Quais são os benefícios de um estoque terceirizado?

Categoria:
Conheça os benefícios do estoque terceirizado para a sua empresa! Saiba como essa estratégia impacta o seu negócio. Leia este artigo!
Quais são os benefícios de um estoque terceirizado?

Conheça os benefícios do estoque terceirizado para a sua empresa! Saiba como essa estratégia impacta o seu negócio. Leia este artigo!

O gerenciamento do estoque é crucial para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, muitas organizações enfrentam desafios na manutenção e operação de seus próprios armazéns. 

Diante desse cenário, a opção pelo estoque terceirizado é uma grande alegria de gestores logísticos. Aliás, essa pode ser uma estratégia eficaz para otimizar processos, reduzir custos e aprimorar a eficiência logística

Neste artigo, conheça os benefícios dessa alternativa de gestão. Entenda como ela pode transformar positivamente os negócios modernos.

7 vantagens do estoque terceirizado

A gestão de estoque, portanto relacionado à armazenagem, é o segundo maior custo logístico dentro de uma empresa. Esse dado demonstra o porquê muitas empresas têm optado pelo estoque terceirizado.

Para ajudar você a encontrar as vantagens deste método, confira a lista a seguir: 

  1. Redução de custos significativa

Ter um armazém próprio envolve custos substanciais, desde infraestrutura até salários e softwares de gestão. Ao terceirizar, empresas podem eliminar gastos com aquisição de espaço, equipamentos e recursos humanos, promovendo uma redução expressiva nos custos logísticos.

  1. Tecnologia especializada e controle preciso

Empresas de estoque terceirizado investem em sistemas avançados, como Warehouse Management System (WMS), para administração correta. Esse investimento é diluído entre os clientes, proporcionando acesso a tecnologia especializada, controle rigoroso de estoques e dados precisos em tempo real.

  1. Gestão de pessoas especializadas

Profissionais especializados na logística, constantemente atualizados por meio de treinamentos e cursos, gerenciam o processo. Através dessa decisão, a equipe interna da empresa é liberada para focar em atividades fundamentais como vendas e produção.

  1. Ampla visão dos processos

A terceirização possibilita uma visão completa dos processos, isso facilita a identificação de falhas e a implementação de melhorias. Uma empresa especializada oferece planejamentos customizados, atendendo às necessidades específicas de cada cliente.

  1. Parcerias estratégicas

Ao compartilhar espaços de armazenagem, empresas terceirizadas incentivam parcerias entre clientes do mesmo ramo ou setores afins, promovendo colaboração e sinergias benéficas.

  1. Aumento no retorno do investimento

A terceirização libera gestores para o planejamento estratégico e expansão dos negócios, como resultado, há um retorno mais efetivo do investimento.

  1. Segurança e qualidade garantidas

Uma empresa especializada,de logística terceirizada, possui espaços seguros e certificados. Então, consegue garantir a qualidade operacional e segurança tanto para as mercadorias quanto para as instalações.

Por fim, o que também pode ser considerado uma vantagem é que a terceirização resulta em processos de recebimento e envio mais rápidos, com isso, a satisfação do cliente torna-se uma consequência. Com menor incidência de erros nos envios, a qualidade dos serviços prestados se destaca.

O estoque terceirizado faz com que as empresas tenham acesso a tecnologia avançada, especialização profissional e a uma operação logística em pleno funcionamento. Diante disso, muitas empresas têm recorrido a esse diferencial competitivo. 

Qual o impacto do estoque terceirizado na satisfação do cliente? 

Quando uma empresa opta por terceirizar o serviço de armazenamento, ela confia a um especialista toda a operação, desde a estocagem até a distribuição dos produtos.

Com o passar dos anos, a crescente preocupação das empresas com a verdadeira experiência do cliente tem se destacado como uma força motriz nas estratégias de negócios. 

Esse foco tornou-se ainda mais evidente no cenário pós-pandemia, que despertou a necessidade de adaptação de processos e operações. Você mesmo já identificou todas essas mudanças, não é mesmo? 

Por exemplo, a obtenção de feedback que se tornou algo valioso sobre a experiência do cliente, assim como, também é uma ferramenta para moldar estratégias de negócio.

A satisfação do cliente é mais do que um indicador de desempenho. Agora, revela o motivo de um negócio fazer ou não sucesso. Com essa demanda cada vez mais urgente, o estoque terceirizado contribui diretamente para melhorar a experiência de diversas maneiras. 

O primeiro aspecto é que, com equipes especializadas e processos otimizados, a entrega de produtos se torna mais rápida. E, todos nós sabemos, os consumidores valorizam prazos cumpridos.

A terceirização também reduz a incidência de erros nos envios, assim os clientes recebem os produtos corretos e não há frustrações. Quando algum erro na entrega acontece, a confiança na marca é abalada, já que o cliente se decepciona ao ter que entrar em contato para resolver um problema. 

Com um atendimento personalizado, uma empresa especializada consegue se adaptar às necessidades específicas de cada cliente. O que é muito propício para uma experiência positiva.

O estoque terceirizado também garante que os produtos estejam sempre disponíveis para atender à demanda, a falta de estoque jamais é um problema nesse caso. 

A consulta a parceiros especializados, como a Platinum Log, representa uma oportunidade para otimizar processos logísticos e inserir a sua empresa no crescimento do mercado.

Conte com a Platinum Log para um estoque terceirizado 

A Platinum Log se destaca como uma referência no mercado logístico, diante de soluções flexíveis e seguras para a cadeia de suprimentos, com foco especial em armazenagem. 

Com mais de 10 centros de distribuição estrategicamente localizados nas regiões sul e sudeste do Brasil, a Platinum Log proporciona estruturas diversificadas e sistemas de gestão avançados para atender às necessidades específicas de seus clientes.

A empresa oferece serviços especializados em porta pallet, bins ou blocados, que garante uma variedade de opções para a otimização da cadeia de suprimentos. 

Com estruturas versáteis e eficientes, utiliza racks que permitem o ganho de espaço vertical. Além disso, oferece soluções de armazenagem em bins para itens pequenos para facilitar os processos de picking e separação.

Acreditamos que a logística pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio, e estamos aqui para transformar sua experiência com o nosso setor.

Entre em contato agora mesmo. Comprove e recomende você mesmo o estoque terceirizado

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert