Como funciona a logística de cosméticos?

Categoria:
A logística de cosméticos exige algumas particularidades para que ela seja eficiente e traga bons resultados. Descubra como ela funciona na prática!
Como funciona a logística de cosméticos?

A logística de cosméticos exige algumas particularidades para que ela seja eficiente e traga bons resultados. Descubra como ela funciona na prática!

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor de higiene, perfumaria e cosméticos movimenta US$ 1,5 bi em 2022. Dito isso, as empresas que atuam neste ramo precisam de preparação! Dito isso, hoje você vai entender como funciona a logística de cosméticos.  

Leia mais: Logística estratégica na gestão do estoque de cosméticos

A importância da logística de cosméticos para empresas

Não restam dúvidas de que a logística é um pilar fundamental para as empresas de todas as atuações, e na área de cosmético isso não é diferente, em especial pelo fato de ser um mercado muito acirrado. A importância desse processo pode ser explicada graças à opção de proporcionar as bases para a projeção estratégica do negócio e garantir competitividade.

Confira: Logística Omnicanal: construa seu diferencial competitivo!

De maneira geral, a logística representa um conjunto de práticas, métodos e processos aplicados com o intuito de assegurar o fluxo de abastecimento de matéria-prima, movimentação de itens, estocagem, transporte e demais etapas que constituem a sua produção.

A armazenagem e a distribuição de cosméticos são fases que exigem um gerenciamento específico para não provocar o aumento dos custos para as empresas, levando em conta que quanto maior o período de produtos parados no estoque, maior será o custo com capital de giro.

Desse modo, você (enquanto gestor) pode melhorar a logística focando na sustentabilidade, além de manter a qualidade dos produtos e oferecer uma boa experiência aos clientes, fazendo com que ela se torne essencial para o sucesso do negócio.

Principais desafios enfrentados na logística de cosméticos

Toda mercadoria acabada tem suas especificidades e isso também acontece no setor de cosméticos. Cada produto deve seguir um padrão definido com antecedência na armazenagem, que deve ser realizada em locais especiais e adaptados para a permissão de funcionamento junto ao órgão regulador, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).  

São os mais diversos desafios enfrentados no setor de cosméticos para o operador – e conhecê-los é o primeiro passo para superá-los. Alguns exemplos disso são: 

  • Cumprimento do prazo de entrega: Na maioria das vezes, entregues em um pequeno espaço de tempo, os produtos do setor de cosméticos pedem agilidade na entrega. Ao mesmo tempo, a integridade desses produtos deve se manter intacta até o destino final, uma vez que são frágeis e devem estar armazenados na temperatura adequada. 
  • Ambiente com a aprovação da Anvisa: Um operador licenciado pela ANVISA que armazena cosméticos deve estar com toda a documentação em dia, além de realizar as inspeções periódicas, que analisam a limpeza, iluminação e temperatura do ambiente onde os cosméticos se mantêm armazenados. 
  • Embalagem e temperatura ao longo do transporte: Esse é um detalhe que demanda a sua atenção, em particular nas regiões Norte e Nordeste do país e nas estações mais quentes do ano. Quando submetidos a elevadas temperaturas, muitos cosméticos podem perder as suas propriedades ou não funcionar da forma que deveriam, o que pode resultar em devoluções e dor de cabeça.  

Ao longo do transporte de cosméticos, é preciso observar a fragilidade dos produtos e suas embalagens, além da incidência de calor sobre a mercadoria. Em outras palavras: todo cuidado é pouco quando o foco é transportar cosméticos. 

Saiba: Qual tipo de embalagem usar no transporte de cosméticos?

Passo a passo de como funciona a logística de cosméticos

Agora que você tem uma ampla visão sobre a logística de cosméticos, confira o passo a passo de como ela funciona na prática!

  1. Planejamento

Com o negócio em crescimento, é preciso ter uma logística que passe por todas as áreas. Essas necessidades serão identificadas no processo de planejamento, devendo gerir cronograma de pedidos, entregas, custos, atendimento e outros.

  1. Armazenamento

Na logística de cosméticos, a parte da entrega é importante, mas o espaço usado para armazenar esses produtos também. Os cosméticos são produtos frágeis e demandam bons espaços para armazenamento, garantindo a higiene, segurança e sistema de entregas e recolhimento.

  1. Embalagem

A embalagem deve proteger o produto inteiramente. Apesar de parecer óbvio, muitas empresas pecam pela tentativa de economizar na embalagem, e isso acaba gerando prejuízos maiores. 

  1. Prazos

Quanto mais rápido o processo de entrega, melhor. Com o cliente satisfeito, isso aumenta a probabilidade de futuras compras. E quanto menos tempo o cosmético permanecer na empresa, menores os riscos de possíveis danos na estrutura ou particularidades no produto.

  1. Anvisa

O seu negócio depende das normas regulamentadoras, devendo estar atento às documentações exigidas pela Anvisa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária cuida da inspeção do armazém dos produtos, definindo a continuidade (quando possível) dos trabalhos. 

  1. Transporte

Terceirizar o sistema de transporte de cosméticos facilita o processo de entrega. Além disso, tenha em mente que esse serviço deve ser realizado com segurança e a tecnologia necessária para aplicar rastreamento e monitoramento do veículo. Se a sua empresa não pode realizar isso, conte com a terceirização logística!

Precisa de ajuda com a logística de cosméticos da sua empresa? Conte com a Platinum Log! 

Conte com a Platinum Log

A Platinum Log é uma solução logística focada na terceirização de operações por meio de uma estratégia fiscal adequada para o recebimento adequado dos produtos, acompanhamento de processos e entrega dos pedidos ao cliente final. Tudo isso de forma online e inteligente!

Com a Platinum Log, você supera alguns problemas comuns da gestão tradicional, como a baixa capilaridade e escalabilidade, descentralização de informações, falta de visão estratégica e pouco poder de negociação.

Agora você pode aproveitar os benefícios de uma plataforma completa, que oferece armazenagem, estoque, picking, packing, indicadores de desempenho e visão realtime. Tudo isso impulsiona o desempenho do seu e-commerce!

Conheça as nossas soluções e saiba como melhorar a atuação da sua empresa!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert