Qual a relação entre compliance e logística?

Categoria:
Você sabe qual a relação entre compliance e logística? Então este artigo veio na hora certa! Leia mais para compreender os benefícios dessa conexão!
Qual a relação entre compliance e logística?

Você sabe qual a relação entre compliance e logística? Então este artigo veio na hora certa! Leia mais para compreender os benefícios dessa conexão!

O termo "compliance" significa seguir as regras, leis e orientações estabelecidas. Esses programas são feitos para garantir que uma empresa funcione conforme os padrões do seu setor, mantendo ética, segurança e transparência.

Quando aplicado à logística, o compliance concentra-se nos processos de distribuição de mercadorias, garantindo que todas as operações sigam as regulamentações internas e externas. 

Compliance: entenda o que é e qual sua relação com logística

O termo "compliance" tem sua origem no verbo inglês "to comply", que significa "agir de acordo com um conjunto de regras, cumprir os requisitos". O conceito possui duas dimensões: a primeira está relacionada às regras externas, como leis, e a segunda diz respeito às normas internas, criadas pela própria empresa.

Ao cumprir as exigências dessas duas dimensões, a empresa opera em conformidade com todas as determinações, obtendo resultados mais satisfatórios, otimizando custos e mantendo operações eficientes. No contexto logístico, o compliance refere-se às normas associadas à distribuição e transporte de mercadorias.

A operação logística, com sua complexidade burocrática, demanda conformidade com diversas regulamentações para evitar problemas e sanções legais. Empresas que negligenciam a aderência a essas normas podem enfrentar atrasos nas entregas, prejuízos financeiros e perda de clientes, diante dessas condições, se destaca a importância de compreender e adotar práticas de compliance na logística.

Leia também: Platinum Log: inovando na logística reversa com responsabilidade

Quais são os objetivos do compliance na logística? 

Os programas de compliance em logística, assim como em outros setores, têm cinco objetivos principais: identificar, prevenir, monitorar, resolver e orientar.

  • Identificar: analisar as operações logísticas para identificar possíveis problemas e garantir a conformidade com as normas;
  • Prevenir: desenvolver soluções para evitar o desenvolvimento de problemas identificados, como vazamento de dados ou extravio de mercadorias;
  • Monitorar: acompanhar as soluções implementadas para garantir que produzam os resultados esperados;
  • Resolver: estar preparado para solucionar problemas que possam surgir, mesmo com todos os cuidados tomados.
  • Orientar: fornecer orientações aos colaboradores para garantir que todos sigam as normas em suas funções.

Continue a leitura, a seguir destacamos quais são os principais benefícios do compliance em logística, pois então você entenderá a relação entre esses conceitos com facilidade. 

4 Benefícios do compliance nos processos de logística

Compliance oferece uma série de benefícios para as empresas, especialmente quando aplicados à logística. Alguns desses benefícios incluem:

  1. Prevenção de problemas

Previne contratempos ao identificar possíveis falhas nos processos logísticos, evitando problemas operacionais. Além disso, assegura a proteção contra vazamento de dados sensíveis, fortalecendo a segurança e a integridade das operações logísticas.

  1. Fortalecimento da credibilidade

Prevenir problemas não só fortalece a credibilidade junto aos clientes, mas também constrói uma imagem ética e sustentável. Empresas que incorporam esses valores não apenas ganham autoridade no mercado, como estabelecem um diferencial competitivo expressivo.

  1. Aumento da eficiência

Processos alinhados às diretrizes do compliance elevam a eficiência das operações logísticas e previnem comportamentos inadequados. Essas medidas preventivas garantem a qualidade, reduzindo custos extras e promovendo um funcionamento mais eficaz.

  1. Conscientização dos funcionários

A conscientização dos colaboradores é crucial para o sucesso do compliance. Códigos de conduta internos fortalecem valores e cultura organizacional, aumentando a satisfação e produtividade da equipe.

O compliance é uma prática na logística que visa tornar os processos mais seguros, gerar valor e fortalecer a credibilidade das empresas. Ao integrar princípios éticos, segurança e transparência, as operações podem melhorar a satisfação do cliente através dessa estratégia.

Como a terceirização pode ser o elo entre compliance e crescimento empresarial

A terceirização pode cumprir um papel importante na conexão entre a conformidade logística (compliance) e o crescimento empresarial. Ela é apresentada como um elo que conecta a conformidade com o crescimento. 

Com a terceirização logística, as empresas ficam livres das operações logísticas, pois essa responsabilidade é repassada a parceiros especializados, como a Platinum Log, assim as organizações podem concentrar-se em suas competências principais, enquanto desfrutam de uma cadeia de suprimentos eficiente e flexível. 

Ao adotar essas práticas, uma empresa pode garantir que suas operações logísticas estejam alinhadas com as normas e regulamentos (compliance), enquanto, ao mesmo tempo, impulsiona seu crescimento de maneira eficiente. 

Parceiros especializados, como a Platinum Log, oferecem soluções inovadoras, desde estratégias de armazenagem até sistemas de gerenciamento de transporte. Assim, você investe na implementação de tecnologias para aprimorar a visibilidade, rastreamento e controle em toda a cadeia logística.

Leia mais: Como incluir soluções simples na gestão de transporte

Conte com o suporte da Platinum Log ao compliance 

Conte com o suporte da Platinum Log para garantir o compliance na trajetória de terceirização logística. A nossa reputação é construída diariamente com base em valores fundamentais, como ética, honestidade, comprometimento, segurança e responsabilidade. 

Você pode confiar em nossa expertise para trabalhar com todas as etapas logísticas do seu negócio! Com uma trajetória de mais de 10 anos, a Platinum Log oferece soluções que vão além da simples execução da operação. 

Através de plataformas avançadas, como OMS, WMS e TMS, a Platinum Log assegura um tratamento eficiente de todos os fluxos e processos internos: consolidamos sua posição como uma estratégica de negócio rumo ao sucesso.

A terceirização logística pode ser a sua próxima estratégia de negócio; considere este meio para alcançar a satisfação do cliente.

Entre em contato e aproveite todas as oportunidades para o crescimento da sua empresa!

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert