Fulfillment center: essa estratégia vale a pena?

Categoria:
Saiba como investir em um fulfillment center é a estratégia certa para otimizar suas operações logísticas. Leia este artigo agora!
Fulfillment center: essa estratégia vale a pena?

Saiba como investir em um fulfillment center é a estratégia certa para otimizar suas operações logísticas. Leia este artigo agora!

O e-commerce brasileiro experimentou uma notável evolução, mas os desafios persistentes no setor incluem a busca constante por estratégias logísticas ideais. Entre as opções em ascensão, destaca-se o fulfillment center

Mas a pergunta persiste: essa estratégia realmente vale a pena? O e-commerce brasileiro experimentou uma notável evolução, se você atua no setor e deseja avaliar se o fulfillment é a estratégia logística ideal para o seu negócio, este conteúdo foi escrito para você.

Neste artigo, vamos apresentar o que está por trás do fulfillment como processo logístico para o seu negócio. Queremos ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre o futuro da sua cadeia de suprimentos, acompanhe!

O que é fulfillment center e como se aplica ao e-commerce?

A expressão "fulfillment" ou "order fulfillment", em inglês, refere-se ao cumprimento e atendimento de uma demanda. No contexto do e-commerce, é uma estratégia logística que visa otimizar a entrega para satisfazer da melhor maneira possível os pedidos dos clientes.

Na prática, quando um vendedor adota o fulfillment, parte ou todo o estoque é transferido para um Centro de Distribuição (CD) terceirizado. Esse estoque, distribuído em diferentes pontos de origem de entrega, possibilita a otimização do envio, resultando em uma entrega mais rápida e econômica.

Fulfillment center ganha força em marketplaces

Em alguns marketplaces, a facilidade do fulfillment center para os lojistas vai além do simples ato de fornecer produtos e vender. Esses canais oferecem uma estrutura em que toda a operação logística, desde o envio até a emissão de notas fiscais, fica a cargo do próprio marketplace.

Ao incorporar fulfillment center, os marketplaces otimizam o processamento e a entrega de pedidos, e assim, resultam em uma operação mais eficiente. Através da redução de tempos de espera e aprimoramento da logística contribuem para uma experiência de compra satisfatória.

A proximidade física de um centro de distribuição do marketplace pode ser um fator crucial para o sucesso de vendas, triplicando os resultados para os lojistas. Esse modelo é sinalizado aos usuários através da marcação de "fulfillment" nos anúncios, que destacam a facilidade de entrega.

O crescimento notável do fulfillment reflete-se nas iniciativas de diferentes empresas desse tipo. Marketplaces que adotam esses serviços se destacam da concorrência, pois oferecem uma proposta de valor diferenciada e, como você sabe, a diferenciação atrai mais vendedores.

Vale a pena confiar no fulfillment para melhorar as vendas?

Em qualquer negócio, a tomada de decisões deve ser fundamentada em dados. Para determinar se vale a pena adotar o fulfillment, é crucial entender o funcionamento desse método e avaliar se ele atende à demanda de pedidos.

O fulfillment center busca melhorar a entrega do produto ao cliente, mas é essencial que o serviço ofereça um bom custo-benefício para o vendedor. Este é um dos principais pontos a considerar ao avaliar a adoção dessa estratégia logística.

Para obter a resposta a esta pergunta, você deve identificar o melhor momento para expandir o seu negócio. O fulfillment representa exatamente uma expansão do fluxo logístico, ou seja, é ideal para negócios que buscam escalar as vendas de forma sustentável e segura. 

Para que o investimento valha a pena, o negócio geralmente precisa estar em um ciclo de crescimento. Considere também contar com uma infraestrutura operacional adequada ao processo de fulfillment. 

Operações automatizadas e estáveis, com suporte a serviços de fulfillment center, como a Platinum Log, são fundamentais para o sucesso dessa estratégia.

As estratégias, no entanto, variam de acordo com o modelo de negócio e o segmento. Diferentes abordagens, como "build to order", criação de pacotes, distribuição de pedidos e modularidade, podem ser adotadas com base nas necessidades específicas da empresa.

Empresas que preferem contar com serviços de fulfillment de terceiros podem recorrer a Platinum Log. Somos um exemplo de plataforma que proporciona terceirização logística para os lojistas parceiros, e personalizamos de acordo com as suas necessidades! 

Fulfillment center ideal para o seu negócio é com a Platinum Log 

Uma das maneiras eficientes de implementar o fulfillment em seu negócio é através de um sistema que une o gerenciamento da empresa com a logística de entrega e pós-venda. 

A Platinum Log oferece funcionalidades como controle de estoque, emissão de notas fiscais, impressão de etiquetas e integrações logísticas, tornando-o uma opção completa para otimizar as operações fulfillment center.

A decisão de adotar essa estratégia deve ser cuidadosamente ponderada, considerando o estágio do negócio, a infraestrutura disponível e os benefícios que podem ser alcançados a partir deste modelo de negócio. 

Para te ajudar nessa decisão, destacamos os benefícios do fulfillment center da Platinum Log, veja como essa estratégia personalizada pode transformar o seu negócio.

Afinal, quais são os aspectos que tornam o fulfillment B2C da Platinum Log uma escolha diferenciada?

  1. Controle total da operação logística

Ao optar pelos serviços da Platinum Log, você terá o controle total de cada etapa da sua operação logística. A tecnologia online disponibilizada pela plataforma oferece atualizações em tempo real. Assim, você acompanha a localização e o status dos seus pedidos, com total visibilidade e controle sobre as suas cargas.

A gestão completa da operação logística, desde o recebimento até a entrega, é um diferencial que impacta diretamente na experiência do cliente, seja no seu e-commerce ou em marketplaces.

  1. Estratégia fiscal integrada

A Platinum Log não se limita apenas à gestão operacional, portanto, compreender como estruturar a armazenagem de forma estratégica, considerando benefícios fiscais por região e produto, é crucial para melhorar os custos. 

A análise fiscal personalizada, aliada à identificação de benefícios fiscais segmentados e personalizados para o seu negócio, representa um diferencial estratégico no fulfillment B2C.

  1. Impacto positivo na Customer Experience

Um processo logístico bem estruturado é fundamental para a satisfação do cliente. A Platinum Log reconhece essa importância e integra tecnologia, automação e estratégia fiscal para proporcionar uma experiência diferente de tudo que está disponível. 

A Platinum Log é uma parceira logística dedicada à transformação da cadeia de suprimentos. Com soluções de armazenagem flexíveis, seguras e transporte lotação B2B, a logística do seu negócio é um fator competitivo, digno de diferenciação no mercado.

Ao buscar a Platinum Log, empresas têm a oportunidade de vivenciar uma operação logística completa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente final, seja ele um consumidor B2B ou B2C. 

Entre em contato agora mesmo; o futuro de sua operação logística com as inovações da Platinum Log está em suas mãos! 

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert