Curva ABC: direcionando recursos com inteligência

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A sua empresa precisa de ajuda com a gestão de estoque? Conheça a curva ABC, um método capaz de direcionar recursos com inteligência!
Curva ABC: direcionando recursos com inteligência

A sua empresa precisa de ajuda com a gestão de estoque? Conheça a curva ABC, um método capaz de direcionar recursos com inteligência! 

Gerir um estoque não é tão simples como parece: é preciso ter uma ampla visão sobre todos os produtos que são armazenados, acondicioná-los da forma correta e ter noção sobre a reposição – quando necessária. Para te ajudar com essa tarefa, o conceito de Curva ABC surge como um grande aliado. Entenda melhor sobre o tema a seguir! 

O que é a Curva ABC?

Inicialmente, é importante entender o que é a Curva ABC. Estamos falando de um método de análise que abrange as etapas de categorização de itens tendo como base o seu valor. Com isso, esse conceito costuma estar presente no controle de estoque, apesar de ter outras aplicações.

Na prática, a Curva ABC atua na identificação dos produtos mais valiosos, colocando em comparação com a demanda dos clientes. Portanto, o seu objetivo é economizar tempo na gestão de estoque, além de reduzir os custos de armazenagem, de modo a direcionar todo o foco do time e dos recursos para os itens com maior valor agregado ao negócio.

Esse método também ajuda a reduzir o estoque desnecessário ou que se tornou obsoleto, desenhando estratégias para o aumento das vendas. Mas como isso é possível? A Curva ABC consegue atingir esses resultados a partir da sua classificação de itens do estoque de uma empresa com base no seu valor (composto de critérios como a demanda, custo e risco). Em posse desses dados, os gestores organizam os itens nos grupos A, B e C.

Como funciona na prática a Curva ABC?

A Curva ABC, na prática, funciona com base na premissa de que nem todos os itens do estoque apresentam o mesmo valor agregado ao negócio. Alguns produtos custam mais para os clientes, já outros são vendidos com mais frequência.

Com esse método, é possível analisar detalhadamente, classificando todos os produtos armazenados no estoque em ordem de valor, priorizando o que é mais importante. Em outras palavras, você deve refletir sobre os produtos que são fundamentais para manter seu fluxo de caixa no verde e quais mercadorias custam muito, porém demoram para girar o estoque.

Após isso, você poderá gerenciar melhor seu estoque com uma base muito forte: métricas de vendas.

Ao aplicar a Curva ABC, a sua empresa vai entender a demanda do cliente para definir se um produto tem uma saída interessante ou não. Com isso, serão reduzidas as chances de estoque parado e demais prejuízos para a empresa.

Entenda: Saiba como corrigir e evitar a ruptura de estoque.

Com essa análise ABC, é possível identificar quais produtos não saem do estoque (ou que têm giro lento) ou aqueles com margem de lucro menor do que a projeção. Portanto, estamos falando de um método que traz uma visão ampliada do seu cenário de vendas: do melhor ao pior. Com esses dados em mãos, o próximo passo é reestruturar o seu planejamento de vendas e gestão de estoque com novas percepções.

Porém, para que isso se torne possível, a Curva ABC depende de uma classificação de estoque que o divide em três categorias (A, B e C), em ordem decrescente. Na prática, funciona da seguinte maneira:

  • Curva A: produtos de maior relevância e valor agregado

No método ABC, a categoria A traz os itens com maior valor do ponto de vista do consumo (levando em consideração o período de um ano). Nessa categoria, inclui-se os itens que correspondem a 20% daquilo que tem em estoque, mas equivalem a cerca de 80% do seu faturamento. 

  • Curva B: produtos de importância média

Na categoria B, encontramos os itens de valor médio, isto é, aqueles que correspondem a cerca de 30% do seu estoque e, após serem vendidos, equivalem a 15% do faturamento.

  • Curva C: produtos menos importantes

Por fim, temos a coluna de menor valor, em que os produtos correspondem a 50% dos itens que estão no estoque, porém, representam somente 5% de todo o faturamento em vendas.

Ou seja, com o método ABC a gestão de estoque mais assertiva se torna uma realidade no seu negócio, mantendo o foco nos produtos de Categoria A, que são aqueles itens prioritários e que não podem faltar na empresa.

A importância da Curva ABC para as empresas

Como você conseguiu visualizar, a Curva ABC se trata de um método essencial que auxilia nas tomadas de decisão uma vez que traz uma visão ampla sobre o negócio, tanto em relação a produtos como com clientes.

Na gestão de estoque, por exemplo, esse método permite categorizar diversas informações sobre os seus produtos, evitando a sua falta no armazém e para avaliar quais mercadorias são mais valiosas (e por conta disso merecem uma atenção especial).

Portanto, conclui-se que a Curva ABC permite que os gestores tenham um cuidado redobrado no controle de produtos. E neste momento é importante destacar que o volume excessivo no estoque também se torna um problema – mas que pode ser evitado, pois ter um estoque cheio de produtos menos vendidos também é um custo). 

Além de todos os benefícios e funcionalidades desse método, com ele você pode realizar balanços periódicos ou um inventário, de modo a complementar aqueles mais complexos que são feitos no período trimestral ou semestral, como ocorre em muitas empresas.

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A Curva ABC é um método que não pode faltar na gestão da sua empresa. Afinal, essa estratégia pode te ajudar a tomar decisões mais assertivas para o desempenho do negócio. 

Desse modo, se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós podemos oferecer uma solução de gestão completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.

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