Deseja tornar a sua gestão de produtos eficiente? Lide com a tecnologia como sua principal aliada e saiba como a Platinum Log pode ajudar o seu negócio!
A gestão de produtos lida com os ativos mais relevantes para as empresas: as mercadorias. Os produtos são a maneira como o seu negócio pode entregar valor ao mercado e se conectar ao público consumidor. Por esse motivo, esses itens devem ser bem gerenciados para alcançar o sucesso esperado. A seguir, vamos trazer a importância dessa área para a sua marca decolar.
Leia mais: Quais as etapas do processamento de pedidos?
A gestão de produtos pode ser entendida como uma área de negócio que administra os itens comercializados em todas as etapas do seu ciclo de vida, a começar por sua fabricação até a sua retirada, tendo como foco a experiência do consumidor.
É de suma importância deixar claro que essa gestão abrange não somente os produtos físicos, mas também serviços, sistemas e infoprodutos. Isto é, tudo aquilo que as empresas entregam ao mercado como resultado do trabalho.
Mas, afinal, qual o objetivo da gestão de produtos? A sua finalidade é fazer com que a empresa crie produtos que atendam às necessidades dos clientes e entreguem valor ao mercado. Isso vale para o lançamento de produtos e para a gestão do seu ciclo de vida.
Confira: Quais são as 6 fases do ciclo de pedidos?
Para que isso se torne realidade, essa área requer um entendimento mais detalhado sobre o comportamento, as necessidades e os interesses dos clientes. Não basta administrar os produtos atuais, é preciso ir além e lançar soluções que resolvam os problemas do seu cliente ideal.
E para que serve a gestão de produtos? Essa gestão serve para que a empresa entregue valor ao mercado e obtenha o seu devido retorno financeiro. Para isso, a gestão de produtos deve ser capaz de analisar o mercado, entender suas demandas e responder às mudanças.
A gestão de produtos é fundamental para o sucesso da empresa. A seguir, você vai entender melhor quais os benefícios essa atividade traz. Confira!
Um dos principais objetivos da gestão de produtos é alinhar a produção e as estratégias das mercadorias com as necessidades do mercado. Assim, a empresa produz e entrega aquilo que realmente tem demanda entre os consumidores. Confira: Motivos de ter uma previsão de demanda logística.
A gestão de produtos melhora o desenvolvimento desses itens que serão posteriormente comercializados. Ao longo das etapas de criação, a empresa leva em conta as expectativas, os comportamentos e os interesses dos usuários, de modo que o produto conquiste a satisfação deles. Com isso, a experiência com o produto contribui para o relacionamento com a marca.
A gestão de produtos organiza a área, define prioridades e identifica oportunidades. Com isso, você nota as melhores estratégias para investir para trazer mais retorno ao negócio, sem correr riscos. Ao longo do ciclo de vida do produto, você pode perceber em quais momentos é necessário investir em marketing e quando é possível reduzir esses recursos.
A organização da gestão de produtos otimiza as entregas das equipes. A partir do momento em que os objetivos, os processos e os recursos estão definidos em uma área de negócio, a sua equipe precisa saber quais caminhos seguir. Somente assim é possível realizar entregas ágeis, atendendo à velocidade que o mercado moderno exige das empresas. Esse é um dos métodos para entrar e se adequar à transformação digital.
Em qualquer empresa, as estratégias de vendas são cruciais para o sucesso do negócio. Afinal, elas fazem os produtos chegarem às mãos dos clientes. Quando a área de gestão de produtos existe, essas estratégias tendem a ser mais efetivas. Além disso, o conhecimento sobre o público é importante para alinhar os argumentos de vendas às necessidades dos consumidores e, assim, criar conexão com eles na hora da venda.
Precisa de ajuda com a gestão de produtos da sua empresa? Conte com a Platinum Log!
Por meio de automações e tecnologia própria, reproduzimos e monitoramos todas as nossas operações, disponibilizando aos nossos clientes o acompanhamento de fluxo internos assim como seus indicadores operacionais.
Nossa Solução Logística Integrada é a chave para uma operação otimizada e eficiente. Através da nossa API, unificamos WMS, ERP, Transportadoras e Marketplaces em um único OMS, simplificando o gerenciamento e permitindo uma visão completa de toda a cadeia logística. A integração entre sistemas agiliza processos, reduz erros e proporciona maior controle sobre todas as etapas, desde a entrada de pedidos até a entrega final.
Entenda a importância do sistema OMS em sua empresa.
Uma forma de monitorar a gestão de produtos é através dos nossos Dashboards e Relatórios, que oferecem um panorama em tempo real das principais métricas do seu negócio.
Acompanhe de perto a quantidade de pedidos, peças e volumes, visualize as médias de pedidos, indicativos de produção no prazo e SLAs, além de monitorar as ocorrências e as principais transportadoras.
Com informações detalhadas sobre os pedidos recebidos diariamente e a quantidade de produções, tudo fica claro em um gráfico mensal que permite uma análise precisa do desempenho da sua logística.
Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!