A importância da gestão de crise para a sua logística

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É impossível trabalhar em uma empresa que possui um ambiente estável e previsível, mas a gestão de crise pode diminuir os impactos dos imprevistos. Saiba como!
A importância da gestão de crise para a sua logística

É impossível trabalhar em uma empresa que possui um ambiente estável e previsível, mas a gestão de crise pode diminuir os impactos dos imprevistos. Saiba como!

O ambiente de trabalho é, por si só, passível de imprevistos: o capital pode acabar, o estoque enfrentar a falta de produtos, as entregas atrasam e por aí vai. Apesar de não existir ainda a possibilidade de evitar 100% dos prejuízos e incertezas que uma empresa pode lidar, a gestão de crise se aproxima dessa “perfeição”. 

Não estamos falando que essa gestão vai reduzir totalmente os imprevistos da sua empresa, porém, ela é suficiente para diminuir o impacto quando isso acontecer. Pensar que a qualquer momento o seu negócio pode enfrentar uma situação ruim não é pessimismo, e sim ter os pés no chão. 

Tome como exemplo a pandemia do coronavírus, que exigiu medidas de saúde extremas, como o isolamento e distanciamento social. Uma pandemia é rara, mas não impossível, logo, não há como descartar toda e qualquer possibilidade de imprevisto. Porém, para se preparar de alguma forma, existe a gestão de crise, e é sobre isso que falaremos a seguir!

O que é gestão de crise e qual a sua importância para a logística?

Antes de entender o que é a gestão de crise, é preciso entender o que é de fato a crise. A crise é, portanto, o surgimento de um grande problema e que acarreta no impacto prejudicial nas atividades de um negócio. Com esse conceito em mente, saiba que a crise pode ter várias origens, como a crise financeira, a crise operacional, a crise de reputação ou até mesmo a crise de legalização.

Logo, vemos que a crise é um momento de falha, que no futuro pode causar conflitos internos, ameaçar a imagem e reputação da empresa. Como uma das principais consequências, a crise costuma acarretar problemas financeiros ao negócio. Percebe como gerir essas crises é fundamental para evitar grandes prejuízos? 

A única forma de manter a sua empresa resiliente diante de ameaças constantes e evitar grandes impactos é com a prevenção, ou seja, um plano de gestão de crise. É possível considerar a gestão de crise o momento em que o gestor identifica quais são as ameaças para o capital e lucro da empresa e define formas de controle.

Na logística de forma específica, além das ameaças externas, temos problemas com transportes, roubos nas estradas, danos nas cargas, problemas com estoque e armazenagem e outros. Ainda no cenário digital, é preciso cuidar da segurança dos dados da empresa. 

Todas essas ameaças se refletem em prejuízos financeiros, o que destaca a importância da gestão de crise na logística. Mas por conta das soluções da logística 4.0, a gestão de crise tem sido elevada para um nível maior de eficiência e agilidade, o que torna esse processo mais inteligente. 

Podemos aproveitar este momento para explorar as principais vantagens do gerenciamento de crise, que são:

  1. Ter uma maior capacidade analítica diante de uma situação difícil
  2. Adotar novas estratégias para serem adaptadas diante de um novo cenário
  3. Reduzir os impactos negativos no negócio
  4. Capacidade para seguir com a produção mesmo em tempos de crise
  5. Ter soluções para as situações mais adversas possíveis
  6. Identificar as possíveis ameaças com mais assertividade
  7. Tomada de decisão segura
  8. Administração controlada e efetiva

É dessa maneira que a sua empresa deve se comportar diante de situações de crise a fim de evitar problemas ainda maiores.

Saiba como planejar a gestão de crise na logística da sua empresa

As empresas passam pelas mesmas etapas para traçar um plano e uma estratégia de gestão de crise na logística. Confira a seguir:

  • Defina o contexto: esse é o momento ideal de entender a situação da sua empresa, o papel da logística no seu negócio e definir a estrutura de como serão feitas as análises. 
  • Identifique possíveis riscos: faça aqui algumas indagações sobre quais são os riscos potenciais que podem afetar significativamente a empresa. 
  • Analise cada tipo de risco: após ter algumas ameaças estabelecidas, avalie as reais chances delas ocorrerem, quais seriam suas consequências e se há condições de arcar com o risco.
  • Defina estratégias: se existe uma disposição para lidar com a crise, é preciso traçar planos para mitigar os impactos, e isso inclui métodos de prevenção e planos de contingência. 
  • Monitore constantemente os riscos: a fim de controlar melhor a eficiência do plano e verificar se há possibilidades de novos riscos, escolha formas de monitorar e rastrear os perigos. 

Sabe como todos esses passos podem ser colocados em prática de maneira efetiva? Com a Platinum Log. 

Saiba como a Platinum Log pode te ajudar na gestão de crise!

Primeiramente, devemos nos apresentar: nossa Solução Logística Integrada é a chave para uma operação otimizada e eficiente. Através da nossa API, unificamos WMS, ERP, Transportadoras e Marketplaces em um único OMS, simplificando o gerenciamento e permitindo uma visão completa de toda a cadeia logística.

Mas como isso ajuda no planejamento de uma gestão de crise? Com uma visão ampla sobre o seu negócio! Nossos Dashboards e Relatórios oferecem um panorama em tempo real das principais métricas do seu negócio.

A integração é a principal característica da nossa ferramenta. Com isso, você tem acesso a todo o desempenho da sua empresa. Logo, fica mais fácil prever possíveis riscos e crises no futuro, além de acompanhar de perto o que está acontecendo no seu negócio. 

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