Por isso, descubra qual o seu principal objetivo. Continue nos acompanhando para saber mais!
Principal objetivo do sistema de logística para e-commerce

O sistema de logística é uma parte vital do e-commerce. Por isso, descubra qual o seu principal objetivo. Continue nos acompanhando!

A priori, destaca-se que o e-commerce hoje está entre as áreas que mais crescem no Brasil, com a previsão de crescimento, cuja taxa de crescimento pode chegar a 15%, mesmo com a fase econômica que o país vive – não tão favorável.

Por outro lado, vemos que essa mesma fase é responsável por elevar os custos com logística, que já são altos — consumindo, em média, cerca de 12% da receita do negócio. Com isso em mente, além de outros motivos, prezar por um bom sistema de logística para e-commerce é crucial para alcançar o sucesso das operações.

Dito isso, confira a seguir o principal objetivo do sistema de logística para e-commerce de que forma o seu negócio pode se beneficiar disso.

Principal objetivo do sistema de logística para e-commerce - Platinum Log - principal-objetivo-do-sistema-de-logistica-para-e-commerce.png

A importância do sistema de logística no e-commerce

O sistema de logística para e-commerce é fundamental quando estamos nos tratando sobre a experiência que o cliente tem ao adquirir um bem ou serviço em uma loja virtual. Quando possuem custos altos e são demorados, as etapas de separação, embalo e envio dos produtos afastam o público.

Diante desse cenário, é importante destacar que muitas pessoas podem abandonar o carrinho de compras, não voltam a comprar em sua loja ou, até mesmo, cancelam uma compra que já haviam feito.

Segundo a SaleCycle, a taxa de abandono de carrinho pode ultrapassar o equivalente a 70%, e cerca de 4 trilhões de dólares deixam de ser faturados. Portanto, é inegável como o sistema de logística no e-commerce é um fator que influencia a taxa de conversão e experiência do cliente.

Para que você alcance o sucesso no planejamento logístico do seu e-commerce, saiba que é preciso levar alguns fatores em consideração, como os seguintes:

  • O recebimento de mercadorias ao realizar a compra do fornecedor;
  • Ter o controle de estoque;
  • A separação e o embalo das compras;
  • Envio do pacote;
  • Acompanhamento da entrega até a sua chegada ao consumidor.

Objetivos do sistema de logística para e-commerce

O sistema de logística para e-commerce influencia diretamente no oferecimento de um bom atendimento ao consumidor, além de melhorar a experiência do cliente. Por esse motivo, trouxemos os seus principais objetivos a seguir.

Planejamento das vendas

Para efetivar uma venda, você precisa ter o produto em estoque ou um prazo definido junto aos seus fornecedores (crossdocking ou dropshipping). Isso significa que, a fim de criar um planejamento de vendas eficiente, é necessário ter atenção com os níveis de estoques e o momento ideal de repor os itens. Isso evita que o cliente se depare com a mensagem de “produto indisponível”.

Controle de estoque

O principal objetivo do controle de estoque é evitar situações extremas nesse espaço, isto é, a falta ou o excesso de mercadorias. A indisponibilidade pode aumentar as taxas de perda nas vendas e insatisfação dos clientes. Por outro lado, ter uma quantidade superior à demanda eleva os custos, aumentando o risco de desperdícios.

No controle de estoque, considere alguns fatores, como:

  • Política de estoques: determine os níveis ideais para cada produto, o ponto ideal de ressuprimento, critérios de obsolescência, estruturação para promoções e outros pontos. Conte ainda com uma política de trocas e devoluções.
  • Investimento em tecnologia: no início, é comum o uso de utilizar em Excel para controlar o estoque do e-commerce, apesar de essa não ser a ferramenta mais apropriada — em especial por conta dos erros com esse controle manual. Você pode investir em sistemas, os WMS, que automatizam as tarefas de um estoque.
  • Inventários periódicos: esse ato se refere à realização de contagem dos itens em disponibilidade no estoque e comparar com os dados no sistema. A finalidade é conferir a veracidade dos dados e verificar possíveis erros. O ideal é realizar esse inventário de forma periódica (além do inventário geral).
  • Realizar promoções para itens com menor saída: tenha uma diversidade de itens no estoque, mesmo os que têm um giro menor, deixando a loja mais atrativa e conquistar um maior número de clientes. Lembre-se de que essa estratégia precisa ser muito bem planejada e monitorada.
  • Utilização da curva ABC: a curva ABC tem como base o giro dos produtos, relevância para a receita e a lucratividade. Sendo assim, os materiais são divididos em 3 grupos, com o A com os produtos que possuem um giro médio (mas com uma margem de lucro muito alta), B com um giro alto (mas faturamento e lucratividade menos relevantes) e C, que tem baixo giro e não fazem muita diferença no v faturamento.
  • Previsão de demanda: essa ferramenta é usada na área comercial com o intuito de criar estimativas para os próximos períodos (no que se refere ao faturamento). Ela pode ser aproveitada por diversos setores, como os de compras e estoques. O resultado é muito benéfico para a logística e para outros setores —melhorando os resultados, no geral.

Acompanhamento de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são aliados no monitoramento dos resultados. Com base neles, você pode analisar se as metas estão sendo de fato alcançadas, se possuem falhas e onde elas ocorrem, entre outros fatores.

  • Dentre os principais indicadores de logística para e-commerce, é possível destacar:
  • Lead time do pedido: tempo que o pedido leva para ser entregue ao cliente;
  • Nível de serviço de entregas: quantidade de entregas dentro do prazo;
  • Acuracidade de inventário: percentual de contagens com base nos dados do sistema;
  • Índice de trocas e devoluções;
  • Índice de avarias e extravios.

Conte com a Platinum Log para ter a melhor plataforma logística para o seu e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio. 

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert