A logística 4.0 já é uma realidade?

Categoria:
A logística 4.0 visa interligar armazéns, transportadoras, comércio e os clientes finais, resultando em uma troca de informações eficiente. Isso já é realidade?
A logística 4.0 já é uma realidade?

A logística 4.0 visa interligar armazéns, transportadoras, comércio e os clientes finais, resultando em uma troca de informações eficiente. Isso já é realidade?

A logística 4.0 pode ser compreendida como a automação e o uso da tecnologia em todas as etapas da logística. Ela funciona a partir da implementação de softwares e sistemas que auxiliam a cadeia de suprimentos, de modo a oferecer aos profissionais a automação dos seus processos e economia dos recursos financeiros ou não.

Mas será que essa logística já é uma realidade? Entenda melhor sobre este conceito e como ele funciona na prática! 

Conceito de logística 4.0 

De modo geral, a logística 4.0 pode ser entendida como uma renovação tecnológica em todas as etapas da cadeia logística. Por esse motivo, ela é aplicada em diversos setores, como a manufatura, na estocagem, no pátio logístico, no transporte e na last mile, não havendo uma limitação a parte da cadeia de suprimentos, por exemplo, atendendo à sua totalidade. 

Em outras palavras, trata-se da combinação de diferentes componentes modernos, através da implementação de sistemas tecnológicos, que permitem mais produtividade. Alguns exemplos de recursos utilizados para isso são contêineres, veículos, paletes e sistemas de transporte inteligentes, de modo a criar um fluxo de abastecimento automatizado.

Com isso, é formado um ecossistema operacional mais fluido e ágil, atuando de ponta a ponta. Mas nem sempre foi assim. Este conceito de logística evoluiu com o tempo, da seguinte maneira:

  1. Logística 0 (entre 1900 e 1940): Do Campo ao Mercado, com foco total na economia agrária.
  2. Logística 1.0 (entre 1940 e 1960): Especialização e necessidades de guerra, com foco no desempenho funcional.
  3. Logística 2.0 (entre 1960 e 1970): Integração de processos.
  4. Logística 3.0 (entre 1970 e 1980): O foco aqui é o cliente, logo, o objetivo é a busca por eficiência. Coincide com a ascensão das televendas.
  5. Logística 4.0 (de 1980 até os dias de hoje): A era do Supply Chain, da integração de processos e da tecnologia. Aqui o foco é tornar a logística um diferencial competitivo.

Ainda está confuso sobre o conceito? De forma resumida, a Logística 4.0 tem como objetivos aumentar a produtividade, ganhar eficiência e reduzir custos logísticos. Isso só é possível graças à integração, automação e inteligência dos processos. 

Principais tecnologias da Logística 4.0

Com a chegada deste conceito, é possível aplicar processos inovadores na interação e na otimização da cadeia de produção. Mas, afinal, quais são as tecnologias envolvidas na logística 4.0? Confira alguns exemplos a seguir.

  • Internet das Coisas: a sua função é conectar equipamentos do dia a dia à internet. Inclusive, alguns equipamentos funcionam de forma automatizada, com as devidas orientações estipuladas pelos sistemas.
  • Inteligência Artificial: permite que uma máquina tome decisões automáticas ao longo dos processos, traga previsões de comportamentos e antecipe problemas do setor.
  • Cloud Computing: é a virtualização dos serviços por meio da tecnologia de cloud, capaz de facilitar o gerenciamento de informações. Essa tecnologia permite coletar, armazenar e disponibilizar dados mais seguros de qualquer lugar.
  • Big Data: o setor opera com uma enorme quantidade de informações e dados importantes, relevantes para o setor logístico, a fim de que a empresa tenha uma visão mais estratégica da cadeia produtiva.
  • Digital Twin: essa tecnologia está relacionada com uma versão digital de um produto, como um protótipo. Assim, as fábricas criam os seus gêmeos digitais para avaliar as mudanças e a melhor logística no espaço disponível.
  • Machine Learning: é um recurso que analisa informações automaticamente para a formação de modelos analíticos, o que permite que as máquinas aprendam e atuem de forma autônoma.

Todos estes conceitos já estão presentes na nossa realidade. Você pretende que o seu negócio continue operando de forma eficaz e se mantenha competitivo no mercado? Então, este novo conceito de logística faz toda a diferença no processo de produção e distribuição dos produtos.

Vantagens práticas da logística 4.0

Como podemos ver, a logística 4.0 já é uma realidade. Portanto, aproveite este conceito para melhorar a atuação da sua empresa e usufrua das seguintes vantagens:

  1. Antecipar demandas

Com a Machine Learning, por exemplo, a tecnologia pode lhe antecipar quais os próximos passos a dar no seu negócio. Com o cruzamento de dados e com estatísticas de acordo com os pedidos registrados, é possível obter uma previsão dos próximos gastos com recursos, reduzindo o desperdício financeiro, ao passo que impede que o estoque sofra com falta de abastecimento.

  1. Dados atualizados em tempo real

Com o avanço da Big Data, tomar decisões deixa de ser um desafio, além da participação da Machine Learning. Isso porque os dados armazenados nutrem a tecnologia e formam uma base que ajuda na hora de tomar decisões importantes por parte do responsável pela área.

  1. Melhor roteirização

Com a coleta de dados inteligente e automatizada, é possível economizar com a previsão de problemas ocasionados por más condições de estradas e atrasos nas entregas. Este processo é conhecido como roteirização.

  1. Economia a médio prazo

O investimento em tecnologia na logística 4.0 é algo que retornará de forma notável. Um exemplo disso é o WMS, uma ferramenta de gestão de estoque que pode salvar seu negócio de gargalos e gastos desnecessários na manutenção do armazém. Outro exemplo é o TMS, que ajuda a economizar tempo e dinheiro com sua frota.

Caso você queira adaptar o seu negócio e investir nas ferramentas Logística 4.0, conte com uma empresa especializada no assunto, como a Platinum Log. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que oferecemos para o seu negócio decolar!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert