Um expedidor atua diretamente nos processos logísticos de uma empresa e se responsabiliza pelas etapas finais na jornada de compra.
Após a fiscalização do expedidor, é possível encaminhar ao cliente o produto que ele solicitou. Desse modo, confira a seguir qual a função de um expedidor. Ao pensar no processo logístico envolvendo em uma compra e venda empresarial, é primordial levar em consideração todos os funcionários que o seu negócio vai precisar – e o expedidor é um deles. Por esse motivo, você precisa conhecer a profissão de um expedidor e como ele é uma peça fundamental na empresa.
Neste momento inicial, é interessante trazer as principais funções de um expedidor. Assim, saiba que ele cuida, de forma direta, de todos os processos logísticos que envolvem a expedição de produtos de uma empresa. Como o nome já nos propõe, o expedidor recebe os pedidos e busca pelos produtos referentes à solicitação feita.
Por isso, ele é encarregado de atender o pedido no próprio estoque, fazer a embalagem do item e registrar a saída da mercadoria. Em algumas empresas, o expedidor também pode ajudar no carregamento dos caminhões a fim de que o produto seja despachado.
Claro que essas atividades dependem da empresa que o expedidor trabalha hoje em dia. Afinal, nem todos os empreendimentos contam com empilhadeiras, por exemplo. Além disso, as empresas ainda estão se adequando ao uso de recursos tecnológicos, como os sistemas ERP.
Um expedidor pode trabalhar em diversas áreas, nos seus respectivos setores de logística, desde o estoque até a produção. Assim, vemos como esse profissional é essencial nos processos de despacho e envio, como:
Para isso, os contratantes avaliam alguns requisitos, como ensino médio completo, experiência profissional em estoques e curso de operador de empilhadeira (em alguns casos). No geral, também é exigido conhecimento em informática básica.
A expedição de mercadorias é uma função essencial no estoque de uma empresa, cuja finalidade é realizar o envio correto dos produtos aos clientes. Neste departamento, existe uma divisão de etapas para que a mercadoria seja expedida. Por isso, iremos explorar essas etapas a seguir.
Planejamento de entregas
A primeira etapa no setor de expedição das mercadorias é o planejamento da entrega. Isso significa que, todos os dias, os pedidos devem ser confirmados e preparados. Além disso, os pedidos devem ser atribuídos às suas respectivas transportadoras. Neste planejamento, ainda deve ser verificado o espaço de armazenagem.
Organização dos produtos
A depender da logística da empresa, a organização de produtos está presente na fase de expedição. Assim, essa organização consiste no picking, que é a separação dos pedidos.
Verificação documental dos pedidos
Ao contrário do que muitos pensam, o setor de expedição das mercadorias também pode ser responsável pela verificação documental dos pedidos. Essa é uma maneira de diminuir ou evitar erros, como o envio de produtos defeituosos.
Assim, todos os documentos serão conferidos novamente, desde o recebimento do pedido até o endereço do destino. Essas informações podem ser encontradas em um sistema adotado pela empresa (o que é recomendado).
Carregamento dos produtos
Por fim, a última etapa da expedição de mercadorias é o carregamento dos produtos no veículo responsável por sua entrega. Aqui, é preciso conferir se o reboque é o correto, a mercadoria deve ser colocada no caminhão e todos os documentos serão entregues à transportadora.
Apenas um profissional adequado pode realizar esse serviço, uma vez que cada produto exige um tratamento diferente. É neste momento que surge a figura do expedidor.
Sabe-se que nem toda empresa tem espaço suficiente para montar áreas específicas de expedição, porém, ela influencia bastante no andamento dos pedidos. Isso auxilia no número de envios de produtos, rotas gerenciadas, planejamento e horário e outros fatores de uma empresa.
No geral, essa área é momento junto ao espaço de recebimento dos produtos, como próximo às docas. Desse modo, a movimentação de mercadorias ocorre no mesmo local, o que torna o processo logístico mais dinâmico.
Existem algumas maneiras de otimizar a expedição de mercadorias na sua empresa, e o primeiro passo para isso é contratar mão de obra especializada, como é o caso do expedidor. Porém, você deve investir em outras medidas atrelado a isso, como:
Para obter êxito nos seus processos logísticos, é de suma importância contar com o auxílio de uma plataforma pronta para te ajudar, como a Platinum Log. Acesse o nosso site oficial e conheça os principais serviços que podem impulsionar a logística, de forma integrada, no seu negócio.