É impossível trabalhar em uma empresa que possui um ambiente estável e previsível, mas a gestão de crise pode diminuir os impactos dos imprevistos. Saiba como!
O ambiente de trabalho é, por si só, passível de imprevistos: o capital pode acabar, o estoque enfrentar a falta de produtos, as entregas atrasam e por aí vai. Apesar de não existir ainda a possibilidade de evitar 100% dos prejuízos e incertezas que uma empresa pode lidar, a gestão de crise se aproxima dessa “perfeição”.
Não estamos falando que essa gestão vai reduzir totalmente os imprevistos da sua empresa, porém, ela é suficiente para diminuir o impacto quando isso acontecer. Pensar que a qualquer momento o seu negócio pode enfrentar uma situação ruim não é pessimismo, e sim ter os pés no chão.
Tome como exemplo a pandemia do coronavírus, que exigiu medidas de saúde extremas, como o isolamento e distanciamento social. Uma pandemia é rara, mas não impossível, logo, não há como descartar toda e qualquer possibilidade de imprevisto. Porém, para se preparar de alguma forma, existe a gestão de crise, e é sobre isso que falaremos a seguir!
Antes de entender o que é a gestão de crise, é preciso entender o que é de fato a crise. A crise é, portanto, o surgimento de um grande problema e que acarreta no impacto prejudicial nas atividades de um negócio. Com esse conceito em mente, saiba que a crise pode ter várias origens, como a crise financeira, a crise operacional, a crise de reputação ou até mesmo a crise de legalização.
Logo, vemos que a crise é um momento de falha, que no futuro pode causar conflitos internos, ameaçar a imagem e reputação da empresa. Como uma das principais consequências, a crise costuma acarretar problemas financeiros ao negócio. Percebe como gerir essas crises é fundamental para evitar grandes prejuízos?
A única forma de manter a sua empresa resiliente diante de ameaças constantes e evitar grandes impactos é com a prevenção, ou seja, um plano de gestão de crise. É possível considerar a gestão de crise o momento em que o gestor identifica quais são as ameaças para o capital e lucro da empresa e define formas de controle.
Na logística de forma específica, além das ameaças externas, temos problemas com transportes, roubos nas estradas, danos nas cargas, problemas com estoque e armazenagem e outros. Ainda no cenário digital, é preciso cuidar da segurança dos dados da empresa.
Todas essas ameaças se refletem em prejuízos financeiros, o que destaca a importância da gestão de crise na logística. Mas por conta das soluções da logística 4.0, a gestão de crise tem sido elevada para um nível maior de eficiência e agilidade, o que torna esse processo mais inteligente.
Podemos aproveitar este momento para explorar as principais vantagens do gerenciamento de crise, que são:
É dessa maneira que a sua empresa deve se comportar diante de situações de crise a fim de evitar problemas ainda maiores.
As empresas passam pelas mesmas etapas para traçar um plano e uma estratégia de gestão de crise na logística. Confira a seguir:
Sabe como todos esses passos podem ser colocados em prática de maneira efetiva? Com a Platinum Log.
Primeiramente, devemos nos apresentar: nossa Solução Logística Integrada é a chave para uma operação otimizada e eficiente. Através da nossa API, unificamos WMS, ERP, Transportadoras e Marketplaces em um único OMS, simplificando o gerenciamento e permitindo uma visão completa de toda a cadeia logística.
Mas como isso ajuda no planejamento de uma gestão de crise? Com uma visão ampla sobre o seu negócio! Nossos Dashboards e Relatórios oferecem um panorama em tempo real das principais métricas do seu negócio.
A integração é a principal característica da nossa ferramenta. Com isso, você tem acesso a todo o desempenho da sua empresa. Logo, fica mais fácil prever possíveis riscos e crises no futuro, além de acompanhar de perto o que está acontecendo no seu negócio.
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